Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, fevereiro 26, 2016

PGR pede à Suíça aval para denunciar Cunha por evasão de divisas

Caso está no STF depois que Suíça transferiu apuração para o Brasil.

Autorização é necessária porque evasão de divisas não é crime na Suíça.




Camila Bomfim e Mariana OliveiraDa TV Globo, em Brasília







A Procuradoria-Geral da República mandou para a Suíça um pedido de autorização para denunciar o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pelos crimes de evasão de divisas e sonegação fiscal em razão de movimentação irregular nas contas atribuídas a ele na Suíça.
As contas já são investigadas em inquérito no Supremo Tribunal Federal, aberto após a Suíça transferir a apuração sobre Cunha para o Brasil.
O Ministério Público brasileiro precisa da autorização para denunciar o deputado porque evasão de divisas e sonegação não são considerados crimes pela legislação suíça, ao contrário do que é previsto na lei do Brasil.
Essa é a primeira vez que esse pedido de autorização para denunciar é feito na história da cooperação internacional entre os dois países.
 
Isso está acontecendo porque a Suíça abriu mão da jurisdição, ou seja, decidiu passar a investigação para o Brasil.
A Suíça agora terá que responder se dá aval para que Cunha seja processado por esses crimes. 

Se a autorização não for concedida, ele ainda poderá ser denunciado por corrupção.
Entenda as suspeitas
 
O deputado é suspeito de usar contas na Suíça para receber propina decorrente de um contrato da Petrobras no Benin.

Há quatro contas na Suíça atribuídas ao parlamentar. 
Em uma delas, o MP suíço identificou um depósito de 1,3 milhão de francos suíços, que, segundo as investigações, é resultado de propina num contrato de exploração de um campo de petróleo em Benin, na África.
Em outra conta atribuída a Cunha, foi identificada a transferência de US$ 1,050 milhão para a conta de Cláudia Cruz. 
A suspeita é que, como as contas não foram declaradas, elas tenham sido usadas para lavagem de dinheiro oriundo de corrupção.
Cunha já é alvo de outro inquérito, no qual foi denunciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em razão de suposto recebimento de propina de R$ 5 milhões, valor que teria sido desviado de um contrato de navios-sonda da Petrobras. 
Essa denúncia será analisada na próxima semana no plenário do Supremo.
O deputado tem afirmado nunca ter recebido "qualquer vantagem de qualquer natureza, de quem quer que seja, referente à Petrobras ou a qualquer outra empresa, órgão público ou algo do gênero". 
Cunha diz que não tem contas bancárias nem é proprietário, acionista ou cotista de empresas no exterior. 
Ele admite, porém, ser "usufrutuário" de ativos mantidos na Suíça e não declarados à Receita Federal e ao Banco Central.
18/02/2016 - O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, em Brasília (Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil)18/02/2016 - O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, em Brasília (Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...