Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, março 18, 2016

Janot foi avisado antes sobre divulgação de grampo de Lula


Orientação de procurador foi ‘procedimento padrão’ para retirada de sigilo.
Ele foi informado sobre o assunto na Suíça, mas sem detalhes, disse PGR.

 

Renan RamalhoDo G1, em Brasília
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, foi informado sobre as interceptações telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes que fossem reveladas publicamente, na última quarta-feira (16), de acodo com a assessoria da PGR.

O aviso partiu de procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato que investigavam o petista ainda na manhã de quarta, quando Janot estava em viagem oficial na Suíça.

Segundo a Procuradoria Geral da República, ao pedirem sua opinião sobre se o sigilo dos áudios deveria ser retirado, Janot orientou que fosse seguido o “procedimento padrão” que vem sendo adotado, isto é, a revelação das escutas.

Ainda segundo a assessoria da PGR, os procuradores e o próprio Janot ainda não conheciam o conteúdo integral das conversas nem o diálogo mantido por Lula com a presidente Dilma Rousseff.

Foi apenas informado que poderia haver autoridades com “foro privilegiado”, como ministros e parlamentares, também gravados nas conversas com o ex-presidente.

Gravação 'pode ter sido correta'
Nesta sexta-feira (18), durante entrevista em Paris, Rodrigo Janot afirmou que a gravação da conversa telefônica entre Lula e Dilma "pode ter sido correta".


Ele explicou que, como o alvo da interceptação era o ex-presidente, que à época da gravação ainda não era ministro e não tinha foro privilegiado, a presidente não era o "objeto da escuta".

"Pode ter sido correta, pode ter sido correta. 

Incorreto seria se a escuta tivesse sido determinada pelo juiz de primeiro grau, e não pelo Supremo Tribunal Federal, em linhas de telefone de uso da Presidência da República. 

Isso é incorreto. 

Só o Supremo pode fazê-lo", disse Janot.

"Eu não sei se houve interceptação da Presidência da República. 

Uma coisa é você ter um alvo que não tem prerrogativa de foro e a decisão judicial determinando a escuta deste alvo. 

As pessoas que ligam para este alvo não são objeto de escuta. 

O objeto de escuta é o alvo. 

Se as pessoas ligam para este alvo, a escuta que está em curso vai captar essa gravação. 

É assim que funciona", afirmou o procurador-geral.

Escuta.

Durante a entrevista, Janot também explicou que uma interceptação telefônica tem validade até que a empresa de telefonia seja notificada sobre a decisão judicial que põe fim ao grampo.


Segundo um documento da Polícia Federal, o diálogo entre Dilma e Lula foi interceptado às 13h32 de quarta. 

No entanto, Sérgio Moro havia determinado às 11h12 o fim das interceptações dos terminais telefônicos ligados ao ex-presidente.

"Você tem uma decisão judicial que interrompe uma intercepção telefônica. 

Então eu determino que seja interrompida a interceptação. 

Essa comunicação judicial, tem que haver uma intimação à empresa telefônica para que ela cesse a interceptação. 

Até a empresa ser intimada, a interceptação telefônica tem validade. 

Daí pra frente, não", afirmou Janot ao ser questionado sobre o horário da gravação da conversa entre Dilma e Lula.

"É isso que você tem que olhar, o horário correto. 

O fato do juiz determinar a suspensão, a empresa telefônica não vai adivinhar que houve essa suspensão", explicou o procurador-geral.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...