Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, setembro 16, 2015

SAAEP, Escolas Técnicas e Universidade de Parauapebas se unem em defesa do meio ambiente



Para amenizar o mal cheiro que exala da ETE W Torres, no bairro Apoena, como também gerar um pouco de sombra em período de sol escaldante que se abate em Parauapebas, servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas-SAAEP, em parceria com alunos de escolas técnicas do município, e estudantes universitários, formaram um força tarefa na manhã desta quarta feira, para plantar mudas de árvores ao redor daquela Estação de Tratamento de Esgoto, que também fica bem próximo ao North Shopping.

Atitude essa que deve ser estendida através de mutirões de moradores, para outras áreas deste município que foram atingidas com a destruição das árvores pelos senhores proprietários de imobiliárias, que na ganância da conquista do dinheiro fácil, não previram o desajuste do ecossistema, que tem provocado temperaturas altíssimas ao longo do ano, quer chova quer faça sol, contribuindo com o aumento de doenças pulmonares da população, que se tornou refém da poluição permanente do ar que se respira na região, provocado pela mineradora Vale no transporte de minérios, que deixam escapar uma espécie de pó preto que é de fácil constatação diariamente nos lares da cidade, que obriga as donas de casa a fazer limpeza várias vezes ao dia em suas residências. 

Confiram a seguir, as imagens desses "Anjos do bem" com a "mão na massa", devolvendo a natureza árvores que jamais deveriam ter sido retirada do lugar em que estavam. 

Texto: Jornalista Valter Desiderio Barreto.

Fotos: Pedagoga Gina Miuki Mikawa Barreto - Coordenadora do Departamento de Meio Ambiente do SAAEP.





























Um comentário:

Cristina Ferreira do Nascimento. disse...

O Reino animal, o Reino vegetal e o Reino mineral agradecem esse belíssimo trabalho de replantio das árvores que foram destruídas pelos depredadores da natureza que tomaram conta da nossa cidade ao longo dos anos, que o Saaep juntamente com esses jovens e seus funcionários estão fazendo em benefício da natureza e do meio ambiente aqui no município de Parauapebas ! Pela extensão e gravidade do desequilíbrio da natureza que se agrava a cada ano no nosso município por conta da destruição das florestas e dos morros para darem lugar a loteamentos, e principalmente da contaminação dos nossos rios pela mineradora Vale que só está olhando o lado financeiro dela e de seus acionistas, não se incomodando com os danos irreparáveis que ela vem promovendo não só no município de Parauapebas, mas por onde ela passa contra a natureza e contra o meio ambiente, esse trabalho de replantio que esses jovens estudantes estão realizando juntamente com os funcionários deste órgão da Prefeitura Municipal de Parauapebas, ainda é muito pouco para um grande resultado de recuperação do ecossistema do nosso município que vem sendo destruído desde que a Vale se tornou proprietária desta região sem que as autoridades e os políticos tomem qualquer providência contra esta empresa. Mas já é uma grande coisa pela sábia iniciativa tomada por esse grupo. Porque quem sabe a partir do exemplo que esses jovens estão dando em recuperar os estragos praticados contra a natureza que não pode se defender sem a participação do homem, o restante da população de Parauapebas possa se mobilizar, desenvolvendo uma grande campanha de recuperação das nossas florestas e nossos rios contaminados que corre o risco de sumir do mapa de Parauapebas, junto ao Saaep, Secretaria do Meio Ambiente, CmBio,Incra, os empresários da nossa cidade, fazendeiros e agricultores, porque essa causa é de todos nós, todos nós precisamos da natureza, e a água é o bem maior da natureza, sem ela, o restante dos Reinos não subsistem, tudo neste mundo são dependente do Reino mineral. Esse reino sendo destruído, acabou o homem, acabou o planeta. Cristina Ferreira do Nascimento.

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...