Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, outubro 12, 2015

Origem da Escola Eurides Santana


Uma semente plantada por uma idealista chamada Estela Noemy Borges em 1982, que tem dado muitos bons frutos.  

A professora Estela Noemy Borges havia se mudado do estado de Goiás, sua terra natal, no ano de 1982, para explorar o ramo comercial na área de confecção no então povoado denominado "Rio Verde", pertencente ao município de Marabá, hoje município de Parauapebas.

E em lá chegando, vendo uma grande quantidade de crianças fora da escola, por não existir ainda naquela "corruptela" em território marabaense, nenhuma instituição pública ou privada de ensino que pudesse acolher aquela quantidade de seres indefesos ainda em fase de formação, abandonou seu sonho de se tornar uma grande empresária do ramo de confecções, desocupou a sua casa transformado-a em uma escola de ensino fundamental, passando a morar em uma pequena palhoça, dando início ao curso de alfabetização inteiramente gratuita para todas as crianças daquela comunidade. 

Inspirada no exemplo de sua avó Eurides Santana, que também dedicara sua vida ao ensino gratuito de crianças, e que naquele ano viria a falecer, deu a sua escolinha, o nome de sua querida avó em homenagem por tudo que fizera em vida pela educação. 


Como a cada dia crescia o número de crianças atendida pela única escola de alfabetização existente naquela localidade, a professora Estela Noemy Borges procurou o prefeito de Marabá para que o mesmo ajudasse na contratação de professores para atender a demanda dos seus alunos. 


O prefeito prontamente atendeu a sua solicitação, não só na manutenção de duas professoras assalariada, manteve o nome da Escola dado pela sua fundadora, como também, a manteve como sua diretora. 


Após a emancipação política e administrativa de Parauapebas em 10 de maio de 1988, a professora Estela Noemy Borges continuou frente a Escola Eurides Santana por mais alguns anos, até ser substituída por outra professora. 


Dando sua missão por encerrada neste município paraense, retornou ao convívio de seus familiares no município de Araguaína, estado do Tocantins. 



 




















































Parabéns aos dois autores desta grande obra ! 

A professora Estela Noemy Borges, como a fundadora desta escola, e ao prefeito Valmir Queiroz Mariano, pela construção deste novo espaço que proporciona conforto para uma melhor aprendizagem aos alunos, e um melhor ambiente de trabalho para os professores e demais funcionários. 


Valter Desiderio Barreto.

Um comentário:

Anônimo disse...

AMEI...grande história.....

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...