Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, novembro 20, 2015

Ao menos 3 tornados atingiram cidade do Paraná, diz pesquisadora

Mais de 7,5 mil pessoas foram atingidas em Marechal Cândido Rondon.

Diâmetro do funil que tocou o chão pode ter sido de 1 Km, diz estudiosa.

Fabiula Wurmeister Do G1 PR
 
Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, foi atingida por uma “família de tornados” na tarde de quinta-feira (19), não por apenas um, aponta a professora e geógrafa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Karin Hornes. 

Ainda de acordo com a pesquisadora, ao menos três tornados se uniram próximo ao Centro da cidade, onde foram registrados os maiores estragos. 

Neste ponto, destaca, ganhou força e estima-se que o diâmetro do funil de vento que tocou o chão chegou a um quilômetro.

“Os tornados não são raros no Paraná

O estado faz parte de um corredor deste tipo de fenômeno no país e no continente. 

Isto é muito comum. 

O que acontece agora é que os registros são mais frequentes porque o acesso a telefones celulares com câmeras e máquinas fotográficas é mais fácil”, completou a coordenadora de pesquisas que monitoram o fenômeno na região.

Ainda na quinta-feira, o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Hamilton Carvalho explicou que apesar de a estação do Paraná não ter captado o tornado em Marechal Cândido Rondon, foi possível identificar o fenômeno pelas imagens, pela formação de nuvens favoráveis - do tipo funil que tocam o chão -, e pelo registro de ventos e quantidade de chuva.

De acordo com o Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar), os ventos na cidade passaram dos 115 km/h.

 E, conforme levantamento da Defesa Civil, mais de 7,5 mil pessoas foram atingidos. 

O levantamento indica ainda que 1,5 mil residências e estabelecimentos comerciais foram danificados, principalmente na região sul da cidade. 

Até o início da tarde, 20 pessoas permaneciam desabrigadas. 

Tanto o fornecimento de água como o de energia foram prejudicados. 

A estimativa do município é que os prejuízos passem de R$ 40 milhões.

O governador Beto Richa visitou a região no início da tarde desta sexta-feira.

 
Ventos fortes também atingiram ao menos 14 cidades de Santa Catarina.

 Na zona rural de Chapecó, o Inmet confirmou que houve a passagem de um tornado. 

Segundo o instituto, ainda não é possível determinar a intensidade do fenômeno catarinense. No Rio Grande do Sul, um temporal destruiu uma casa e causou prejuízos para pelo menos 20 famílias.

Para evitar danos ainda maiores, Karin alerta que as pessoas jamais devem se dirigir para o vórtice do tornado – ponto onde a nuvem em funil se aproxima e toca o chão. 

“As pessoas devem se afastar de árvores e de objetos como vasos, portas e janelas de vidro, por exemplo, e procurar imóveis mais resistentes como os com cobertura de laje, e se proteger nos cantos.”

Após tornado, ruas ficaram cheias de restos de árvores em Marechal Cândido Rondon (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marechal Cândido Rondon)Após tornado, ruas ficaram cheias de restos de árvores em Marechal Cândido Rondon (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marechal Cândido Rondon)
 
Doações

Com a destruição de centenas de casas, muitas pessoas perderam móveis e roupas e tiveram que procurar abrigo em outros locais. 


Órgãos estão organizando campanhas de arrecadação de donativos como água, alimentos, colchões e roupas para os atingidos.

Os donativos podem ser entregues na Casa Cultural junto ao Parque de Exposições. 

Quem não tiver condições de leva-los até o local pode telefonar para o número (45) 3254-4585, do Rotary Club.

A prefeitura também está disponibilizando espaço no centro de eventos para as empresas que foram afetadas poderem guardar maquinários e produtos.

Já quem precisar de ajuda para o corte de árvores ou para a desobstrução de vias públicas, pode ligar para o telefone (45) 3284-3006. 

O Ecoponto está aberto para receber galhos e entulhos.

Vários galhos de árvores ficaram caídos em rua de Marechal Cândido Rondon  (Foto: Vanessa Mendes)Vários galhos de árvores ficaram caídos em rua de Marechal Cândido Rondon (Foto: Vanessa Mendes)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...