Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, julho 16, 2015

Concurso Nacional de Redação para Educadores "Prêmio Educadora Estela Nomey Borges" tem educadora venezuelana em 3º lugar

O concurso Nacional de Redação para Educadores "Prêmio Educadora Estela Noemy Borges", promovido pelo Blog www.blogdovalterdesiderio.blogspot.com na sua segunda versão, já tem os nomes dos três vencedores confirmados.

A surpresa deste concurso ficou por conta de uma educadora venezuelana ter conquistado o 3º lugar.

Vejam a seguir os nomes dos vencedores. 


Boa noite Camila Azevedo !
Estou te encaminhando a relação das redações referente ao Concurso Nacional de Redação para Educadores "Prêmio Educadora Estela Noemy Borges".
Todas elas estão enumeradas de 01 a 80.

Todas estão sem nomes de seus autores e sem endereços, para que a imparcialidade na seleção das mesmas, sejam garantidas.

Os concorrentes vencedores serão identificados através dos números que constam nas redações originais que estão aqui comigo.
Assim, quando você me enviar a relação de volta com os classificados, identificaremos os vencedores com seus respectivos nomes e seus endereços.
Se até o dia 14, amanhã, até as 20, houver mais algumas inscrições, lhe encaminharei.

Se não recebermos mais nenhuma inscrição, os resultados dos classificados desta lista que estou te enviando, serão confirmados no dia 15 as 08 horas da manhã.
Abraços.
Valter Desiderio Barreto.

Boa noite Sr. Valter !


Conforme o combinado, estou lhe enviando as três, das 80 redações inscritas no Concurso Nacional de Redação para Educadores, “Prêmio Educadora Estela Noemy Borges”, até esta data de 14 de julho de 2015, que no meu entender, e no entender dos meus colegas,  que juntos comigo, selecionamos as melhores redações deste concurso, caso não apareça mais nenhuma inscrição até amanhã, data de encerramento das inscrições, são as vencedoras, seguindo a ordem de classificação conforme segue abaixo:


Primeiro lugar ficou com a redação de número 61.


Segundo lugar ficou com a redação de número 77.


E em terceiro lugar, ficou com a redação de número 70.


Procuramos seguir todos os critérios de seleção do Regulamento do concurso, para conseguirmos este resultado final.


Os critérios utilizados por nós para escolha das melhores redações foram, a clareza do texto, a universalização do tema, e a objetividade na abordagem do tema proposto, e a capacidade de sintetizar o tema em poucas linhas.


Agradecemos pela confiança depositada a nossa comissão julgadora das redações deste concurso, e nos colocamos a Vossa disposição para os próximos.


Nosso muito obrigado!

Atenciosamente,

Camila Azevedo e equipe.

Roberto Silva Junior

Marlucia Aquino Araújo

Fernando dos Reis Nascimento.

Belém, Pará, 14 de julho de 2015.




REDAÇÃO NÚMERO 70.

ESPANHOL (Venezuela).


Agua: la savia de la vida

Estimados señores del jurado encargados de seleccionar los mejores ensayos CONCURSO NACIONAL DE EDUCADORES 20015, "PREMIO EDUCADOR ESTELA NOEMY BORGES", reciben una cálida bienvenida por parte de los profesores CRISTINA JOSEFINA MENDEZ DE Izaga, tarjetas de identidad, 8.024.387, Venezuela, con 23 años de experiencia en la enseñanza y el grado Mención en Educación Infantil, formado por ULA (Universidad de los Andes 1992) Mérida Venezuela.

Con la graduación de Planificación y Evaluación Educativa en la Universidad Valle del Momboy.

El tema a tratar es el problema del agua en el mundo, un problema que nos concierne a todos el mundo, todos sabemos que el agua potable es vital para todos los seres vivos en el planeta Tierra, sin embargo, la humanidad no tiene conocimiento sus limitaciones y preservación de todas las cuencas fluviales del mundo.

En nuestro país, Venezuela, el problema se agrava porque la población no ha dado cuenta de lo poco recurso que tenemos, ya su vez la deforestación de las cuencas hidrográficas, que están destruyendo las cabeceras de los ríos que abastecen del vital líquido.

Del mismo modo, la contaminación de los ríos por las aguas residuales, las aguas residuales no está siendo tratada antes de regresar a los cauces inferiores.

Otro problema que se plantea es la inconsciencia de las personas que utilizan el agua potable de manera irracional, sin evitar los residuos, que utilizan para las cosas necesarias y no dar mal uso, como por ejemplo: lo utilizan para el lavado de vehículos, lavado de su calles y paredes de las casas, dejando chorros abiertos, no reparar agujeros en las tuberías y grifos en nuestros hogares, en fin, un montón de problemas en el interior de nuestros hogares que exacerban el problema y hacen difícil el abastecimiento de agua de los tanques de agua .

Nuestras autoridades responsables del suministro de agua para nuestras ciudades tienen que hacer algo para resolver este problema, debido a la creciente demanda de agua para satisfacer la gran población de nuestras ciudades en crecimiento exponencial, y cada vez es vital para disminuir la oferta este precioso líquido para nuestras vidas, lo que empeorará cada día más esta situación.


La solución del problema radica en educar al público, especialmente a los niños, que son el futuro del mundo y otros países.

Ellos tienen que sembrar las semillas de la responsabilidad y la conservación del vital líquido a la preservación de nuestras vidas y nuestro planeta, no hay otra manera de que podamos evitar una posible catástrofe global por la falta de este líquido tan preciado para todos nosotros.

 Las autoridades responsables de los gobiernos de nuestros países deben promover campañas educativas para nuestros niños, donde pueden ver la gravedad del problema y la importancia del agua para la preservación de la vida.

Yo como educador, la parte más sensible de la población, que es la educación de nuestros niños del preescolar, estoy decidido a incluir en nuestros estudios del currículo, la enseñanza de nuestros estudiantes sobre la conservación y la responsabilidad por el futuro de nuestro pueblo en la preservación del agua, que la vida en este planeta pueden continuar durante mucho más tiempo.

Espero que esta reflexión puede contribuir a una parte de la solución, y consciente de la responsabilidad que tenemos como educadores, para buscar una solución a este grave problema que tenemos en la humanidad, en lo que respecta a la preservación del agua como el elemento vital de la vida, y continuidad de la vida en nuestro planeta Tierra.


CRISTINA JOSEFINA MENDEZ Izaga
C.I. 8.024.387.
E-mail: cristimen2009@hotmail.com
Teléfono celular: 005804269753935


CRISTINA JOSEFINA MENDEZ IZAGA



































TRADUZIDA PARA O PORTUGUÊS.



Água: a seiva da vida

Caros senhores do júri responsáveis para selecionar as melhores redações do CONCURSO NACIONAL PARA EDUCADORES 20.015, “PRÊMIO EDUCADORA ESTELA NOEMY BORGES”, recebam uma calorosa recepção por parte da professora CRISTINA JOSEFINA MENDEZ DE IZAGA, carteira de identidade, 8.024.387, Venezuela, com 23 anos de experiência no ensino e Mencione licenciatura em Educação Infantil, formado pela ULA (Universidade dos Andes 1992) Mérida Venezuela.

Com graduação Planejamento Educacional e Avaliação da Universidade Momboy Valley.

O tema a ser discutido é o problema mundial da água, um problema que nos preocupa em toda parte do mundo, Todos nós sabemos que a água potável, é vital para todos os seres vivos do planeta Terra, no entanto, a humanidade não está consciente de suas limitações e preservação de todas as bacias hidrográficas do mundo.

Em nosso país, a Venezuela, o problema é agravado porque a população não tem percebido o quão pouco recurso temos, e por sua vez o desmatamento das bacias hidrográficas, que estão destruindo as cabeceiras dos rios que abastecem o líquido vital.

Da mesma forma, a poluição dos rios por esgotos, água de esgoto não está sendo tratada antes de voltar a baixar os leitos dos rios.

Outro problema que se coloca, é a inconsciência de pessoas que utilizam água potável de forma irracional, sem evitar o desperdício, usando para isso as coisas necessárias e não dando uso indevido, como por exemplo: usá-la para lavagem de veículos, lavando as ruas e paredes de casas, deixando jatos abertos, não reparar buracos em canos e torneiras em nossas casas, em suma, uma série de problemas dentro de nossas casas que agravam o problema e que fazem dificultar o abastecimento de água para cima das caixas de água.

Nossas autoridades responsáveis pelo abastecimento de água para as nossas cidades têm que fazer algo para resolver esse problema, devido à crescente demanda por água, para atender a grande população de nossas cidades que cresce exponencialmente, e cada vez mais fica vital, a diminuição da oferta deste líquido precioso para as nossas vidas, que vai agravando cada dia mais essa situação.

A solução do problema está na educação da população, especialmente as crianças, que são o futuro do mundo, e dos demais  países.

Eles têm que semear as sementes da responsabilidade e da preservação do líquido vital para a preservação de nossas vidas e do nosso planeta, não há nenhuma outra maneira que se possa evitar uma possível catástrofe mundial pela falta deste líquido tão precioso para todos nós.

 As autoridades responsáveis pelos governos de nossos países devem promover campanhas educativas para os nossos filhos, onde eles possam ver a gravidade do problema e da importância da água para a preservação da vida.

Eu como educadora, da parte mais sensível da nossa população, que é a educação de nossas crianças a partir da pré-escola, estou determinada a incluir em nosso currículo de estudos, o ensino aos nossos alunos sobre a preservação e responsabilidade para o futuro de nossos povos na preservação da água, para que a vida neste planeta possa continuar por muito mais tempo.

Espero que esta reflexão possa contribuir para parte da solução do problema, e nos conscientize da responsabilidade que temos como educadores, a procurar a solução deste grave problema que temos na humanidade, no que se refere à preservação da água como a seiva da vida, e continuidade da vida, no nosso planeta Terra.

CRISTINA JOSEFINA MENDEZ IZAGA

C. I. 8.024.387.

Correio eletrônico: cristimen2009@hotmail.com

Telefono celular: 005804269753935





REDAÇÃO DE NÚMERO 77.
  

Água, a seiva da vida

Água!

Será que a população da nossa cidade, do estado, do país ou do mundo sabe o que de fato
representa a água em nossa vida?

Será que não sabem que cerca de 70% do nosso corpo é constituído por essa riqueza tão pouco valorizada?

Eis a questão.

Todos nós, no dia a dia, de uma forma ou de outra precisamos da água. 

Mas essa necessidade não é o suficiente para nos conscientizarmos e percebermos que devemos cuidar dessa preciosidade que temos à nossa disposição e que aos poucos está desaparecendo.

A população do estado de São Paulo recentemente, sentiu na pele o que os nordestinos sentem há
anos.

Uma falta d’água que serviu de alerta definitivamente para deixar a população paulistana, antenada para o descaso que vem ocorrendo há anos com relação a essa riqueza que está se esgotando cada vez mais.

E na Região Norte, estamos tomando as devidas atitudes para preservar esse bem?

Será que a população não está de olhos vendados para tal assunto, pelo simples fato de termos grandes bacias hidrográficas na nossa região?

A preocupação não deve ser apenas de nossa população nortista, mas também dos nossos políticos, pessoas essas que tem o acesso a dados e informações que podem fazer com que a conscientização venha a massificar essa luta que é de todos.

Assim como em outras frentes de campanha de conscientização tem suas comissões, por que não termos uma comissão que venha a trabalhar em cima de tal assunto?

Precisamos sim desse ponto de partida,
enquanto há tempo.

Tempo esse que não espera, mas que está passando cada vez mais rápido.

Tal comissão teria a responsabilidade de repassar às autoridades, à população, informações que viessem a colocar em pauta cada vez mais a ação da humanidade na luta pela seiva da vida.

Vale lembrar que essa conscientização começa pelas escolas, pontos de partida que além de orientar nossos estudantes, formarão cidadãos conscientes.

Nessa jornada, todo esforço, toda ajuda, toda palavra de apoio é bem vinda, pois assim estaremos nos precavendo de situações futuras desagradáveis para nós, nossos filhos, netos e assim por diante.
Enfim, vamos preservar enquanto há tempo, e esse tempo somos nós quem fazemos.

 
Jader Vasconcelos de Menezes


Por: Jader Vasconcelos de Menezes

Função: Professor e Engenheiro Civil

Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Eduardo Angelim e Escola Estadual de Ensino Médio Euclydes Figueiredo

Parauapebas – Pará. 



REDAÇÃO DE NÚMERO 61.



ÁGUA: A SEIVA DA VIDA

A água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.

É abundante no Universo inclusive na Terra, onde preenche 71% de sua superfície mais apenas 3% desse percentual é doce.

Sem água não há vida! 

Não importa quem somos o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos desse líquido para sobreviver.

No entanto por maior que seja a importância da água, as gerações continuam poluindo os rios e destruindo as nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.

É necessário que seja feito um trabalho coletivo entre as nações para conscientizar a população do planeta sobre a importância da preservação da natureza, incluindo a água.

É certo que é um tema bastante debatido mais de efeitos ainda muito insignificantes. 

Sabemos que há quase um bilhão de pessoas no mundo que não tem acesso à água potável e isso com certeza poderá ser a causa de possíveis guerras. 

Nós, sul-americanos somos privilegiados com abundancia de água doce, principalmente no nosso país que temos grandes bacias hidrográficas, porém o mau gerenciamento desse líquido precioso tem nos causado grandes transtornos, principalmente na capital paulista, onde está havendo o tão famoso rodízio de água, sem contar que toda a população brasileira vem sofrendo as consequências da falta de planejamento de nossos governantes e a com a falta de consciência da população para o uso adequado e racional da água, prova disso, é a conta de energia ter sofrido repetidos aumentos em sua tarifa.

Todos nós devemos fazer a nossa parte, levando em consideração todas aquelas dicas que já conhecemos para preservar e economizar esse líquido precioso para a sobrevivência do Planeta. 

Assim, poderemos em futuro não tão próximo reverter esta situação. 

Maria Nivalda Borges
























Nome: Maria Nivalda Borges
Profissão: Professora de Matemática
Localidade: Araguaína-TO
Local de Trabalho: Escola Estadual Professor João Alves Batista


Todos estão convidados a participar da cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores no dia 15 de outubro do ano em curso, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Araguaína, no Estado do Tocantins.


Valter Desierio Barreto.


Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...