Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, junho 01, 2015

Pequim proíbe o cigarro em locais públicos fechados

Locais onde lei for descumprida podem ser multados em 1,5 mil euros.
O cigarro também está proibido em alguns espaços ao ar livre.

 

Da France Presse
Homem é visto fumando em Pequim nesta segunda-feira (1º). Lei que proíbe o fumo em lugares públicos fechados entrou em vigor na cidade  (Foto: Fred Dufour/AFP)Homem é visto fumando em Pequim nesta segunda-feira (1º). Lei que proíbe o fumo em lugares públicos fechados entrou em vigor na cidade (Foto: Fred Dufour/AFP)


Uma lei ambiciosa que entra em vigor nesta segunda-feira (1º) proíbe o fumo nos locais públicos fechados em Pequim, mas a aplicação da medida provoca dúvidas, em consequência de anúncios precedentes que não foram cumpridos.

Os locais que recebem público, como lojas ou restaurantes, podem ser multados em 10 mil  yuanes (1,5 mil euros) caso não cumpram a medida. 

Os fumantes flagrados em delito podem ser multados em 200 yuanes (30 euros).

O cigarro também está proibido em alguns espaços ao ar livre, como escolas, centros esportivos ou hospitais. 

A publicidade das grandes marcas terá vários limites.

Em um país acostumado com fumantes dentro de elevadores ou de táxis, a capital chinesa pretende demonstrar uma firmeza inédita, com inspiração nos países desenvolvidos.

A medida pretende ainda tirar a China de uma situação de atraso, pois o país, maior produtor e consumidor de tabaco, está na lanterna no combate mundial ao cigarro.

Mais de um terço dos cigarros produzidos no mundo são fumados na China, onde o produto continua sendo muito barato. 

O país tem mais de 300 milhões de fumantes e um em cada dois chineses pode ser considerado tabaco-dependente.

O tabagismo provoca uma morte a cada 30 segundos.

A empresa estatal China Nacional Tobacco Corporation (CENT) é a líder mundial, com uma produção três vezes maior que a da Philip Morris, sua principal rival.

O cardiologista Daniel Magnoni falou ao programa Bem Estar sobre os malefícios causados pelo cigarro e a diminuição de seu consumo no Brasil e no mundo
 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...