Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, dezembro 01, 2015

Supremo rejeita queixa de Lula contra Caiado por ataques no Facebook

Senador disse que ex-presidente é 'bandido frouxo' e roubou Petrobras.
Para maioria da Turma, frases estão protegidas por imunidade parlamentar.

Renan RamalhoDo G1, em Brasília
O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta terça-feira (1º) duas queixas apresentadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) por ataques publicados no Facebook.

Em duas postagens na rede social, o parlamentar disse que o petista tem "postura de bandido frouxo" e que temia "ser preso pelos malfeitos que cometeu".

Por 3 votos a 1, a Primeira Turma do STF decidiu que as frases escritas por Caiado estão protegidas pela chamada imunidade parlamentar, prerrogativa da Constituição segundo a qual senadores e deputados são "invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos". 


Com a decisão, o caso é arquivado, mas cabe recurso.
Nas queixas, a defesa do ex-presidente acusou o senador de calúnia (imputar crime a alguém falsamente), difamação (imputar fato ofensivo) e injúria (ofender a dignidade e o decoro), todos crimes com penas de até dois anos de prisão e multa.

 Nas peças, alegou que as frases não tinham relação com o exercício do mandato, foram postadas na página pessoal do senador e são falsas, já que Lula não é responde a nenhuma ação penal na Justiça.

Na tribuna, o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, disse que as publicações são altamente "ofensivas à honra e à imagem do ex-presidente" e que a não responsabilização do senador lhe daria "carta branca" para ofender pessoas.


"O querelante [Lula] não responde a qualquer ação penal e muito menos foi condenado em uma ação penal.

 Essa situação é evidente para mostrar que o querelante, seja um ex-presidente, seja um cidadão, não pode ser chamado de bandido frouxo ou ser imputado de roubar a Petrobras", disse o advogado.

Mensagens

 
Na primeira mensagem, publicada em fevereiro deste ano, Caiado escreveu que "Lula tem postura de bandido. 


E bandido fouxo!". Noutro trecho, postou que "Lula e sua turma foram pegos roubando a Petrobras" e que "quer promover a instabilidade democrática de forma idêntica ao que ocorre na Venezuela".

Quatro meses depois, Caiado voltou a atacar o ex-presidente no Facebook.


 Escreveu que Lula havia apresentado um habeas corpus preventivo "temendo ser preso pelos malfeitos que cometeu". 

"Lula 'Brahma' quer escapar da responsabilidade no escândalo do Petrolão/Lava Jato".

 Era uma referência a ação protocolada em junho na Justiça por um consultor sem relação com o ex-presidente para impedir uma eventual prisão.

Relator das queixas, o ministro Edson Fachin, criticou o teor das mensagens, mas disse que elas estão dentro da imunidade parlamentar. 



"Embora reprovável e lamentável o nível rasteiro com o qual as críticas da suposta conduta do ex-presidente da República foram feitas pelo querelado, [...] entendo que as declarações guardam pertinência com a atividade parlamentar."

Ele foi acompanhado pelos ministros Luiz Fux e Rosa Weber. 


Único a divergir, Marco Aurélio afirmou que Caiado "pegou pesado".

 "Foram falas proferidas contra um ex-presidente da República, duas vezes eleito pelo povo brasileiro", disse o ministro.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...