Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, julho 24, 2015

Polícia descobre garimpo ilegal onde suspeitos teriam desviado curso de rio

Atividade irregular acontecia no entorno do rio Falsino, em Tartarugalzinho.
Suspeitos apreendidos com armas estavam sem licença para atuar.

John Pacheco Do G1 AP
Maquinário usado nas atividades foi removido pelo BA (Foto: Dicom/Batalhão Ambiental)Maquinário usado nas atividades foi removido pelo BA (Foto: Dicom/Batalhão Ambiental)
 
Uma operação do Batalhão Ambiental (BA) em parceria com o Instituto de Mapeamento e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) apreendeu na tarde de quinta-feira (23) armas e equipamentos mecânicos em uma área de garimpo ilegal no rio Falsino, um local de mata fechada no município de Tartarugalzinho, a 230 quilômetros de Macapá

Ao todo dez pessoas foram detidas, sendo três suspeitos e sete pessoas que estavam no local.

De acordo com a investigação, a área não tinha liberação ambiental e todos os procedimentos eram irregulares. 

Foram feitas escavações, abertura de valas, explosões e até o desvio do curso do rio para próximo do garimpo.

Parte do curso do rio Falsino foi desviado para atividade garimpeira (Foto: Dicom/Batalhão Ambiental)Parte do curso do rio Falsino foi desviado para atividade garimpeira (Foto: Dicom/Batalhão Ambiental)

Os três suspeitos de atuar na área, sendo uma mulher, foram encaminhados na noite de quinta-feira para a delegacia da cidade. 

Foram apreendidas cinco espingardas calibre 12 com munição que também foram levadas para Tartarugalzinho.

A polícia apura a extração ilegal de tantalita na região, já que uma grande quantidade do produto foi encontrado no garimpo.

 O minério, comum no subsolo do estado, é valorizado pelo uso na indústria metalúrgica e tecnológica, pelo alto grau de resistência ao calor.
Apreensão ocorreu em área de mata fechada em Tartarugalzinho, no AP (Foto: Dicom/Batalhão Ambiental)Apreensão ocorreu em área de mata fechada em Tartarugalzinho, no AP (Foto: Dicom/Batalhão Ambiental)
 
A investigação na área partiu de um pedido do Ministério Público do Amapá (MP-AP) para a apuração de atividade potencialmente poluidora na área sem o uso de licença. 

O local foi totalmente fechado e interditado.

O Batalhão Ambiental reforçou que o trio pode responder pela ação de três formas: civil, criminal e administrativa, podendo ser enquadrado nos crimes contra a natureza em âmbito estadual e federal, resultando em multa e prisão.

Ao todo, dez pessoas foram detidas por policiais em área de garimpo ilegal (Foto: Dicom/Batalhão Ambiental)Ao todo, dez pessoas foram detidas por policiais em área de garimpo ilegal (Foto: Dicom/Batalhão Ambiental)
 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...