Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, novembro 23, 2015

Ponte do Moju será reaberta em dezembro

Um grupo de operários termina de assentar o concreto dos dois tabuleiros de 36 metros, sustentados por vigas de 21 toneladas 
Da Redação
Agência Pará de Notícias















 




























   

O barqueiro João “Katirina” observa as águas do Rio Pará com olhos de despedida.

 Há quase dois anos, ele cruza diariamente os 500 metros de margem a margem, transportando passageiros.

É o seu ganha-pão desde o acidente que destruiu o pilar 14 e fraturou a ponte Moju-Cidade em março de 2014. 

Nesse período, “Katirina” assistiu de perto ao renascimento do elevado, cuja reabertura está prevista para daqui a um mês.

O barqueiro chegou a fazer 30 viagens por dia, em rota paralela ao percurso das três balsas contratadas pelo Governo do Estado para garantir a travessia dos veículos com o menor tempo de espera possível.

O trabalho fez bem ao barqueiro.

Ele acabara de perder o emprego quando a ponte ruiu. Usou o dinheiro da indenização para comprar o barco e, com a renda das viagens, já construiu casa e fez um pé-de-meia. 

Agora, com a ponte restaurada, está pronto para dar outra guinada na vida.

“Vou vender o barco, comprar um carrinho, fazer uma viagem com a família e já tenho um emprego me esperando na volta”, conta entusiasmado, sem tirar os olhos da ponte. 

Lá no alto, 26 metros acima do rio, um grupo de operários termina de assentar o concreto dos dois tabuleiros de 36 metros, sustentados por vigas de 21 toneladas, que se unem sobre o novo pilar 14.  

Próxima do fim, a obra marcou a paisagem do Moju e se encerra sem acidentes, consolidada em meio a uma operação de engenharia e logística jamais vista na Amazônia, com uso de tecnologia de ponta, equipamentos gigantescos e fases de extrema dificuldade.

Meio ambiente - A obra restaura a integridade da Alça Viária, mais importante via de ligação entre a região metropolitana e as rodovias de acesso ao sul do Pará e à região portuária de Barcarena.

O longo prazo de execução se justifica pelo cuidado especial com o meio ambiente. 

Pontes são destruídas e reconstruídas com rapidez em outros cenários, com o uso corrente de dinamite. 

Essa hipótese, porém, foi descartada desde o começo pelo próprio governador Simão Jatene, que recomendou aos técnicos envolvidos a solução de menor impacto ambiental possível, ainda que mais demorada.

Por isso, a reconstrução só começou após a apresentação do estudo de impactos e do plano de contingenciamento, prevendo medidas de segurança para não assorear com entulho o Rio Pará nem ameaçar a flora e a fauna da região, além de garantir absoluta segurança aos operários.

Daí a necessidade de construir o pórtico de sete metros de altura, chamado A-Frame, utilizado para cindir as peças de concreto de 190 toneladas que ficaram pendentes após a fratura da ponte.

A obra - O projeto de reconstrução começou pelo escoramento da estrutura remanescente. 

Em seguida, foram retiradas do leito do rio todas as ruínas de concreto, com o auxílio de mergulhadores.

 A partir daí, vieram as fases mais delicadas: a instalação do A-Frame no topo da ponte, a articulação das “línguas” de concreto para o corte e a retirada, a desconstrução dos tabuleiros afetados pelo choque da balsa, a reconstrução do pilar 14 e reforço das demais colunas e, finalmente, a restauração das lajes maciças de concreto sobre as quais, na semana que vem, começa a ser finalizada a pista para tráfego de veículos.

Paulo Silber
Secretaria de Estado de Comunicação

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...