Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, agosto 22, 2015

Chamados de heróis, americanos contam como renderam atirador em trem francês

Militares que estavam passeando pela Europa usaram chave-de-braço para deixar atirador inconsciente e tomar fuzil que ele carregava.

 

Da BBC
Os americanos Anthony Sadler (esq) e Alek Skarlatos e o britânico Chris Norman receberam medalhas das autoridades francesas (Foto: Pascal Rossignol/Reuters)Os americanos Anthony Sadler (esq) e Alek Skarlatos e o britânico Chris Norman receberam medalhas das autoridades francesas (Foto: Pascal Rossignol/Reuters)


O presidente francês, François Hollande, agradeceu aos três americanos que estão sendo chamados de heróis por terem conseguido dominar um homem fortemente armado, em um trem na França.

O incidente aconteceu quando o trem, do serviço de alta velocidade Thalys, passava próximo de Arras, no nordeste do país, na sexta-feira.

O grupo também foi elogiado pelo presidente americano, Barack Obama. “Está claro que as atitudes heróicas deles evitar uma tragédia muito pior”, dizia o comunicado divulgado pela Casa Branca.

Os americanos – dois deles são militares, mas estavam passeando no país - contaram que saíram atrás do homem após o verem correndo armado pelo corredor do trem.

Eles conseguiram tomar um fuzil AK-47 e uma pistola das mãos do homem e lhe deram uma chave-de-braço até que ele ficasse inconsciente.

Um dos americanos foi esfaqueado e outro passageiro foi baleado – ambos estão se recuperando em um hospital local.

Saiba mais:
 
Fuzil e chave-de-braço

Dois americanos que desarmaram o atirador, Spencer Stone e Alek Skarlatos, são membros da Força Aérea e da Guarda Nacional, respectivamente, mas não estavam a serviço, e sim passesando pela Europa.


Eles pegaram o trem de Amsterdam com destino a Paris, juntamente com o amigo Anthony Sadler.

Os três americanos agiram logo após um passageiro ser atingido pelo atirador – que está sendo interrogado pela polícia francesa.

“Spencer foi quem pegou o cara primeiro e o segurou pelo pescoço”, disse Alek à rede Sky News. “Eu então tomei a pistola dele e joguei pra longe. 

Em seguida, eu peguei a AK-47, que estava nos pés dele.

Todo mundo começou a bater no cara, enquanto Spencer o segurou até que ele ficasse inconsciente.”

Alek disse que em seguida viu que a AK-47 estava travada e não iria disparar.
Incidente ocorreu em um trem que partiu de Amsterdã com destino a Paris (Foto: Pascal Rossignol/Reuters)Incidente ocorreu em um trem que partiu de Amsterdã com destino a Paris (Foto: Pascal Rossignol/Reuters)
 
 
Em uma entrevista coletiva, Anthony contou sobre a experiência: “Eu vim para a minha primeira viagem pela Europa com meus amigos e nós paramos um terrorista. 

Meio louco isso.”
Chris Norman, um inglês que vive na França, também ajudou a controlar o atirador. “Eu cheguei no final e ajudei a mantê-lo sob controle.”

"Ele tirou uma espécie de faca e começou a esfaquear Spencer – ele cortou atrás de seu pescoço e quase cortou o dedo dele fora.”

Chris e os americanos receberam medalhas das autoridades de Arras e devem se encontrar com Hollande nos próximos dias.

Entre os 554 passageiros estava o ator francês Jean-Hugues Anglade, que contou que os funcionários do trem se trancaram em um vagão assim que ouviram os tiros, deixando os passageiros sozinhos.

Suspeito.

Investigadores da polícia anti-terrorismo da França agora têm 96 horas para interrogar o suspeito. A promotoria belga também vai investigar o caso.


O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, disse que o suspeito já morou na Espanha e na Bélgica, que aparenta ser marroquino e que há indícios de que ele pertença a um grupo radical islâmico.

Autoridades espanholas passaram informações sobre ele à França em 2014, por conta de suspeitas com envolvimento em atividades terroristas.

A França está em alerta desde os ataques contra a revista Charlie Hebdo e um supermercado judeu em Paris, que ocorreram em janeiro e no qual 17 pessoas foram assassinadas.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...