Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, agosto 25, 2015

Vice-presidente da Câmara assumirá cargo de prefeito de Campo Grande

Troca ocorre após afastamento de prefeito e de presidente da Câmara.
Presidência da Câmara será ocupada pela vereadora Thais Helena (PT).

 

Graziela Rezende Do G1 MS
Vereadores de Campo Grande durante pronunciamento após afastamento do prefeito Gilmar Olarte e do presidente da Câmara, Mario Cesar (Foto: Graziela Rezende/G1 MS)Vereadores de Campo Grande durante pronunciamento (Foto: Graziela Rezende/G1 MS)


O vice-presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Flávio César (PT do B), vai assumir a prefeitura após o afastamento do então prefeito Gilmar Olarte (PP) e do presidente do Legislativo, Mario Cesar (PMDB)

Anúncio foi feito durante pronunciamento de vereadores nesta terça-feira (25). 

Thais Helena (PT), hoje 2ª vice-presidente, será a nova presidente da Câmara.

Durante pronunciamento no plenarinho, Flávio César declarou que “é escravo do regimento interno e da Lei Orgânica”. 

Por isso, segundo ele, foi respeitada a linha sucessória.

Sobre o fato de assumir o cargo de prefeito, Flávio César afirmou que assumirá “para que a Justiça trabalhe nas investigações e isso não atrapalhe o andamento dos serviços da cidade”.

A procuradoria jurídica da Câmara deve trabalhar na formalidade desse trâmite até o fim do dia para que seja expedido um termo no qual será dada posse para ele e Thais Helena nas novas funções.
Montagem mostra Gilmar Olarte e Mario Cesar (Foto: Reprodução/TV Morena) 
Montagem mostra Gilmar Olarte e Mario Cesar (Foto: Reprodução/TV Morena)
 
Afastamento
 


Olarte e Mario Cesar foram afastados dos seus cargos na manhã desta terça-feira (25), em razão da suspeita de corrupção ativa e passiva na votação da Câmara que cassou o mandato do ex-prefeito Alcides Bernal (PP), em 12 de março de 2014.

O afastamento dos dois é um desdobramento da Operação Coffee Break, do Grupo de Atuação e Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual e foi determinado pelo desembargador Luiz Claudio Bonassini da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, a pedido do Ministério Público Estadual.

Segundo o coordenador do Gaeco, o promotor de Justiça, Marcos Alex Vera de Oliveira,  a investigação sobre a compra de votos para a cassação de Bernal é um desdobramento da Operação Lama Asfáltica, que investigou a suspeita de desvio de recursos públicos por meio de fraudes em licitações, contratos administrativos e superfaturamento de obras realizadas no estado.

Saiba mais:
Gravações telefônicas feitas pela Polícia Federal (PF) com autorização da Justiça revelam que vereadores de Campo Grande combinaram votos para a sessão que cassou o mandato do então prefeito Alcides Bernal

Nas escutas, segundo a PF, aparecem o presidente da Câmara, Mario Cesar (PMDB), os empresários João Amorim e João Baird e o ex-superintendente de produção Fábio Portela, conhecido como Fabão.

O nome desta nova ação, inclusive, conforme o promotor, é uma referência ao “cafezinho”, que seria como os suspeitos da outra operação se referiam ao pagamento de propinas.

Na manhã desta terça-feira, o promotor acompanhando um oficial de Justiça entregou a notificação do afastamento do prefeito e do presidente da Câmara na Procuradoria-Geral do Município e a procuradora do município que atua na Câmara Municipal, Idiné Moura de Castro. 

Na decisão, o desembargador determina que os dois devem permanecer afastados dos cargos até o final das investigações  ou até o surgimento de circunstâncias que motivem uma alteração. 

Ele também estipula que Olarte não poderá se aproximar do prédio da prefeitura e Mario César das dependências da Câmara.

O desembargador determinou também que 13 pessoas suspeitas de envolvimento no caso fossem conduzidas coercitivamente a sede do Gaeco para prestarem depoimento. 

Todos os mandados foram cumpridos nesta manhã.

De acordo com o promotor do Gaeco, eles serão ouvidos na condição de investigados e depois liberados até o fim desta tarde.


Foram conduzidos ao Gaeco oito vereadores: Mário César (PMDB), Edil Afonso Albuquerque (PMDB), José Airton Saraiva (DEM), Waldecy Batista Nunes, o Chocolate (PP), Gilmar Neri de Souza (PRB), Carlos Augusto Borges (PSB), Edson kiyoshi Shimabukuro (PTB) e Paulo Siufi Neto (PMDB).

Além deles também foram encaminhados para prestarem depoimento, o vereador afastado e atual secretário municipal de Saúde, Jamal Mohamed Salém, o ex-vereador José Alceu Padilha Bueno e os empresários João Alberto Kramp Amorim dos Santos, João Roberto Baird e Fábio Portela.

O desembargador determinou ainda que fossem aprendidos aparelhos celulares dos 13, do prefeito e também dos vereadores Eduardo Pereira Romero (PT do B), Flávio César Mendes de Oliveira (PT do B) e Otávio Augusto Trad Martins (PT do B).

Investigado.


O advogado do ex-vereador Alceu Bueno, Fábio Thedoro de Faria, disse ao G1 que ainda conhecia o inquérito do caso, mas negou que seu cliente fosse ser ouvido pelo Gaeco como investigado. 


Segundo ele, Bueno falaria na condição de testemunha.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...