Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, fevereiro 24, 2016

Vale anuncia fim de greve em mina de carvão de Moçambique

Empresa não atingiu performance financeira necessária e não pagou bônus.

Funcionários em Minas Gerais também protestaram.

Da Reuters

Um porta-voz da mineradora disse que os 1.400 funcionários, que abandonaram os trabalhos há pouco mais de uma semana, encerraram a greve na sexta-feira.

A Vale disse que nenhum de seus trabalhadores no mundo recebeu bônus porque a empresa não atingiu a performance financeira necessária no ano passado devido aos preços em queda das commodities.

No Brasil, o não pagamento de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) tem gerado protestos de funcionários de minas de minério de ferro em Minas Gerais, nesta semana.

Na quinta-feira, a companhia deverá publicar os resultados financeiros do quarto trimestre de 2015. 

Analistas acreditam que o resultado poderá apresentar melhora ante o mesmo período do ano passado, mas ainda será fraco.

Histórico de movimentos

Na terça-feira, sete minas da companhia e dois terminais ferroviários, nas cidades mineiras de Nova Lima e Itabirito, tiveram seus portões bloqueados por manifestantes para a entrada de funcionários de manhã até o início da tarde, segundo a Vale.

O Sindicato Metabase Belo Horizonte, que representa as minas na região, disse à Reuters que a produção das unidades foi afetada, embora não tenha informado o volume.

 A Vale ainda não respondeu se confirma o impacto na extração.

As minas impactadas pelo movimento na terça-feira foram Mutuca, Capão Xavier, Tamanduá, Capitão do Mato, Mar Azul, Vargem Grande e Pico.

O Metabase Belo Horizonte diz que a greve foi suspensa temporariamente, aguardando negociações com a Vale.

Em meados de fevereiro, cerca de 1.400 trabalhadores da mina de Moatize, em Moçambique, também entraram em greve devido ao não pagamento de PLR.

Fonte: :RFI   Vozes do Mundo
                           Português

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...