Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, novembro 29, 2015

Conferência em Paris discute formas de reduzir as pegadas de carbono

O que é o carbono? E a pegada de carbono?
E você sabe como é que isso influencia o aquecimento da Terra?

Nélson AraújoPiracicaba, SP


O clima anda mudado e há previsões de que vai ficar pior ainda.

A partir de segunda-feira (30), representantes de 195 países se reúnem em Paris para tratar do aquecimento global. 

A ideia é que cada país, voluntariamente, apresente planos para reduzir as suas pegadas de carbono.

Você sabe o que isso? 

Até que ponto você está envolvido? As suas próprias pegadas de carbono, você conhece?

É na margem esquerda do Rio Piracicaba que fica a centenária Esalq, a Escola de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo.

E cabe ao Cena, Centro de Energia Nuclear na Agricultura, as investigações sobre pegadas de carbono.
 

 
Para ajudar a entender o que vem a ser pegada de carbono, vamos começar com um item de recordação na história da humanidade.

Para quem tem mais de 30 anos, a palavra carbono lembra imediatamente o papel carbono, que muito antes da popularização das impressoras, das máquinas de reprodução de documentos, era usado para fazer cópias.

Ele foi chamado de papel carbono porque, originalmente, era feito com negro de fumo, o pozinho que fica grudado nas chaminés.

Este pozinho tem uma substância básica da vida que é o carbono, presente no carvão, no grafite, num diamante, num copo de leite, num punhado de milho.

Carbono que está em todos nós.

O professor e pesquisador Carlos Cerri é uma autoridade mundial em assuntos do clima e acaba de ganhar o prêmio “Heróis da Revolução Verde”, por ocasião dos 70 anos da FAO.

Ele explica que se você quiser “ver” o carbono, basta olhar para o céu e imaginá-lo, pois, ele é invisível, mas pode ter certeza de que ele está aí, junto com o nitrogênio, o oxigênio e tantos outros elementos suspensos no ar.

E eles têm o hábito de se agregar para formar gases.

Uma partícula de carbono junto com duas de oxigênio formam o CO2, o gás carbônico.

E é retirando o CO2 do ar que as plantas conseguem crescer, explica o professor
Cerri.


Quando morre, seja porque foi comida, virou lenha, foi queimada, a planta devolve o carbono para o ar, que assim se reintegra, junto com os outros gases, à também invisível capa protetora que aquece o nosso planeta.

Funciona assim: os raios solares batem na Terra e voltam para o espaço, mas uma pequena parte deles é barrada pela camada de gases e é refletida para terra outra vez, já como energia térmica.

Não fosse esse, digamos, cobertor de gases, a Terra seria gelada, sem vida.

É o tal do efeito estufa que, ultimamente, entrou em desequilíbrio, porque a temperatura global está aumentando.


Quando pensamos que a temperatura global pode aumentar em dois graus centígrados, pode não parecer muito, mas isso se refere a temperatura média, então, tem lugar frio do
planeta que pode esquentar e tem lugar quente que pode virar um inferno.


Os trópicos vão sofrer mais, plantas, bichos e gente poderão não suportar, sem contar o aumento dos eventos climáticos extremos, como as chuvas e secas intensas, que impactam diretamente a agricultura.

A Terra já passou por várias mudanças climáticas, mas segundo os cientistas, esta é a primeira vez que uma alteração importante pode acontecer provocada pelo homem. 

Toda ação humana causa impacto, portanto, há de haver responsáveis.

 Em uma casa em Piracicaba, o repórter Nelson Araújo encontrou uma pessoa que deve figurar na lista dos que causam o aquecimento global.

Assista ao vídeo com a reportagem completa e saiba quem é e o que ele, assim como nós temos a ver com as pegadas de carbono e o aquecimento global.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...