Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, dezembro 04, 2015

Mineradora Samarco vai garantir empregos até março, diz MPT

Empresa também se comprometeu a manter funcionários terceirizados.
Pescadores e produtores rurais afetados por rejeitos serão indenizados.

Do G1 MG com informações do MGTV
Equipe de resgate trabalha em área tomada pela lama após rompimento de barragens da mineradora Samarco  (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)Equipe de resgate trabalha em área tomada pela lama após rompimento de barragens da mineradora Samarco (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)
 
Em reunião feita na tarde desta sexta-feira (4) no Ministério Público do Trabalho, em Belo Horizonte, a Samarco, cujas donas são Vale e BHP Billiton, se comprometeu a manter seus funcionários e empregados terceirizados até o dia 1º de março de 2016.


Também foi acordado o pagamento de um salário mínimo, mais 20% por dependente, e uma cesta básica para todos os que tiveram a renda comprometida pela tragédia, como pescadores e pequenos produtores rurais.

Segundo o Ministério Público do Trabalho, 11 mil famílias deverão ser beneficiadas.

O pagamento começará a ser feito no dia 11 de dezembro e será retroativo ao dia 5 de novembro, data do rompimento da barragem de Fundão.

A Samarco tem 1586 empregados diretos em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, e 1274 funcionários em Anchieta, no Espírito Santo, além de escritórios em Belo Horizonte e Vitória.

Cerca de 2,4 mil terceirizados, de 50 empresas, trabalham na mineradora.

O rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, liberou mais de 30 milhões de m³ de rejeitos, destruindo o vilarejo de Bento Rodrigues e atingindo vários outros distritos da cidade.

Cerca de 35 municípios mineiros foram afetados pelo "mar de lama", segundo o governo estadual. 

Os rejeitos também contaminaram o Rio Doce, comprometendo atividades econômicas, especialmente a de pescadores que vivem do rio.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...