Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, fevereiro 24, 2016

"Vale" pior multinacional do mundo teve eco em Moçambique


Por


mediaChegada à Beira de um carregamento de carvão proveniente de MoatizeRádio Moçambique

A empresa mineira brasileira Vale obteve a 27 de Janeiro de 2012 no Fórum económico mundial de Davos, na Suíça, o prémio de pior multinacional do mundo. 

O grupo brasileiro implantado no centro de Moçambique tem estado a ser contestada pelas violações dos compromissos assumidos com a população local.

Aquele que é conhecido como o prémio "Nobel" da vergonha corporativa mundial coube em 2011 à empresa mineira brasileira Vale no "Public Eye Awards".

O prémio de pior multinacional foi entregue em Davos, na Suíça, durante o Fórum económico mundial.

A empresa brasileira tem estado envolta em polémica também em Moçambique onde está implantada no centro do país em Cateme, distrito de Moatize, província de Tete.

A 10 de Janeiro deste ano os populares reassentados devido à exploração mineira da Vale manifestaram-se contra as condições em que foram realojados denunciando o não cumprimento dos compromissos assumidos pela multinacional, protesto que levara à intervenção da polícia moçambicana.


Jeremias Vunjanhe, assessor de imprensa da ong moçambicana "Justiça ambiental" reage à atribuição deste prémio alegando que tal confirma todas as denúncias feitas contra a actuação da Vale em Moatize.

Fonte :RFI   Vozes do Mundo
                               Português

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...