Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, novembro 26, 2015

Amazônia tem aumento de 16% no desmatamento em relação a 2014



Sistema Prodes detectou 5.831 km² de devastação.
MT, AM e RO puxaram aumento no ritmo das derrubadas.

Do G1, em São Paulo
Imagem divulgada pelo Ministério do Meio ambiente mostra as principais áreas de desmatamento da Amazônia (Foto: Ministério do Meio Ambiente/Divulgação)Imagem divulgada pelo Ministério do Meio ambiente mostra as principais áreas de desmatamento da Amazônia (Foto: Ministério do Meio Ambiente/Divulgação)
 
O Ministério do Meio Ambiente divulgou na tarde desta quinta-feira (26) os dados oficiais do desmatamento da Amazônia do sistemas Prodes, medidos entre agosto de 2014 e julho de 2015 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Houve aumento de 16% em comparação ao ano anterior (crescimento de 5.012 km² para 5.831 km²), e os estados de  Amazonas (54%), Rondônia (41%) e Mato Grosso (40% de aumento) foram os que mais puxaram para cima esse aumento.

Segundo a ministra Izabella Teixeira, há ilegalidades acontecendo em determinadas regiões do Amazonas e a pasta estuda a criação de novas unidades de conservação para conter as derrubadas.

Prodes 2015 (Foto: Editoria de Arte/G1)

O Pará, que é o estado que mais desmata a Amazônia em números absolutos, manteve seu índice estável em relação ao ano anterior, ainda que em um patamar alto (1881 km²).

 A ministra disse que notificará os governos de MT, AM e RO para darem explicações sobre o que está acontecendo.

O anúncio do aumento do desmatamento acontece às vésperas da Conferência do Clima da ONU, a COP 21, em Paris, onde o Brasil participará das negociações por um acordo global de redução das emissões dos gases de efeito estufa.

O desmatamento, historicamente, é o maior fator causador de emissões no Brasil. Somente este ano anunciou-se que a geração de energia pode ter chegado ao mesmo patamar da devastação.

Diferenças entre sistemas

Existem diferentes sistemas de monitoramento do desmatamento da Amazônia. 


Todos eles são feitos por técnicos que observam imagens de satélite seguindo diferentes metodologias. 

O Prodes, divulgado nesta quinta, é o dado oficial anual, mais preciso. 

O Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real) é produzido mensalmente pelo Inpe e, como é mais rápido, não se destina a medir áreas, mas detectar focos de derrubadas de floresta para que as autoridades sejam acionadas a tempo.

Cerrado desmatado

Na quarta-feira, foram divulgados pelo governo os dados do Terraclass Cerrado 2013, projeto destinado ao mapeamento do uso da terra e da cobertura vegetal desse outro bioma, também com dados coletados pelo Inpe.


 Os resultados revelam que 54,5% do cerrado mantém sua vegetação natural.

 As áreas de pastagens ocupam 29,5% do bioma, enquanto a agricultura anual representa 8,5% e as culturas perenes, 3,1%, totalizando 41,1% do uso da terra.

Equipes de fiscalização têm encontrado áreas abertas na mata com toras de madeira extraída ilegalmente da reserva (Foto: Fiscalização/Divulgação)Fiscalização de desmatamento em Mato Grosso (Foto: Fiscalização/Divulgação)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...