O ex-prefeito e ex-senador Saturnino Braga (PT-RJ)  acaba de lançar um sinal de alerta: se a radicalização política chegar ao ponto de "paralisar a economia" e jogar "toda a atividade brasileira no chão", os militares podem entrar em cena. 

Em entrevista que a Globonews reexibirá neste sábado, às 8:30 da manhã e às 16:30, o senador deixa perguntas no ar: "Quem é que pode desempatar uma guerra interna? Você acha que os militares vão ficar paralisados?"

Aos 84 anos, o  ex-senador faz uma defesa apaixonada da política - numa época em que políticos sofrem de uma rejeição quase generalizada. 

Diz que não vai se desfiliar do PT, porque, se saísse do partido numa hora de crise aguda como esta, seria chamado de oportunista.

Dá um conselho a Dilma Rousseff: diz que a presidente precisa lançar uma cruzada em busca de entendimento com as lideranças da sociedade, porque o diálogo com os partidos anda radicalizado. 

Faz este julgamento da presidente: diz que ela é uma mulher de "caráter límpido" e honesta que não sabe manejar as peças do xadrez político.

É duro com o atual Congresso: concorda que é o pior já eleito. 

Não vê, no cenário político, nenhum nome em quem possa apostar as fichas para a Presidência da República. 

Duvida que Lula, "se puder", vá se candidatar, porque o ex-presidente correria o risco de jogar fora o capital que acumulou quando estava no poder.

Uma revelação sobre os bastidores do poder: o ex-senador diz que, assim que assumiu a Prefeitura do Rio, recebeu um recado das empreiteiras. 

Em resumo: o recado dizia que era praxe as empreiteiras encaminharem ao prefeito, para suas "atividades políticas", um percentual do faturamento obtido com obras. 

Saturnino deveria dizer se mantinha a velha praxe ou se sugeria algum outro percentual. 

O prefeito mandou dizer que não aceitava a oferta - mas, quando chegasse a época das eleições, iria, sim, pedir ajuda das empreiteiras para a campanha.

É uma declaração rara entre políticos que exercem ou exerceram cargos executivos: a admissão de que recebeu ofertas.

Aqui, o trecho em que o ex-prefeito revela seus mais preocupantes temores sobre o desfecho da atual crise política:

GMN: A curto prazo, o que o senhor acha que pode acontecer com essa crise política? Qual é o desfecho?
 

Saturnino Braga: "O desfecho pode ser processual, no Congresso, com um impeachment; pode ser o governo da presidenta Dilma conseguindo recompor a maioria - com Lula ajudando; pode ser a continuação desse atrito aí; pode ser um confronto de rua lamentável - que pode ocorrer; pode haver uma guerra. 

E uma guerra me lembra de cinquenta e dois anos atrás:1964. Porque 1964 foi uma guerra. Ali, houve um confronto. E nenhuma das duas partes em confronto, aqui pra nós, tinha apreço pela democracia,. 

A esquerda queria realmente fazer a revolução brasileira. E a direita - os americanos, muito especialmente - no auge da Guerra Fria, não podia tolerar uma segunda Cuba no continente do tamanho do Brasil.

Era uma guerra. A sociedade brasileira não estava preparada para aquela guerra. E o que houve? 


Uma intervenção militar. O clima não permitia conciliação. Deu-se a guerra. E - da guerra - deu-se a intervenção militar. 

Se houver uma nova guerra aqui, quem é vai desempatar essa guerra? 

A minha preocupação é profunda, é enorme. Estou inibido. Não estou mais na linha de frente para atuar. Só para perceber e me preocupar profundamente".

GMN: Para ser bem direto: o senhor teme uma intervenção militar?
 

Saturnino Braga: "Temo. 

Porque os militares são pessoas formadas e educadas para "defender a pátria", como eles dizem, defender o Brasil. 

Se o Brasil é ameaçado por uma guerra interna, por uma radicalização que paralise a economia e jogue toda a atividade brasileira no chão, você acha que os militares vão ficar paralisados e assistindo a isso? Eu acho não".

GMN: Isso parece uma preocupação minoritária. Poucas pessoas falam a sério do risco de uma intervenção militar. Que indícios o senhor vê?

Saturnino Braga: "Não vejo nenhum indício. 


Vejo numa situação concreta que pode exigir um desempate a favor do Brasil. 

Quem é que pode desempatar uma guerra interna a favor do Brasil?".

GMN: Quando o senhor fala em guerra interna, o senhor se refere a conflitos de rua ?
 

Saturnino Braga: "A conflitos de rua e a situações inconciliáveis : uma obstrução das instituições. Pode haver baderna no Congresso; não funcionar mais a instituição. 

Pode haver invasão do poderes; muita coisa pode acontecer de grave, extremamente grave, num clima de tensão que está numa escalada que a gente não pode imaginar onde vai parar".

GMN: Se o senhor participasse um gabinete de crise e fosse convocado a Brasília par uma reunião de emergência no Palácio do Planalto, qual o primeiro conselho que o senhor daria a Dilma Rousseff?
 

Saturnino Braga: "Convoque a nação, convoque os líderes empresariais, os líderes sindicais, os líderes estudantis - enfim, as lideranças da sociedade - e procure um entendimento para encontrar a saída, porque, pelos partidos políticos, parece que que a coisa vai à guerra. 

E, na guerra, a gente não sabe o final".

GMN: Se a situação se agravar, a ponto de a presidente estar diante de duas opções - a renúncia ou enfrentar o impeachment - o que é que o senhor diria a ela?

Saturnino Braga: "O caminho da renúncia é sempre um caminho deprimente. 


É um caminho que tem conotações de diminuição e de redução da personalidade. 

Eu não daria a ninguém o caminho da renúncia. 

Já o caminho do enfrentamento cego também acaba em deposição. 

É preciso fazer o esforço da negociação com a sociedade, na medida em que negociação com os partidos políticos está muito fechada, muito complicada, muito radicalizada. 

Com as lideranças empresariais, lideranças sindicais, lideranças estudantis, lideranças da juventude, lideranças da mídia, é preciso buscar na sociedade a possibilidade de um entendimento, a viabilidade de um entendimento!".



COMENTÁRIO:


O Brasil está acéfalo, sem governabilidade, os partidos políticos contaminados com a cultura da corrupção, Legislativo e Executivo brasileiro aliados na corrupção para saquear a nossa nação, a única saída para recolocar o Brasil no caminho da moralidade, credibilidade perante as demais nações do mundo, segurança interna para a sociedade brasileira e os estrangeiros, dignidade e respeitabilidade para com os cidadãos e cidadãs brasileiros, só com a inevitável INTERVENÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRA. 

Com o retorno das FORÇAS ARMADAS comandando o nosso país, fecha-se o CONGRESSO NACIONAL temporariamente, PRENDE-SE TODOS OS POLÍTICOS COMPROVADAMENTE CORRUPTOS NA ESFERA FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL, QUE AINDA NÃO FORAM PUNIDOS PELA JUSTIÇA POR FORÇA DE RECURSOS IMPETRADOS POR SEUS ADVOGADOS, CONFISCA TODOS OS BENS DELES PARA RESSARCIR OS COFRES DA NAÇÃO, EXILANDO-OS PARA FORA DO BRASIL SEM DIREITO A RETORNO EM ÉPOCA NENHUMA.

EXTINGUE TODOS OS PARTIDOS POLÍTICOS QUE FORAM CONIVENTES COM SEUS FILIADOS CORRUPTOS, PORQUE SÃO OS PARTIDOS POLÍTICOS OS MAIORES RESPONSÁVEIS NA MANUTENÇÃO DE POLÍTICOS BANDIDOS NO PODER. 

ESTABELECE NOVAS REGRAS BASTANTE RÍGIDAS PARA ALGUÉM SE CANDIDATAR A QUALQUER CARGO PÚBLICO ATRAVÉS DE ELEIÇÕES GERAIS. 

RESTABELECE A ORDEM E A DISCIPLINA NO BRASIL, E DEPOIS CONVOCA ELEIÇÕES LIVRES DEVOLVENDO O COMANDO DO NOSSO PAÍS A SOCIEDADE CIVIL ATRAVÉS DE SEUS REPRESENTANTES POR MEIO DO VOTO DIRETO EM ELEIÇÕES GERAIS PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA, GOVERNADORES, PREFEITOS, DEPUTADOS, SENADORES E VEREADORES, E ESSE ÚLTIMO, SEM DIREITO A SALÁRIOS. 


Valter Desiderio Barreto.