Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, outubro 01, 2015

Coordenadora nacional do Samu elogia Parauapebas


A coordenadora nacional do Samu, Luciana Barbuio, realizou visita de rotina aos municípios do sudeste paraense nesta terça-feira (30), e durante sua passagem por Parauapebas elogiou a gestão municipal, “o projeto de renovação de frota de vocês está sendo utilizado como referência para outros municípios e o comprometimento nas ações de contrapartida demonstram a importância que o gestor dessa cidade dá ao Samu”, destacou.

A visita da coordenadora foi acompanhada pelo prefeito Valmir Mariano, pelo secretário de saúde, João Luiz Ribeiro e por representantes da Central de Regulação das Urgências (CRU) Região de Carajás. 

“É de grande valia essa visita do Ministério da Saúde, pois é importante sabermos onde estamos acertando e o que ainda é preciso melhorar, especialmente nessa parte de urgência e emergência”, avaliou o prefeito.

Em agosto o Ministério da Saúde enviou para Parauapebas uma ambulância, fruto do projeto de renovação da frota, encaminhado ao MS pelo coordenador da rede de urgência e emergência do município, o enfermeiro Manoel Ilson Carvalho. 

Um dos objetivos da visita da coordenadora foi averiguar a utilização da ambulância e se tinha feito a lição de casa: emplacar e providenciar o seguro do veículo.

A nova ambulância substituiu o antigo veículo. 

Durante a visita, Luciana Bargurio reforçou que, em breve, o município deverá receber também outro veículo que será utilizado como Unidade de Suporte Avançado (USA), ou seja, uma ambulância mais equipada, para atender casos mais complexos, que será utilizada por uma equipe composta por médico, enfermeiro e motorista.

A atual ambulância é de suporte básico, ou seja, conta com menos recursos e é utilizada por uma equipe formada por técnico de enfermagem e motorista.

Ocorrências

De acordo com Manoel Ilson, de janeiro a agosto, a equipe atendeu mais de 1.200 ocorrências, 47,2% delas decorrentes de acidentes automobilísticos. “O Samu é acionado apenas pelo 192. 

É importante que na hora da ligação sejam passadas informações detalhadas da ocorrência para o atendente, que vai dar o suporte de atendimento enquanto a equipe chega ao local da ocorrência”, acrescenta o coordenador do Samu.

Texto: Karine Gomes/Sara Dias
Fotos: Anderson Souza


Karine Gomes,
Jornalista, 
DRT 2414/PA
Prefeitura Municipal de Parauapebas I Assessoria de Comunicação Social.
(94) 3346-1005 - Ramal 253 / 3356-0531/ 8105-6241
 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...