Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, outubro 31, 2015

Sistema Cantareira fecha outubro com chuvas abaixo da média

Precipitação foi 90,6% do esperado para o mês.

Represas operam com 16% da capacidade neste sábado (31).


Cantareira fecha mês com menos chuvas  (Cantareira fecha mês com chuvas abaixo da média (Nilton Cardin/Estadão Conteúdo))

Do G1 São Paulo
Represas (Foto: Arte/G1)Represas (Foto: Arte/G1)

Sistema Cantareira, que abastece 5,3 milhões de consumidores na Grande São Paulo fecha neste sábado (31) o mês de outubro com 90,6% da chuva esperada para o mês. Foram 116,5 mm de chuva, menos que a média histórica de 128,5 mm.
Neste sábado, o sistema se manteve estável com 16% da capacidade, segundo boletim da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabespx).
 O reservatório ainda opera no chamado “volume morto”.
Já os demais sistemas que abastecem a Grande São Paulo tiveram queda neste sábado.
O índice de 16% do Sistema Cantareira considera o cálculo feito com base na divisão do volume armazenado pelo volume útil de água.
Após ação do Ministério Público (MP), aceita pela Justiça, a companhia passou a divulgar outros dois índices para o Sistema Cantareira. 
O segundo índice leva em consideração a conta do volume armazenado pelo volume total de água do Cantareira e era de 12,4% neste sábado. 
O terceiro índice leva em consideração o volume armazenado menos o volume da reserva técnica pelo volume útil e era de -13,2 % nesta manhã.
Balanço de inverno

O Cantareira teve o inverno mais chuvoso desde 2009, segundo levantamento do G1 feito com base nos dados divulgados diariamente pela Sabesp. 
A estação, que começou em 21 de junho, terminou às 5h20 do dia 23.
O manancial recebeu 188,9 milímetros de chuva no período, maior marca dos últimos seis anos. 
A precipitação é 82% maior que a do inverno do ano passado, quando choveram 103,5 mm, mas muito menor que a marca de sete anos atrás: 323,8 mm, em 2009.
Apesar do balanço positivo de chuvas, o sistema seguiu perdendo água durante a estação e ainda está operando no volume morto.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...