Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, outubro 09, 2015

Servidor da Educação é premiado em concurso nacional



Exibindo Jader.jpg
RECONHECIMENTO


O servidor Jader Vasconcelos Menezes, coordenador do Departamento de Serviços Gerais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ficou em segundo lugar no Concurso Nacional de Redação para Educadores “Prêmio Educadora Estela Noemy Borges”. 

A comenda homenageia uma das professoras pioneiras e que indescritível serviço prestara à educação parauapebense na década de 1980.

O primeiro lugar do concurso ficou com a professora tocantinense Nivalda Borges.

Jader, que é licenciado em Matemática e bacharel em Engenharia Civil, versou sobre o tema “Água, a Seiva da Vida”, comum a todos os participantes.

Sua redação, de número 77, foi corrigida por uma consultoria de Belém, que não teve acesso à identificação dos textos para garantir a lisura e a imparcialidade do processo.

Em sua argumentação, o professor questiona se a população de Parauapebas, do Pará, do Brasil e do mundo sabe o que representa a água para a sobrevivência da raça humana e recomenda que a reflexão sobre o assunto deva começar pelas escolas, que são o ponto de partida para orientar e formar cidadãos conscientes do uso racional do líquido precioso.

Para Jader, ver seu nome anunciado como um dos primeiros colocados, entre as 80 redações do certame, foi surpresa. 

“Não fazia idéia de que meu texto fosse repercutir positivamente e ser selecionado entre os melhores”, disse o professor. 

“Escrevi despretensiosamente”.

“Apenas para exercitar a produção textual e discutir um tema tão frequente nos noticiários hoje em dia e sobre o qual muita gente, daqui mesmo do município, pensa estar longe por morar na Amazônia dos grandes rios, o que é um engano”, completou. 

“Até mesmo aqui, estamos sujeitos a ficar sem água”, adicionou.

A Secretaria Municipal de Educação, onde Jader atua, recebeu convite para participar da cerimônia de premiação.

De acordo com a titular da Semed, Leila Lobato, o “Prêmio Educadora Estela Noemy Borges” tem significado paradidático, à medida que incentiva os professores a darem o seu melhor no universo da produção textual.

“É um prêmio para uma categoria específica: educadores, que só vem para somar, ou seja, incentivar esses profissionais a produzirem ainda mais. 

Ter um colega nosso, entre os premiados só confirma que temos ótimos profissionais na educação municipal”, contextualiza a secretária de Educação, relembrando que nos últimos três anos a Semed, por meio do trabalho de sua equipe, bateu o recorde de conquista de prêmios Brasil afora, trazendo várias comendas de expressão nacional, como os prêmios Palma de Ouro e Gestor Nota 10, entre outros.

SOBRE O PRÊMIO

A criação do “Prêmio Educadora Estela Noemy Borges” é de autoria do escritor e professor Valter Desidério Barreto, que decidiu prestar homenagem, em vida, à Noemy, a quem considera a pioneira da educação em Parauapebas. 

Este ano, a seleção recebeu 80 produções, inclusive de educadores estrangeiros – o terceiro lugar, por exemplo, ficou com a professora Cristina Josefina Mendez Izaga, da Venezuela.

De acordo com Barreto, Estela Borges chegou ao então povoado de Parauapebas em 1982 e transformou a própria casa numa escola para as crianças, pois naquele ano não havia uma escola sequer na vila, pertencente ao município de Marabá. 

Estela Borges, então, foi morar numa choupana que ficava no mesmo terreno.

Ela ainda buscava as crianças para assistirem às aulas, sem qualquer ônus, um trabalho completamente voluntário.

Todo esse sacrifício, ainda assim, havia sido feito anteriormente, pela avó de Estela, que em vida, se dedicava ao ensino de crianças no Estado de Goiás, e que no ano de 1982, veio a falecer.

E para homenageá-la, a professora voluntária Estela Noemy Borges, batizou a sua escola de “Eurides Santana”, que posteriormente a Prefeitura de Marabá assumiu a sua manutenção com duas professoras remuneradas, mantendo o nome da mesma em respeito à memória da avó de sua fundadora, como também a manteve como diretora por longos anos.

Na gestão do prefeito Valmir Queiroz Mariano, a Escola “Eurides Santana” além de mudar de endereço para um espaço bem maior do que o anterior transformou-se em um prédio moderno, com salas climatizadas e laboratório de informática, dentre outros benefícios para os alunos do Ensino Fundamental. 

Atualmente, a professora Estela Noemy Borges reside em Araguaína(TO).

Texto: Ascom – Semed

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...