Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, junho 18, 2015

Escutas revelam esquema de fraude na Câmara de Parauapebas, no PA

Dinheiro era dividido entre empresário, presidente da Câmara e vereadores.
Para o MP, o vereador Odilon Rocha também teria participado do esquema.

 

Do G1 PA
Escutas telefônicas autorizadas pela Justiça revelam o funcionamento de um esquema de fraudes para desvio de dinheiro público que envolvia empresários e a Câmara Municipal de Parauapebas, no sudeste do Pará. 

O caso vem sendo apontado como o mensalão do Pará.

As investigações do Ministério do Público do Pará duraram oito meses e o promotor de Justiça Hélio Rubens explica que o dinheiro obtido de forma fraudulenta era dividido entre o empresário Edmar Cavalcanti, apontado como operador do esquema, o presidente da Câmara, José Neto Feitosa, e vereadores. 

Porém, o presidente da Câmara disse que nunca participou e nem tomou conhecimento de qualquer irregularidade e que todas as compras realizadas para atender à Câmara teriam sido feitas por licitação e dentro da lei. 

Já o advogado informou que não irá se manifestar. 

O prefeito de Parauapebas afirmou que está colaborando com as investigações.
 Vereador Odilon Rocha de Sanção (SDD)  (Foto: Reprodução/Rede Liberal) 
Vereador Odilon Rocha estaria entre os políticos envolvidos na fraude. (Foto: Reprodução/Rede Liberal)


"Esses recursos iam para o Edmar, dali o Edmar repassava para o presidente, e o presidente era o responsável por repassar esse dinheiro para os vereadores. 

Havia uma espécie, pelo menos nesses dois contratos, contrato de alimentos e de fornecimento de veículos, havia uma espécie de mensalão", detalha.

Para o Ministério Público, Odilon Rocha está entre os vereadores que participaram do esquema de fraude. Ele reclamou do salário de R$ 10 mil e disse, no plenário, que o valor mal dava para se sustentar sem ser corrupto

O vereador e o empresário foram presos no mês passado durante uma operação que envolveu o MP e a Polícia Federal. 

O advogado de Odilon Rocha não quis comentar o caso.

"Em Parauapebas, há um grupo de empresários que financia campanhas de políticos, de vereadores e do próprio prefeito e que após a eleição, todos os contratos são direcionados para esse grupo", afirma Nélson Medrado, procurador do Ministério Público do Estado.

"Trinta mil reais de requeijão"
Segundo o Ministério Público, em um dos trechos da gravação telefônica, o empresário Edmar Cavalcanti, que é dono de um supermercado no município, negocia com um dos envolvidos no esquema o fornecimento de notas fiscais frias para a Câmara Municipal de Parauapebas. 


Segue o diálogo:

Homem: "Eu falei com o Tiago aqui, o Tiago me disse que é porque dentro dos itens que tem, diz que tem um valor, que dá pra ter margem pra mexer com isso. 

São produtos mais caros, os outros é mixaria. 

Eu preciso que você me traga (as notas)".

Edmar: "Depois eu vou aí conversar com você pessoalmente".

Homem: "Não, eu quero aquelas notas das coisas que a gente recebeu, entendeu?".

Edmar: "Eu vou levar pra você".

De acordo com as investigações, o supermercado do empresário venceu uma licitação em 2013 e enviava para a Câmara material de limpeza, copos descartáveis e papel higiênico. 

Mas o que constava nas notas fiscais superfaturadas eram toneladas de alimentos, como queijo, presunto, frutas, biscoito e café.

"A Câmara empenhou uma tonelada e meia de frutas. 

Ela comprou mais sete mil caixas de suco. 

Não obstante isso, foram mais de oito toneladas de café e capuccino", explica o promotor Hélio Rubens.

Em outro trecho da conversa, o envolvido reclama com Edmar sobre uma das notas.


Homem: "Eu olhando a nota que tu mandou aqui, véio

Vou dar uma mexida nesse
trem aqui... 


Tu botou 9.494 de requeijão, véio

Trinta mil reais só de requeijão."

Outro contrato entre a Câmara e uma locadora de veículos, representada por Edmar Cavalcanti também levanta suspeita. 

O contrato prevê o aluguel de 240 carros durante dois anos. 

A Câmara, que tem apenas 15 vereadores, teria pago mais de R$ 1 milhão e trezentos mil para a locadora.

2 comentários:

Blog do Valter disse...

Eu estou fora de Parauapebas por alguns dias, mas não me desligo dos acontecimentos diários desta cidade que ajudei a construir como um dos seus pioneiros desde da década de 80, quando pra lá me mudei do então Território Federal de Roraima, Boa Vista, quando esse pujante município não passava de uma simples corruptela de Marabá, no estado do Pará.

Tive o privilégio de ser o primeiro correspondente de Parauapebas, dos quatro maiores jornais da capital paraense como o único jornalista existente neste município que viajava quase toda semana para Belém, levando comigo as notícias da região parauapebense para serem publicadas nos jornais O Liberal, A Folha do Norte, o Diário do Pará e a Província do Pará, principalmente as denúncias de corrupção que foi implantada pelo seu primeiro prefeito Faisal Salmen, e os vereadores do primeiro pleito do Legislativo Municipal, após a emancipação política e administrativa, excetuando somente o ex-vereador JOÃO PRUDÊNCIO DE BRITO que por não aceitar a participar da corrupção generalizada que imperava no governo do alcaide de soqueira Faisal Salmen e a maioria dos vereadores que obedeciam cegamente as suas ordens, foi assassinado na noite de 19 de setembro de 1991, no quintal de sua casa, por ordem da quadrilha de saqueadores dos cofres públicos do mais novo município paraense que acabara de ser desvinculado do município de Marabá, tendo como "chefe" da mesma o seu primeiro prefeito eleito pelo povo que lhe dera o voto de confiança sem jamais imaginar que sua intenção, era saquear os cofres públicos municipal com a anuência e cumplicidade dos vereadores que se tornaram seus grandes aliados na malversação do erário municipal.

O que me admira muito é a atitude desses blogueiros de Parauapebas, metidos a jornalistas, que estão a serviço do partido político mais corrupto do Brasil, que se transformou no símbolo do maior instrumento da CORRUPÇÃO BRASILEIRA, tendo como seu comandante em chefe, o ex-presidente, torneiro mecânico LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, que é o PARTIDO DOS TRABALHADORES, vulgo PT, vive tirando proveito de ações das autoridades policiais e Ministério Público que no cumprimento de seus deveres fizeram incursões neste município para apurar denúncias de corrupção nos Poderes Legislativo e no Executivo Municipal, publicando diariamente em seus blogs e até mesmo outros veículos de comunicação, tudo o que a grande mídia já publicou e todo mundo já sabe através dos noticiários de rádio, televisão e jornais diversos, como se agindo desta forma, intimidam os representantes da Lei para agirem de conformidade com a vontade deles, sem a devida apuração conforme a Lei determina.

Dois desses blogueiros são XIITAS do PT, o de Brasília, que ficou revoltado por não ter o seu queridinho irmão nomeado como secretário municipal de educação do governo Valmir Queiroz Mariano, e o outro aprendiz de blogueiro, residente em Parauapebas, que foi chamado de ladrão pelo ex-vereador Wanterlor Bandeira, mamou nas "Tetas" do governo Petista, comandado pelo corrupto alcaide DARCI JOSÉ LERMEN, que após o término do seu mandado fugiu para a Bahia para desfrutar do dinheiro roubado do município de Parauapebas, por oito anos como "dublê" de secretário e com certeza, o seu "Patrão" voltando a ser prefeito novamente, ele deseja assumir o mesmo posto de "dublê" de secretário.

Blog do Valter disse...

Esses dois blogueiros Petista já estão sendo bem pagos para fazer a campanha do seu "companheiro" vacilão e corrupto DARCI JOSÉ LERMEN, para o mesmo voltar ao comando da Prefeitura Municipal de Parauapebas, como um dos prefeitos mais incompetente que Parauapebas já teve, que nem como professor, deixou saudades aos seus ex-alunos.

Quero concluir este meu comentário, afirmando que se o Ministério Público do Pará e a Justiça deste estado, se concentrarem apenas nas denúncias de corrupção somente desta gestão municipal e na dos representantes do Legislativo Municipal, estarão cometendo uma grande injustiça contra o representante do Executivo Municipal e contra o Legislativo Municipal.

Para que haja uma justiça completa, sugiro que essas investigações se estendam desde o início do primeiro mandato respectivamente do executivo, com o alcaide de soqueira Faisal Salmen, e os primeiros vereadores da primeira legislatura, que eu tenho certeza absoluta que todos prefeitos que antecederam o prefeito Valmir Queiroz Mariano, e a maioria quase que absoluta de vereadores, terão uma vaga garantida no Presídio de Americano em Santa Izabel do Pará, como punição pelos desvios de verbas que praticaram contra os cofres do município de Parauapebas durante seus mandatos.

A Justiça e as autoridades deste nosso país tem como descobrir o envolvimento desses ex-prefeitos e vereadores que exerceram mandatos no município mais rico em potencial do Brasil durante os 25 anos de emancipação política e administrativa de Parauapebas.

Não descobriram os responsáveis pelas vítimas do tempo do Regime Militar ?

Não descobriram os responsáveis pelas vítimas da Guerrilha do Araguaia ?

Com certeza podem descobrir os ladrões dos cofres público municipal que exerceram mandatos no município de Parauapebas desde 1º de Janeiro de 1989.

E por plena convicção do que estou afirmando aqui neste meu comentário, faço um desafio a justiça brasileira, se caso minha sugestão for aceita, e não se confirmar nada do que estou dizendo aqui sobre o envolvimento dos ex-prefeitos e a maioria dos vereadores que exerceram mandatos neste município de Parauapebas de 1989 a 2012, me coloco a disposição da justiça brasileira me trancafiar em qualquer presídio deste país como punição pelos "crimes" de injúria, calúnia e difamação, até a minha partida deste mundo.


Valter Desiderio Barreto.

18 de junho de 2015, Barretos, São Paulo.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...