Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, outubro 19, 2015

Cenário de entrega do Prêmio Nacional "Educadora Estela Noemy Borges" do Concurso Nacional de Redação para Educadores 2015 foi em Araguaína no Dia do Professor


O município de Araguaína no estado do Tocantins que faz divisa com o estado do Pará, através do rio Araguaia, foi o palco para a realização da entrega do Prêmio Educadora Estela Noemy Borges, na sua segunda edição, aos vencedores do Concurso Nacional de Redação para Educadores 2015. 

A primeira edição da entrega deste prêmio, aconteceu no ano passado, em Parauapebas, município do Pará

A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores daquele município, que contou apenas com a presença da educadora Maria Nivalda Borges, que conquistou o primeiro lugar com a sua redação  abordando o tema: Água: A seiva da vida, que reside naquele município tocantinense. 

Os 2º e 3º lugares não compareceram pela dificuldade de locomoção de suas cidades de origem, sendo que o educador Jader Meneses reside no Pará, no município de Parauapebas, e a educadora venezuelana Cristina Josefina Mendez, reside em Merida, na Venezuela. 

Origem do prêmio.

A origem deste prêmio, tem como objetivo principal, homenagear a professora Estela Noemy Borges, pelo fato da mesma ser a fundadora da educação no município de Parauapebas em 1982, quando ali chegou para realizar um sonho de se tornar uma empresária bem sucedida no ramo de confecções. 

Sua sensibilidade pelas causas sociais, e o seu instinto materno, falou mais alto no seu coração, quando contemplou centenas de crianças em idade escolar fora de sala de aula, porque naquela "corruptela" pertencente ao município de Marabá, não havia nenhuma instituição de ensino nem pública e nem privada, ela então resolveu transformar sua residência em uma escola de ensino infantil, construindo para ela uma palhoça para se acomodar com seu casal de filhos, e passou a alfabetizar aquelas crianças de forma voluntária sem cobrar qualquer valor monetário aos seus pais. 

Depois de algum tempo atuando como professora daquelas "joias preciosas", mais valorosas do que a sua ambição de enriquecer como empresária do ramo de confecção, procurou ajuda na prefeitura municipal de Marabá, junto ao então gestor da época, para fazer uma parceria com sua escolinha infantil, já que não estava dando conta de atender a demanda de tantas crianças desejando aprender as primeiras letras do alfabeto. 

Ato contínuo, o alcaide marabaense, contratou duas professoras para ajudá-la na condução daquelas crianças ao caminho do saber. 

Somente as professoras contratadas eram remuneradas, a educadora Estela Noemy Borges, ministrava aulas as crianças, gratuitamente a exemplo de sua avó que falecera naquele ano de 1982, na cidade de Goiás onde a mesma residia, que em vida, ensinava as crianças aprenderem as primeiras letras do nosso alfabeto, e que para homenageá-la, colocou o nome de sua querida e inspiradora vozinha  na sua escolinha de  EURIDES SANTANA, nome que se eternizou até os dias de hoje, após a emancipação política e administrativa de Parauapebas que aconteceu em 10 de maio de 1988, tudo isso graças a sensibilidade, o respeito e a consideração do prefeito de Marabá naquela década, que depois que assumiu a escola da professora Estela Noemy Borges, transformando-a na primeira escola pública do futuro município, que hoje conhecemos como Parauapebas, manteve o nome da avó da professora voluntária que se tornou a "Mãe" da educação deste município, e a manteve como sua diretora, até a mesma se aposentar. 


PALESTRA SOBRE A CRISE HÍDRICA.

Na cerimônia deste grande e inédito evento no município de Araguaína, foi ministrada uma palestra sobre a crise hídrica não só no Brasil, como no resto do mundo, pela Pedagoga Gina Miuki Mikawa Barreto, Coordenadora do Departamento de Meio Ambiente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas-SAAEP, com o objetivo de conscientizar aos participantes do evento, sobre a necessidade de todos nós nos engajarmos na campanha contra o desperdício de água e proteção a natureza, antes que seja tarde demais. 

Após a palestra da representante da autarquia SAAEP, que cuida da água e do esgoto do município de Parauapebas, o Diretor do Blog do Valter Desiderio, fez o uso da palavra encerrando a primeira parte da programação, usando textos bíblicos para alertar que a questão da crise hídrica no mundo é pela falta de civilização dos seres humanos, e que se os seres humanos fossem civilizados, não precisariam de leis humanas e nem divinas para disciplinarem homens e mulheres no relacionamento com seu semelhante e com a própria natureza. 

A segunda parte do evento, ficou por conta da entrega dos prêmios a educadora vencedora do concurso em primeiro lugar, distribuição de brindes confeccionados a base de materiais recicláveis pelo casal Valter e Gina Barreto, e entrega de Diploma de Honra ao Mérito aos empresários que colaboraram no patrocínio dos prêmios Notebook e Tablets, aos vencedores do concurso, e a todos os convidados presentes como gratidão a participação dos mesmos neste evento inédito que entrará para a história deste município tocantinense. 

Após o encerramento da cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso Nacional de Redação para Educadores 2015, participamos de uma rodada de pizza em uma das melhores pizzarias de Araguaína. 

Chegando a Parauapebas, entramos em contato com o professor Jader Meneses para entregar-lhe seus prêmios como vencedor no 2º lugar. 

E na tarde deste dia 19 de outubro, tivemos a honra, de acompanhado pela ilustríssima Secretária Municipal de Educação Leila Lobato, no seu gabinete, registrarmos a entrega do troféu Educadora Estela Noemy Borges, e o tablet doado por empresários araguainenses, ao nosso estimado amigo professor Jader Meneses. 

A missão ainda não foi cumprida, pelo menos, em parte. 

Falta entregarmos os prêmios a educadora Venezuelana, o que assim que conseguirmos patrocinadores para despesas de nossa viagem até aquele país vizinho ao nosso, prontamente partiremos até lá e registraremos a entrega do troféu e do tablet a mesma. 

Agradecemos a Deus pelo sucesso da segunda edição deste evento, e a todos que colaboraram com mesmo. 

Até o próximo !

Valter Desiderio Barreto.



























































Explanando a Palavra de Deus















Educadora Estela Noemy Borges dando entrevista na TV Anhanguera  afiliada da Rede Globo.



































Professor Jader Meneses 2º lugar no concurso ladeado pela Secretária Municipal de Educação de Parauapebas Leila Lobato, e Eu.

























2 comentários:

Norma Viriato da Cruz disse...

Parabéns ao professor Valter e sua esposa Gina por esse grande evento realizado em Araguaína em homenagem a essa baluarte da educação em Parauapebas, a guerreira professora Estela Noemy Borges ! Homenagem justa e merecida a essa responsável pela implantação da educação infantil no nosso município. Esse prêmio nacional criado por esse grande mestre, escritor, jornalista, artesão, e agora também, Comendador, que é o professor Valter, com o nome da Educadora Estela Noemy Borges, significa imortalizá-la pelo seu grande feito em prol da educação não só de Parauapebas como do Brasil inteiro. Minha admiração pelo Valter é exatamente por esse espírito que ele tem de está sempre procurando enaltecer pessoas dignas de reconhecimento pela sociedade, por alguma realização que contempla uma coletividade inteira, como é o caso da nossa querida homenageada Professora Estela Noemy Borges, que beneficiou centenas de pais e mães de famílias, adotando seus filhos como os primeiros alunos que materializaram a educação infantil em Parauapebas. Por isso mesmo ele se tornou essa figura emblemática do nosso município, indispensável e necessário para a evolução e o progresso de nosso país. Parabéns aos professores que venceram o concurso de redação para educadores, discorrendo o tema sobre a crise hídrica no Brasil e no mundo ! A nossa sociedade só tem a ganhar com iniciativas desse nível.

Raimunda Silveira das Neves disse...

É uma honra e um privilégio muito grande para a nossa Araguaína, contarmos com duas grandes celebridades na área da educação ! A primeira, é a educadora Estela Noemy Borges que tem uma história de amor e abnegação pela educação, ao ponto de abortar o seu sonho de tornar-se uma grande empresária no município de Parauapebas no Pará, para se transformar na pioneira e responsável pela implantação da educação neste município, hoje sendo imortalizada através da criação de um Prêmio Nacional com o seu nome. A outra é a vencedora em primeiro lugar neste Concurso Nacional de Redação para Educadores, representando nossa cidade e o nosso estado do Tocantins. Não deixa de ser uma grande conquista e um orgulho para o nosso município de Araguaína e o nosso estado de Tocantins, termos duas educadoras residentes aqui na nossa cidade, enaltecendo a educação brasileira, e principalmente na nossa região com esses dois títulos de honra que coloca a nossa cidade e o nosso querido estado em destaque a nível nacional. Esperamos que a Câmara de Vereadores de Araguaína e até mesmo a Câmara de Deputados do nosso estado, reconheçam a importância dessas duas educadoras que se transformaram em celebridades do nosso município e do nosso estado, prestando-lhes uma homenagem publicamente a elas. Afinal de contas é algo raro no nosso Brasil, professores alcançarem esse tipo de conquista tão merecida, já que essa classe de educadores é a mais desprestigiada e desvalorizada no nosso país.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...