Para os novos licenciados em Ciências
da Computação e Ciências Naturais da Universidade Federal Rural da Amazônia
(Ufra), polo Parauapebas, a última sexta-feira (20) foi inesquecível.
A colação
de grau dos formandos, que fizeram o curso por meio do Plano Nacional de
Formação de Professores de Educação Básica (Parfor), ocorreu no plenário da
Câmara Municipal de Parauapebas.
“Lembro o quanto todos nós
lutamos durante esses cinco anos e passamos por dificuldades. Abrimos mão das
nossas férias e até da nossa família”, ressalta Maria Tereza Vasconcelos, diretora
da Escola Municipal Domingos Cardoso e concluinte do curso de Ciências da
Computação.
As duas turmas, formada
por 40 universitários, iniciaram as aulas em 2011.
Maria
Suely Dias, que atualmente leciona para alunos do 1º ciclo da Escola Municipal
Indígena Bep Karoti Xikrin, é a mais nova graduada em Ciências Naturais.
Educadora
há mais de 12 anos, o diploma vem para fortalecer sua prática.
“Estou muito feliz,
de poder chegar até aqui e concluir mais uma etapa para minha vida
profissional, pretendo continuar meus estudos e quero me especializar em gestão
ambiental”, revela.
Várias autoridades estiveram
presentes à cerimônia: o pró-reitor de ensino da Ufra, Marcel Botelho; a
vice-diretora do campus da Ufra em Parauapebas, Enestina Ribeiro; a
coordenadora geral do Parfor na Ufra, Nazaré Marcel; o coordenador do Parfor em
Parauapebas, Sérgio Augusto.
Na ocasião, o assessor de
comunicação da Prefeitura de Parauapebas, Sérgio Ramos, representou o prefeito
municipal, Valmir Mariano, e a secretária de Educação, Leila Lobato.
“A
educação é um dos principais fatores que propiciam o desenvolvimento das nações
e deve ser o pilar de um município, de um país. Por acreditar nessa premissa é
que o governo municipal instituiu como um dos seus pilares a Educação.
Com
certeza, esta noite, estão sendo licenciados grandes educadores, que vão fazer
a diferença na educação de Parauapebas”, destacou Sérgio Ramos.
PARFOR
O Parfor tem como objetivo ofertar
educação superior, gratuita e de qualidade a professores em exercício na rede
pública da educação básica, para que estes profissionais possam obter a
formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e contribuam
para a melhoria da qualidade da educação básica no país.
Texto:
Luzandra Vilhena- Ascom/Semed
Fotos:
Anderson Souza- Ascom
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