Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, agosto 24, 2015

Reivindicando melhorias, índios fecham Prefeitura de Parauapebas



Reivindicando melhorias, índios fecham Prefeitura de Parauapebas


A entrada de pessoas à sede do Governo Municipal foi impedida na manhã desta segunda-feira por índios da aldeia Xikrin do Catete. Alegando descumprimento de ações acordadas com o executivo, dezenas de índios bloquearam as portas da prefeitura exigindo a presença do prefeito Valmir Mariano.


De acordo com Depko Xikrin, representante dos indígenas, em uma reunião realizada há alguns meses com o próprio prefeito, um acordo verbal foi feito pelo gestor, mas a melhoria em cerca de 105 quilômetros de estrada que dão acesso à aldeia, no entanto, até agora nada foi feito.

Desta vez, os Xikrins querem documentos assinados que assegurem a execução das obras. “Vamos ficar aqui até o prefeito assinar os documentos”, garante Depko.


Gradeamento de áreas de cultivo, construção de pontes e tanques de piscicultura também estão entre as demandas dos índios. 

Neste momento, uma comissão formada pelo chefe de gabinete adjunto Juranduy Soares, Horácio Martins da Secretaria de Produção Rural e do secretário de Obras Plácido Faria está com alguns representantes da aldeia no auditório da prefeitura.


Atualização


Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Parauapebas

Cerca de 200 indígenas da aldeia Kateté, dos povos Xikrin, reuniram nesta segunda-feira, 24, no auditório do Centro Administrativo com o chefe de Gabinete, Gilmar Moraes, o chefe de Gabinete adjunto, Juranduy Soares; o secretário municipal de Obras, Plácido Faria e o secretário de produção rural, Horácio Martins. 

Na pauta, melhorias nas estradas entre as comunidades indígenas Xikrin, distantes de Parauapebas 400 km.

O Governo Municipal ouviu as reivindicações e se comprometeu em atendê-las o mais rápido possível.

De acordo com o secretário Plácido Faria, as melhorias nas estradas, pontes e drenagem começarão ainda nesta terça-feira, 25 de agosto; a outra solicitação referente à Casa do Índio, o secretário afirmou que entrará no orçamento para a construção em 2016.

Quanto à pista de pouso, a Prefeitura aguarda a autorização feita pela comunidade indígena à Infraero para dar início à construção.

O secretário municipal de Produção Rural, Horácio Martins, também se comprometeu em enviar maquinário agrícola e caminhão carregado com mudas de açaí para beneficiar as aldeias na parte de lavouras.

O Governo Municipal reitera seu comprometimento em promover melhorias que proporcionem qualidade de vida para o povo Xikrin.

DSC_0670 
 

Fonte:
 Conecta Carajás

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...