Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, agosto 28, 2015

O Serviço Autônimo de Água e Esgoto de Parauapebas - SAAEP promove educação ambiental com crianças de Escola Municipal de Ensino Infantil do município.






O Departamento de Educação Ambiental do SAAEP através de suas educadoras ambiental JACILENE COSTA e a Pedagoga GINA MIUKI MIKAWA BARRETO, Coordenadora daquele departamento, em parceria com o Centro de Educação Ambiental de Parauapebas - CEAP, e as escolas de Educação Infantil "Criança Esperança" e "Deisy Lorrane", promoveram na última quinta-feira (27) do mês em curso , uma verdadeira maratona educacional com crianças da faixa etária de 05 a 06 anos, dos turnos da manhã e tarde, ao ar livre, usando o método pedagógico lúdico em disputadíssima "Aula de campo" com os pequeninos. 

O palco escolhido para o desenvolvimento dessa atividade educacional voltada exclusivamente ao aprendizado sobre educação ambiental para este público mirim, foi o cenário mais que perfeito para essa finalidade, que foi o "cartão de visita" da entrada de Parauapebas, que é o lago artificial no bairro Nova Carajás. 


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.

Foram desenvolvidas diversas atividades com as crianças a partir de palestras sobre o uso de água de forma racional, e a preservação do meio ambiente, usando o método didático lúdico ilustrativo, não só com material educacional prático, como também a própria natureza que servia de pano de fundo, como o próprio lago artificial e as árvores ali existentes. 

Foi aplicada atividades pedagógicas devidamente orientadas pelas educadoras ambiental, como também as professoras das escolas infantis que acompanharam os pequenos alunos, que se divertiram muito com as atividades de pinturas relacionadas com a preservação do meio ambiente, da água, dos animais e da própria natureza. 

O momento mais interessante desta ação educativa com essas crianças, foi quando uma delas denunciou seu próprio pai dizendo: "Meu pai gosta de estragar água, quando eu chegar em casa, vou falar pra ele não fazer mais isso, porque o planeta fica triste". 

Outra no embalo da denúncia do seu coleguinha gritou: "Eu vou vigiar minha mãe quando ela for lavar prato porque ela deixa a torneira aberta estragando água tia !". 

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele". PROVÉRBIOS 22: 6.
"E traziam-lhe também meninos, para que ele lhes tocasse; e os discípulos, vendo isto, repreendiam-nos.
Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus". LUCAS 18: 15 e 16.


As Escrituras Sagradas dedicam uma atenção especial as nossas crianças, tanto no Velho Testamento, como no Novo Testamento. 



No Velho Testamento, no livro de Provérbios, nos mostra o grande benefício de uma criança bem instruída em sua infância, em todos os aspectos da vida. 


Se todos adultos observassem essa instrução milenar só encontrada na Bíblia Sagrada, com certeza absoluta, o índice de criminalidade envolvendo crianças e adolescentes no nosso mundo não estaria crescendo tanto. 

Não se teria também, tantos depredadores da natureza que são os grandes responsáveis pela catástrofe atmosférica que o planeta terra está sofrendo, por não terem sido EDUCADOS quando criança, a RESPEITAR e CUIDAR  da NATUREZA e a PRESERVAÇÃO da nossa ÁGUA, como a SEIVA da nossa VIDA. 

Os discípulos de Jesus Cristo foram repreendido por Ele, por tentarem IMPEDIR  que as CRIANÇAS fossem TOCADAS pelo MESTRE dos mestres. 

A observação de Jesus Cristo sobre como devemos tratar as nossas crianças perdura até os nossos dias. 

Devemos investir tempo, cuidado, zelo, atenção, carinho, disciplina, e dedicarmos muito amor as nossas crianças, para que no futuro, tenhamos adultos muito bem encaminhados na vida profissional, social e acima de tudo espiritual. 

Parabenizamos o SAAEP e sua equipe de Educação Ambiental, que dentro da medida do possível, tem procurado proporcionar as crianças e adolescentes deste jovem município, que cortou seu cordão umbilical do município de Marabá em 10 de maio de 1988, uma educação voltada para o cuidado e a proteção a natureza, ao meio ambiente, e em especial, o uso da água de forma racional, evitando o desperdício desse líquido mais que precioso, indispensável para a nossa sobrevivência. 

Nossa mensagem final é dirigida a todas instituições de ensino do nosso município e aos empresários que sobrevivem deste pedaço de chão, que nos unamos em torno da MOBILIZAÇÃO de toda sociedade parauapebense, vereadores e autoridades, Ministério Público, Poder Judiciário, igrejas evangélicas e católicas,  para a criação do Conselho da Água, etapa inicial para a criação do Comitê dos Recursos Hídricos, que tem como objetivo, proteger os nossos rios e afluentes dentro do município, como também disciplinar o uso da água, estabelecendo critérios de preservação da mesma, antes que em breve, passemos pela situação crítica e o que tudo indica, de forma irreversível que a população de São Paulo está vivendo. 

Em Parauapebas tem CONSELHO DE TUDO, menos Conselho da Água, bem precioso e indispensável a nossa sobrevivência e do planeta. Fiquem sabendo todos, que sem esse líquido que já está ficando escasso no mundo, Parauapebas deixará de existir. 

Pensem nisso !

A CRISE DE CONTAMINAÇÃO DOS RESÍDUOS PROVENIENTES DOS REJEITOS DE MINÉRIOS DA VALE NA MAIORIA DOS RIOS DE PARAUAPEBAS CADA DIA SE AGRAVA MAIS, SEGUNDO ESTUDOS E PESQUISAS DIVULGADAS RECENTEMENTE POR PESQUISADORES BIÓLOGOS.


Lutar pelo bem comum de todos não é crime, é um DIREITO DE TODOS NÓS !

Mais detalhes sobre esse assunto nos procurem através do nosso e-mail valterbt@gmail.com

Obs.  

Essa matéria é de nossa inteira responsabilidade, não tenho nenhum contrato de mídia com a administração do governo Valmir Queiroz Mariano, e muito menos com a autarquia SAAEP. 

Portanto, trata-se de matéria gratuita, categoria UTILIDADE PÚBLICA

Como Jornalista, nosso papel é divulgar fatos, e informar a sociedade tudo aquilo que é de interesse público de forma gratuita e espontânea. 

É o que sempre fiz neste município que ajudei a desenvolver desde que aqui cheguei em 1984. 
   


Valter Desiderio Barreto. 



































































Um comentário:

Maristela Ferreira dos Santos. disse...

Que trabalho lindo e de grande relevância que vocês da Educação Ambiental do Saaep fazem com essas crianças meninas ! Meus parabéns ! Essas crianças crescerão com o senso de responsabilidade em contribuir para a preservação da nossa natureza e em especial, da nossa água que garante a nossa vida graças ao Saaep. Seria muito bom que todas as crianças do nosso município tivessem essa oportunidade que essas crianças estão tendo de aprenderem brincando a cuidar do nosso planeta. Elas serão as responsáveis pelo futuro do nosso planeta. Esse tipo de trabalho educativo que está sendo feito com essas crianças, deve ser estendido aos adultos de nossa cidade, porque a maioria dos adultos não tiveram essa oportunidade que essas crianças estão tendo. Mais uma vez parabenizo essa iniciativa do Saaep em promover esse tipo de atividade de educação ambiental através de suas educadoras ambiental Gina e Jacilene. Vou encerrar fazendo uma perguntinha as educadoras ambientais do Saaep. Onde está aquela Van bonita que tinha a figura do boneco conhecido como o mascote da educação ambiental que transportava crianças e adultos aos sistemas de tratamento de água da nossa cidade ? Está fazendo falta aquela Van bonita que a gente via nas ruas de nossa cidade.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...