Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, julho 31, 2015

Conselho do MP arquiva reclamação contra procurador que investiga Lula

Procurador geral Roberto Gurgel


Defesa do petista considerou que procurador interferiu em apuração de colega.
Corregedor entendeu que procurador cumpriu função na investigação.

 

Mariana Oliveira Da TV Globo, em Brasília
 


A Corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público arquivou uma reclamação disciplinar aberta contra o procurador da República no Distrito Federal Valtan Timbó, que assinou a abertura de investigação sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Timbó abriu inquérito para apurar o envolvimento do ex-presidente com suposto tráfico de influência internacional em favor da construtora Odebrecht. 

A defesa de Lula pediu ao CNMP a abertura de procedimento contra o procurador porque, na análise da defesa, ele teria interferido em apuração conduzida por outra procuradora, Mirella Aguiar, que estava de férias.

Saiba mais:
O Corregedor do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Alessandro Tramujas Assad, analisou o caso e entendeu que não houve falta funcional porque o procurador cumpriu a função ao dar prosseguimento à investigação. Ainda cabe recurso ao plenário do CNMP.

O Instituto Lula informou que não vai comentar o caso. 


Na reclamação, a defesa do ex-presidente pedia a suspensão do inquérito aberto para investigar a atuação do petista  e abertura de procedimento contra o procurador que abriu a investigação. 

Não há prazo para a análise do documento no conselho.

No último dia 16, a Procuradoria da República no Distrito Federal abriu inquérito para investigar suposto tráfico de influência internacional do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para favorecer a construtora Odebrecht, uma das empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato.

Após uma apuração preliminar, motivada por uma representação protocolada no Ministério Público Federal (MPF) que apontava suspostas irregularidades cometidas pelo ex-presidente, os procuradores da República disseram ter identificado indícios suficientes para investigá-lo.
O alvo das investigações são viagens internacionais feitas por Lula que teriam sido bancadas pela Odebrecht. 

Entre os países visitados pelo ex-presidente com patrocínio da maior construtora brasileira estão Cuba, República Dominicana, Gana e Angola, segundo reportagem publicada em abril pela revista "Época".

Quando o inquérito foi aberto, a Odebrecht informou, por meio de nota, que mantém relação institucional com Lula e que ele foi convidado exclusivamente para dar palestras, a exemplo de ex-presidentes de outros países. 


Na ocasião, o Instituto Lula informou que a abertura de inquérito é "procedimento absolutamente irregular, intempestivo e injustificado".

A procuradora responsável pelo caso na Procuradoria da República do Distrito Federal é Mirella de Carvalho Aguiar. 


Porém, o procurador que assinou a decisão de abrir o inquérito para investigar o ex-presidente Lula é Valtan Timbó Martins Mendes Furtado.


COMENTÁRIO:

Eu acho muito engraçado, esses políticos brasileiros que exercem algum mandato pela vontade da maioria dos eleitores, que depois de cumprirem os mesmos, e passam ser suspeitos de prática de corrupção, malversação do dinheiro público que é a mesma coisa que ROUBAR O ERÁRIO, DESVIOS DE VERBAS,  etc, pelo MINISTÉRIO PÚBLICO, se MELINDRAM com os representantes deste órgão responsáveis em apurar tais denúncias, alegando que por ter exercido cargo público não podem passar por tais "CONSTRANGIMENTOS" e usam todos artifícios e influências de quando exerciam seus cargos, para impedirem que autoridades amparadas pela própria Constituição Brasileira exerçam o papel de FISCAL DA LEI. 

Qualquer autoridade que ocupam cargos em uma nação, um estado e um município não está acima da Lei que disciplina, corrige e pune qualquer cidadão comum quando os mesmos cometem DELITOS, porque tais autoridades não são melhores do que o cidadão comum. "TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI",  segundo reza a nossa Carta Magna. 

O cidadão que consegue tornar-se um SERVIDOR PÚBLICO em qualquer nível, não é para o mesmo se achar no direito de praticar toda espécie de DELITO e ficar impune, ele se torna SERVIDOR PÚBLICO é para exercer a sua atividade para o qual fora designado. 

O Brasil precisa ser passado a limpo por causa desses abusos de autoridade praticada principalmente por esta classe de político corrupto que como PRAGA em lavouras, têm DESTRUÍDO a nossa nação. 

Tenho Dito. 

Valter Desiderio Barreto. 
Servo do Senhor e Salvador Jesus Cristo. Embaixador da pátria celestial em terras estranhas. 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...