Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, fevereiro 28, 2016

Empresa reconhece ter minimizado gravidade da situação em Fukushima

Desastre na usina nuclear aconteceu em em março de 2011.
Técnicos levaram três meses para retomar o controle do complexo.

Da France Presse

Vista áerea da usina de Fukushima, em foto de arquivo feita no dia 20 de agosto, mostra os tanques com água contaminada na parte inferior da imagem. (Foto: Kyodo/Arquivo/Reuters)Vista áerea da usina de Fukushima, em foto de arquivo de 2013, mostra os tanques com água contaminada na parte inferior da imagem. (Foto: Kyodo/Arquivo/Reuters)
 
Cinco anos após a catástrofe de Fukushima, a operadora da usina nuclear, a Tokyo Electric Power (Tepco), reconheceu ter minimizado a gravidade do estado dos reatores ao não admitir rapidamente que três estavam em fusão.

O desastre aconteceu em em março de 2011.

"Nos desculpamos profundamente por ter afirmado, por erro, que nada permitia determinar uma fusão em curso no núcleo dos reatores", declarou um porta-voz da Tepco em entrevista coletiva nesta quinta-feira.

A operadora Tokyo Electric Power (Tepco) esperou dois meses, até maio de 2011, para utilizar a palavra fusão, mas a companhia já dispunha de informações que permitiam determinar que este processo estava em curso dias após 11 de março, quando um tsunami provocado por um terremoto de 9 graus de magnitude devastou a usina nuclear.

A situação se tornou quase incontrolável nas instalações inundadas, com a eletricidade cortada e os sistemas de resfriamento de combustível nuclear detidos. 

Os núcleos de três dos seis reatores de Fukushima Daiichi se fundiram.

Os técnicos levaram três meses para retomar o controle do complexo e mais seis meses para decretar que a situação estava estabilizada.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...