Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, fevereiro 28, 2016

Polícia indicia suspeitos de corrupção e lavagem de dinheiro em Furnas, Rio

Empresários e políticos fariam parte de esquema semelhante ao do Mensalão.


Delegada diz que esquema era praticado entre 2000 e 2004.

Do G1 Rio

A Delegacia Fazendária do Rio indiciou sete suspeitos, entre empresários, lobistas e políticos, por crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro no esquema semelhante ao “Mensalão”, montado na companhia estatal Furnas Centrais Elétricas, no caso de ficou conhecido como a “Lista de Furnas”.

Segundo a delegada Renata Araújo, titular da especializada e responsável pelas investigações, neste sábado (27) foi enviado ao Ministério Público Estadual o inquérito que indicia o ex-deputado federal Roberto Jefferson por crime de lavagem de dinheiro, assim como os lobistas Nilton Antônio Monteiro, Pedro Pereira Terra, Walter Annicchino, Sérgio José Annicchino, Dieikson Barbosa e Ademir Carnevalli Guimarães, pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

A delegada Renata Araújo concluiu que o esquema de lavagem de dinheiro praticado entre 2000 e 2004 foi reproduzido em Furnas pelo então diretor de Planejamento, Engenharia e Construção, Dimas Fabiano Toledo, beneficiado pela prescrição do crime, por ter idade acima de 70 anos.

Segundo o relatório da delegada titular da Delfaz, que contém de 38 páginas  e que foi enviado ao MPE junto com as 28 caixas do inquérito que começou na Justiça Federal, há provas de um esquema de arrecadação de propinas.

 O esquema era feito mediante superfaturamento de obras e serviços junto a empresários que desejavam contratar Furnas, que se destinavam tanto ao financiamento ilegal de campanhas políticas, como ao enriquecimento ilícito de agentes públicos, políticos, empresários e lobistas.

Inicialmente atribuição da Justiça Federal, a ação passou para Justiça do Estado do Rio  pelo fato de Furnas ser uma empresa de economia mista e o desvio de recursos públicos, conforme o MPF, ocorreu na contratação de empresas para fazer obras nas usinas termoelétricas em São Gonçalo e Campos, no Estado do Rio de Janeiro

Os valores desviados, que seriam usados em campanhas eleitorais na época, foi calculado em  R$ 54,9 milhões, pelo Ministério Público Federal.

"Analisamos 28 caixas de documentos, um volume muito grande de provas e depoimentos encaminhamos tudo ao MPE, inclusive o meu relatório indiciando sete pessoas por crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro", explicou  a delegada Renata Araújo.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...