Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, outubro 09, 2015

Secretárias analisam a retificação da primeira fase do Censo Escolar 2015




A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Setor de Estatística, realizou na manhã da última sexta-feira (9), no auditório da Prefeitura de Parauapebas, uma reunião com todas as 66 secretárias das escolas da rede municipal de ensino para análise e retificação da primeira fase do Censo Escolar 2015.

O Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil, realizado anualmente, desde 1991, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação (MEC), bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. 

As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Em junho, as secretárias preencheram questionários on-line, com dados da educação básica (sobre escola, alunos e professores de todas as etapas e modalidades) e cujas informações foram repassadas via internet, por meio do sistema Educacenso.

Há mais de dez anos atuando como secretária da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes, Janete Benício comenta a importância do encontro de secretárias. 

“Esse momento é importante para a troca de informações sobre questões burocráticas pertinentes ao Censo Escolar. 

A socialização de todo o nosso trabalho vai refletir, posteriormente, na qualidade do ensino”, explicou.

A coordenadora do Setor de Estatística da Semed, Míriam Pimenta, declarou que o momento é essencial para as escolas da rede municipal. 

“Os dados coletados no Censo Escolar foram publicados recentemente pelo Ministério da Educação no Diário Oficial. 

Agora, os relatórios por escola no sistema Educacenso estão disponíveis para conferência dos gestores municipais. 

Assim, este encontro é justamente para que possamos verificar e retificar eventuais inconsistências de informações no prazo de 30 dias”, esclareceu.

HOMENAGEM

Na oportunidade, a Semed organizou um café da manhã em comemoração ao Dia da Secretária, comemorado no último dia 30 de setembro. 

A secretária municipal de Educação, Leila Lobato, participou e aproveitou para agradecer todo o trabalho que é desenvolvido nas escolas pelas profissionais de secretaria.

“Parabenizamos vocês e agradecemos pelo profissionalismo, apoio e dedicação. 

A contribuição de cada uma tem sido de grande valia para o crescimento da educação de Parauapebas. 

Essa é apenas uma homenagem singela, da qual vocês são merecedoras”, concluiu a gestora.


Texto e Foto: Luzandra Vilhena – Ascom/Semed 





Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...