Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, setembro 09, 2015

Espuma do rio Tietê transborda e interdita avenida em Salto

'Não via o rio assim há muito tempo', diz morador.


Acumulado de chuvas na região já alcança 65% do esperado para o mês.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
 
As fortes chuvas que atingiram a região de Sorocaba (SP) nesta terça-feira (8) fizeram a espuma do rio Tietê transbordar no trecho que passa pela cidade de Salto.

 A avenida Castro Alves, próximo ao complexo da cachoeira, ficou interditada.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a formação de espumas, como ocorre frequentemente no Tietê ao longo das cidades de Santana de Parnaíba, Salto e Pirapora do Bom Jesus, é reflexo da poluição despejada no rio.

“Vi a espuma de casa, logo que acordei hoje [quarta] e desci para fazer as fotos”, conta o autônomo Paulo Conti.

 Segundo ele, a espuma chegou a atingir uma praça próxima ao complexo da cachoeira, um dos principais pontos turísticos da cidade.

“O rio está totalmente fechado pela espuma, numa intensidade que não se via há bastante tempo. 

O cheiro é muito ardido”, afirma.

Espuma do rio Tietê transborda e interdita avenida em Salto (Foto: Arquivo pessoal / Paulo Conti)Espuma do rio Tietê transborda e interdita avenida em Salto (Foto: Arquivo pessoal/Paulo Conti)
 
O rio está totalmente fechado pela espuma, numa intensidade que não se via há bastante tempo. 
 
O cheiro é muito ardido"Paulo Conti, autônomo, morador de Salto
 
Avenida interditada

De acordo com a prefeitura, parte da avenida Castro Alves está interditada, na altura da ponte.


“O rio está com muita vazão e houve alteração na cor da água, provavelmente muito por conta da chuva em São Paulo também”, disse a assessoria de imprensa.

Conti explica que a água passa bem rente à ponte, que acaba sendo invadida pela espuma do rio Tietê. 

"Acho que a quantidade de espuma ainda pode aumentar quando a água da chuva que caiu na capital começar a chegar aqui na região", diz.

O acumulado de chuvas nos primeiros oito dias de setembro atingiu 65% do esperado para todo o mês na região de Sorocaba (SP), de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Foram registradas desde a última terça-feira (1º) 47,6 milímetros de precipitação, volume que representa mais da metade dos 72,2 mm esperados para setembro.

Espuma do rio Tietê transborda e interdita avenida em Salto (Foto: Arquivo pessoal / Paulo Conti) 
Rio está completamente fechado pela espuma perto do complexo turístico da cachoeira, em Salto (Foto: Arquivo pessoal/Paulo Conti)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...