Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, agosto 11, 2015

Vazão do Rio Piracicaba tem nova queda e é a mais baixa de 2015

Manancial registrou 11,6 mil litros de água por segundo nesta terça-feira.
Volume tem caído nos últimos dias, conforme sistema de medição do Daee.

Do G1 Piracicaba e Região
Rio Piracicaba na manhã desta terça-feira (11) (Foto: Thainara Cabral/G1)Rio Piracicaba na manhã desta terça-feira (11) (Foto: Thainara Cabral/G1)
 
O Rio Piracicaba bateu novamente nesta terça-feira (11) a vazão mais baixa de 2015, com 11,6 mil litros de água por segundo, segundo o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee).

O volume tem registrado quedas consecutivas nos últimos dias no manancial que é um dos fornecedores do Sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo e a região de Campinas (SP).

O novo recorde de baixa do ano foi às 9h10 desta terça no trecho próximo à região central de Piracicaba (SP). 

A quantidade de água varia conforme o horário, mas desde as 7h de segunda-feira (10), quando havia batido 12 mil litros por segundo, o volume não ultrapassou a marca de 13,5 mil litros no mesmo ponto.

A vazão desta terça é 79% menor que a média para agosto, que é de 54,8 mil litros de água, segundo o Daee.

O nível do rio, que ficou em 84 centímetros, também é inferior ao esperado para o mês: 1,41 metro de profundidade.

Sem chuvas

Nesta manhã, Piracicaba chegou ao 16ª dia seguido sem chuvas e a probabilidade para a semana é de apenas 5%, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.


Em 2014, com a estiagem recorde, o rio teve a situação mais crítica em três décadas, quando registrou vazão de apenas 3,46 mil litros por segundo em 22 de novembro, dia em que o Piracicaba praticamente secou, já que ficou 96% abaixo da vazão média para aquele período (85,15 mil litros por segundo), também conforme dados do Daee.

Cantareira

O nível dos reservatórios do Sistema Cantareira, o mais afetado pela crise hídrica, caiu pela décima vez consecutiva no mês de agosto e opera com 17,7% da sua capacidade, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Leito do Rio Piracicaba tem pedras aparentes no trecho do salto em 10 de agosto  (Foto: Edijan Del Santo / EPTV)Leito do Rio Piracicaba na manhã desta segunda-feira, 10 de agosto (Foto: Edijan Del Santo / EPTV)
Rio Piracicaba registrou 267 mil litros de água por segundo neste domingo (22) (Foto: Araripe Castilho/G1) 
Rio Piracicaba registrou 267 mil litros de água por segundo em março (Foto: Araripe Castilho/G1)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...