O concurso Nacional de Redação para Educadores "Prêmio Educadora Estela Noemy Borges", promovido pelo Blog www.blogdovalterdesiderio.blogspot.com na sua segunda versão, já tem os nomes dos três vencedores confirmados.
A surpresa deste concurso ficou por conta de uma educadora venezuelana ter conquistado o 3º lugar.
Vejam a seguir os nomes dos vencedores.
Todas elas estão enumeradas de 01 a 80.
Todas estão sem nomes de seus autores e sem endereços, para que a imparcialidade na seleção das mesmas, sejam garantidas.
Os concorrentes vencedores serão identificados através dos números que constam nas redações originais que estão aqui comigo.
Assim,
quando você me enviar a relação de volta com os classificados,
identificaremos os vencedores com seus respectivos nomes e seus
endereços.
Se até o dia 14, amanhã, até as 20, houver mais algumas inscrições, lhe encaminharei.
Se não recebermos mais nenhuma inscrição, os resultados dos classificados desta lista que estou te enviando, serão confirmados no dia 15 as 08 horas da manhã.
Abraços.
Valter Desiderio Barreto.
A solução do problema está na educação da população, especialmente as crianças, que são o futuro do mundo, e dos demais países.
Água, a seiva da vida
E na Região Norte, estamos tomando as devidas atitudes para preservar esse bem?
Por: Jader Vasconcelos de Menezes
Sem água não há vida!
Nome: Maria Nivalda Borges
Profissão: Professora de Matemática
Localidade: Araguaína-TO
Local de Trabalho: Escola Estadual Professor João Alves Batista
Todos estão convidados a participar da cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores no dia 15 de outubro do ano em curso, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Araguaína, no Estado do Tocantins.
Valter Desierio Barreto.
A surpresa deste concurso ficou por conta de uma educadora venezuelana ter conquistado o 3º lugar.
Vejam a seguir os nomes dos vencedores.
Boa noite Camila Azevedo !
Estou
te encaminhando a relação das redações referente ao Concurso Nacional
de Redação para Educadores "Prêmio Educadora Estela Noemy Borges". Todas estão sem nomes de seus autores e sem endereços, para que a imparcialidade na seleção das mesmas, sejam garantidas.
Os concorrentes vencedores serão identificados através dos números que constam nas redações originais que estão aqui comigo.
Se não recebermos mais nenhuma inscrição, os resultados dos classificados desta lista que estou te enviando, serão confirmados no dia 15 as 08 horas da manhã.
Boa noite Sr. Valter !
Conforme o combinado,
estou lhe enviando as três, das 80 redações inscritas no Concurso Nacional de
Redação para Educadores, “Prêmio Educadora Estela Noemy Borges”, até esta data
de 14 de julho de 2015, que no meu entender, e no entender dos meus
colegas, que juntos comigo, selecionamos
as melhores redações deste concurso, caso não apareça mais nenhuma inscrição
até amanhã, data de encerramento das inscrições, são as vencedoras, seguindo a
ordem de classificação conforme segue abaixo:
Primeiro lugar ficou
com a redação de número 61.
Segundo lugar ficou com
a redação de número 77.
E em terceiro lugar,
ficou com a redação de número 70.
Procuramos seguir todos
os critérios de seleção do Regulamento do concurso, para conseguirmos este
resultado final.
Os critérios
utilizados por nós para escolha das melhores redações foram, a clareza do
texto, a universalização do tema, e a objetividade na abordagem do tema proposto,
e a capacidade de sintetizar o tema em poucas linhas.
Agradecemos pela
confiança depositada a nossa comissão julgadora das redações deste concurso, e
nos colocamos a Vossa disposição para os próximos.
Nosso muito obrigado!
Atenciosamente,
Camila Azevedo e
equipe.
Roberto Silva Junior
Marlucia Aquino Araújo
Fernando dos Reis
Nascimento.
Belém, Pará, 14 de
julho de 2015.
REDAÇÃO NÚMERO
70.
ESPANHOL (Venezuela).
Agua: la savia de
la vida
Estimados señores del jurado encargados de seleccionar los mejores ensayos CONCURSO NACIONAL DE EDUCADORES 20015, "PREMIO EDUCADOR ESTELA NOEMY BORGES", reciben una cálida bienvenida por parte de los profesores CRISTINA JOSEFINA MENDEZ DE Izaga, tarjetas de identidad, 8.024.387, Venezuela, con 23 años de experiencia en la enseñanza y el grado Mención en Educación Infantil, formado por ULA (Universidad de los Andes 1992) Mérida Venezuela.
Con la graduación de Planificación y Evaluación Educativa en la Universidad Valle del Momboy.
El tema a tratar es el problema del agua en el mundo, un problema que nos concierne a todos el mundo, todos sabemos que el agua potable es vital para todos los seres vivos en el planeta Tierra, sin embargo, la humanidad no tiene conocimiento sus limitaciones y preservación de todas las cuencas fluviales del mundo.
En nuestro país, Venezuela, el problema se agrava porque la población no ha dado cuenta de lo poco recurso que tenemos, ya su vez la deforestación de las cuencas hidrográficas, que están destruyendo las cabeceras de los ríos que abastecen del vital líquido.
Del mismo modo, la contaminación de los ríos por las aguas residuales, las aguas residuales no está siendo tratada antes de regresar a los cauces inferiores.
Otro problema que se plantea es la inconsciencia de las personas que utilizan el agua potable de manera irracional, sin evitar los residuos, que utilizan para las cosas necesarias y no dar mal uso, como por ejemplo: lo utilizan para el lavado de vehículos, lavado de su calles y paredes de las casas, dejando chorros abiertos, no reparar agujeros en las tuberías y grifos en nuestros hogares, en fin, un montón de problemas en el interior de nuestros hogares que exacerban el problema y hacen difícil el abastecimiento de agua de los tanques de agua .
Nuestras autoridades responsables del suministro de agua para nuestras ciudades tienen que hacer algo para resolver este problema, debido a la creciente demanda de agua para satisfacer la gran población de nuestras ciudades en crecimiento exponencial, y cada vez es vital para disminuir la oferta este precioso líquido para nuestras vidas, lo que empeorará cada día más esta situación.
La solución del problema radica en educar al público, especialmente a los niños, que son el futuro del mundo y otros países.
Ellos tienen que sembrar las semillas de la responsabilidad y la conservación del vital líquido a la preservación de nuestras vidas y nuestro planeta, no hay otra manera de que podamos evitar una posible catástrofe global por la falta de este líquido tan preciado para todos nosotros.
Las autoridades responsables de los gobiernos de nuestros países deben promover campañas educativas para nuestros niños, donde pueden ver la gravedad del problema y la importancia del agua para la preservación de la vida.
Yo como educador, la parte más sensible de la población, que es la educación de nuestros niños del preescolar, estoy decidido a incluir en nuestros estudios del currículo, la enseñanza de nuestros estudiantes sobre la conservación y la responsabilidad por el futuro de nuestro pueblo en la preservación del agua, que la vida en este planeta pueden continuar durante mucho más tiempo.
Espero que esta reflexión puede contribuir a una parte de la solución, y consciente de la responsabilidad que tenemos como educadores, para buscar una solución a este grave problema que tenemos en la humanidad, en lo que respecta a la preservación del agua como el elemento vital de la vida, y continuidad de la vida en nuestro planeta Tierra.
CRISTINA JOSEFINA MENDEZ Izaga
C.I. 8.024.387.
E-mail: cristimen2009@hotmail.com
Teléfono celular: 005804269753935
Estimados señores del jurado encargados de seleccionar los mejores ensayos CONCURSO NACIONAL DE EDUCADORES 20015, "PREMIO EDUCADOR ESTELA NOEMY BORGES", reciben una cálida bienvenida por parte de los profesores CRISTINA JOSEFINA MENDEZ DE Izaga, tarjetas de identidad, 8.024.387, Venezuela, con 23 años de experiencia en la enseñanza y el grado Mención en Educación Infantil, formado por ULA (Universidad de los Andes 1992) Mérida Venezuela.
Con la graduación de Planificación y Evaluación Educativa en la Universidad Valle del Momboy.
El tema a tratar es el problema del agua en el mundo, un problema que nos concierne a todos el mundo, todos sabemos que el agua potable es vital para todos los seres vivos en el planeta Tierra, sin embargo, la humanidad no tiene conocimiento sus limitaciones y preservación de todas las cuencas fluviales del mundo.
En nuestro país, Venezuela, el problema se agrava porque la población no ha dado cuenta de lo poco recurso que tenemos, ya su vez la deforestación de las cuencas hidrográficas, que están destruyendo las cabeceras de los ríos que abastecen del vital líquido.
Del mismo modo, la contaminación de los ríos por las aguas residuales, las aguas residuales no está siendo tratada antes de regresar a los cauces inferiores.
Otro problema que se plantea es la inconsciencia de las personas que utilizan el agua potable de manera irracional, sin evitar los residuos, que utilizan para las cosas necesarias y no dar mal uso, como por ejemplo: lo utilizan para el lavado de vehículos, lavado de su calles y paredes de las casas, dejando chorros abiertos, no reparar agujeros en las tuberías y grifos en nuestros hogares, en fin, un montón de problemas en el interior de nuestros hogares que exacerban el problema y hacen difícil el abastecimiento de agua de los tanques de agua .
Nuestras autoridades responsables del suministro de agua para nuestras ciudades tienen que hacer algo para resolver este problema, debido a la creciente demanda de agua para satisfacer la gran población de nuestras ciudades en crecimiento exponencial, y cada vez es vital para disminuir la oferta este precioso líquido para nuestras vidas, lo que empeorará cada día más esta situación.
La solución del problema radica en educar al público, especialmente a los niños, que son el futuro del mundo y otros países.
Ellos tienen que sembrar las semillas de la responsabilidad y la conservación del vital líquido a la preservación de nuestras vidas y nuestro planeta, no hay otra manera de que podamos evitar una posible catástrofe global por la falta de este líquido tan preciado para todos nosotros.
Las autoridades responsables de los gobiernos de nuestros países deben promover campañas educativas para nuestros niños, donde pueden ver la gravedad del problema y la importancia del agua para la preservación de la vida.
Yo como educador, la parte más sensible de la población, que es la educación de nuestros niños del preescolar, estoy decidido a incluir en nuestros estudios del currículo, la enseñanza de nuestros estudiantes sobre la conservación y la responsabilidad por el futuro de nuestro pueblo en la preservación del agua, que la vida en este planeta pueden continuar durante mucho más tiempo.
Espero que esta reflexión puede contribuir a una parte de la solución, y consciente de la responsabilidad que tenemos como educadores, para buscar una solución a este grave problema que tenemos en la humanidad, en lo que respecta a la preservación del agua como el elemento vital de la vida, y continuidad de la vida en nuestro planeta Tierra.
CRISTINA JOSEFINA MENDEZ Izaga
C.I. 8.024.387.
E-mail: cristimen2009@hotmail.com
Teléfono celular: 005804269753935
CRISTINA JOSEFINA MENDEZ IZAGA |
TRADUZIDA PARA O PORTUGUÊS.
Água: a seiva da vida
Caros senhores do júri responsáveis para selecionar as
melhores redações do CONCURSO NACIONAL PARA EDUCADORES 20.015, “PRÊMIO
EDUCADORA ESTELA NOEMY BORGES”, recebam uma calorosa recepção por parte da
professora CRISTINA JOSEFINA MENDEZ DE IZAGA, carteira de identidade,
8.024.387, Venezuela, com 23 anos de experiência no ensino e Mencione
licenciatura em Educação Infantil, formado pela ULA (Universidade dos Andes
1992) Mérida Venezuela.
Com graduação Planejamento Educacional e Avaliação da
Universidade Momboy Valley.
O tema a ser discutido é o problema mundial da água, um problema
que nos preocupa em toda parte do mundo, Todos nós sabemos que a água potável, é
vital para todos os seres vivos do planeta Terra, no entanto, a humanidade não
está consciente de suas limitações e preservação de todas as bacias
hidrográficas do mundo.
Em nosso país, a Venezuela, o problema é agravado porque
a população não tem percebido o quão pouco recurso temos, e por sua vez o
desmatamento das bacias hidrográficas, que estão destruindo as cabeceiras dos
rios que abastecem o líquido vital.
Da mesma forma, a poluição dos rios por esgotos, água de
esgoto não está sendo tratada antes de voltar a baixar os leitos dos rios.
Outro problema que se coloca, é a inconsciência de
pessoas que utilizam água potável de forma irracional, sem evitar o desperdício,
usando para isso as coisas necessárias e não dando uso indevido, como por
exemplo: usá-la para lavagem de veículos, lavando as ruas e paredes de casas,
deixando jatos abertos, não reparar buracos em canos e torneiras em nossas
casas, em suma, uma série de problemas dentro de nossas casas que agravam o
problema e que fazem dificultar o abastecimento de água para cima das caixas de
água.
Nossas autoridades responsáveis pelo abastecimento de água
para as nossas cidades têm que fazer algo para resolver esse problema, devido à
crescente demanda por água, para atender a grande população de nossas cidades
que cresce exponencialmente, e cada vez mais fica vital, a diminuição da oferta
deste líquido precioso para as nossas vidas, que vai agravando cada dia mais
essa situação.
A solução do problema está na educação da população, especialmente as crianças, que são o futuro do mundo, e dos demais países.
Eles têm que semear as sementes da responsabilidade e da
preservação do líquido vital para a preservação de nossas vidas e do nosso
planeta, não há nenhuma outra maneira que se possa evitar uma possível
catástrofe mundial pela falta deste líquido tão precioso para todos nós.
As autoridades
responsáveis pelos governos de nossos países devem promover campanhas
educativas para os nossos filhos, onde eles possam ver a gravidade do problema
e da importância da água para a preservação da vida.
Eu como educadora, da parte mais sensível da nossa
população, que é a educação de nossas crianças a partir da pré-escola, estou
determinada a incluir em nosso currículo de estudos, o ensino aos nossos alunos
sobre a preservação e responsabilidade para o futuro de nossos povos na preservação
da água, para que a vida neste planeta possa continuar por muito mais tempo.
Espero que esta reflexão possa contribuir para parte da
solução do problema, e nos conscientize da responsabilidade que temos como
educadores, a procurar a solução deste grave problema que temos na humanidade,
no que se refere à preservação da água como a seiva da vida, e continuidade da
vida, no nosso planeta Terra.
CRISTINA JOSEFINA MENDEZ IZAGA
C. I. 8.024.387.
Correio eletrônico: cristimen2009@hotmail.com
Telefono celular: 005804269753935
REDAÇÃO DE NÚMERO
77.
Água, a seiva da vida
Água!
Será que a
população da nossa cidade, do estado, do país ou do mundo sabe o que de fato
representa a água
em nossa vida?
Será que não sabem
que cerca de 70% do nosso corpo é constituído por essa riqueza tão pouco
valorizada?
Eis a questão.
Todos nós, no dia
a dia, de uma forma ou de outra precisamos da água.
Mas essa necessidade não é o suficiente para nos conscientizarmos e percebermos que devemos cuidar dessa preciosidade que temos à nossa disposição e que aos poucos está desaparecendo.
Mas essa necessidade não é o suficiente para nos conscientizarmos e percebermos que devemos cuidar dessa preciosidade que temos à nossa disposição e que aos poucos está desaparecendo.
A população do
estado de São Paulo recentemente, sentiu na pele o que os nordestinos sentem há
anos.
Uma falta d’água
que serviu de alerta definitivamente para deixar a população paulistana,
antenada para o descaso que
vem ocorrendo há anos com relação a essa riqueza que está se esgotando cada vez
mais.
E na Região Norte, estamos tomando as devidas atitudes para preservar esse bem?
Será que a
população não está de olhos vendados para tal assunto, pelo simples fato de
termos grandes bacias hidrográficas na nossa região?
A preocupação não
deve ser apenas de nossa população nortista, mas também dos nossos políticos, pessoas essas que
tem o acesso a dados e informações que podem fazer com que a conscientização
venha a massificar essa
luta que é de todos.
Assim como em
outras frentes de campanha de conscientização tem suas comissões, por que não termos uma
comissão que venha a trabalhar em cima de tal assunto?
Precisamos sim
desse ponto de partida,
enquanto há tempo.
Tempo esse que não
espera, mas que está passando cada vez mais rápido.
Tal comissão teria
a responsabilidade de repassar às autoridades, à população, informações que viessem a colocar
em pauta cada vez mais a ação da humanidade na luta pela seiva da vida.
Vale lembrar que
essa conscientização começa pelas escolas, pontos de partida que além de
orientar nossos estudantes,
formarão cidadãos conscientes.
Nessa jornada,
todo esforço, toda ajuda, toda palavra de apoio é bem vinda, pois assim estaremos nos precavendo de
situações futuras desagradáveis para nós, nossos filhos, netos e assim por
diante.
Enfim, vamos
preservar enquanto há tempo, e esse tempo somos nós quem fazemos.
Por: Jader Vasconcelos de Menezes
Função: Professor
e Engenheiro Civil
Escola: Escola
Estadual de Ensino Médio Eduardo Angelim e Escola Estadual de Ensino Médio
Euclydes Figueiredo
Parauapebas –
Pará.
REDAÇÃO DE NÚMERO 61.
ÁGUA: A SEIVA DA VIDA
A água é uma substância química cujas
moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.
É abundante no Universo inclusive na
Terra, onde preenche 71% de sua superfície mais apenas 3% desse percentual é
doce.
Sem água não há vida!
Não importa quem somos o que fazemos,
onde vivemos, nós dependemos desse líquido para sobreviver.
No entanto por maior que seja a
importância da água, as gerações continuam poluindo os rios e destruindo as
nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.
É necessário que seja feito um
trabalho coletivo entre as nações para conscientizar a população do planeta
sobre a importância da preservação da natureza, incluindo a água.
É certo que é um tema bastante
debatido mais de efeitos ainda muito insignificantes.
Sabemos que há quase um bilhão de
pessoas no mundo que não tem acesso à água potável e isso
com certeza poderá ser a causa de possíveis guerras.
Nós, sul-americanos somos
privilegiados com abundancia de água doce, principalmente no nosso país que
temos grandes bacias hidrográficas, porém o mau gerenciamento desse líquido
precioso tem nos causado grandes transtornos, principalmente na capital
paulista, onde está havendo o tão famoso rodízio de água, sem contar que toda a
população brasileira vem sofrendo as consequências da falta de planejamento de
nossos governantes e a com a falta de consciência da população para o uso
adequado e racional da água, prova disso, é a conta de energia ter sofrido repetidos
aumentos em sua tarifa.
Todos nós devemos fazer a nossa
parte, levando em consideração todas aquelas dicas que já conhecemos para
preservar e economizar esse líquido precioso para a sobrevivência do Planeta.
Assim, poderemos em futuro não tão próximo
reverter esta situação.
Maria Nivalda Borges |
Nome: Maria Nivalda Borges
Profissão: Professora de Matemática
Localidade: Araguaína-TO
Local de Trabalho: Escola Estadual Professor João Alves Batista
Todos estão convidados a participar da cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores no dia 15 de outubro do ano em curso, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Araguaína, no Estado do Tocantins.
Valter Desierio Barreto.
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