Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, abril 24, 2016

Israel liberta palestina de 12 anos após dois meses de detenção.

France Presse24/04/2016 12h52 - Atualizado em 24/04/2016 12h52

Palestina mais jovem a ser detida foi condenada por querer atacar israelenses.
Quase 100 palestinos com menos de 16 anos estão detidos no país.

Da France Presse
Pai abraça Dima al-Wawi, palestina mais jovem a ser presa em Israel, após sua libertação (Foto: Jaafar Ashtiyeh/AFP)Pai abraça Dima al-Wawi, palestina mais jovem a ser presa em Israel, após sua libertação (Foto: Jaafar Ashtiyeh/AFP)
 
Uma menina de 12 anos, a palestina mais jovem a ser detida por Israel, segundo o advogado de defesa, foi libertada neste domingo (24) depois de ter sido condenada a uma pena de prisão por querer atacar israelenses.

Após dois meses de detenção, Dima al-Wawi saiu da prisão em Israel e foi levada para um posto de controle em Tulkarem, norte da Cisjordânia ocupada, onde se reuniu com os pais.

A menina foi recebida com a família na sede do governo de Tulkarem, onde as autoridades palestinas denunciaram a situação dos prisioneiros palestinos em Israel.

Natural de Halhul, perto de Hebron (sul da Cisjordânia), a menor foi detida em 9 de fevereiro, quando os ataques com faca de palestinos, geralmente jovens e em várias oportunidades mulheres, eram quase diários.

O vídeo da detenção mostra a menina de uniforme escolar, se aproximando de uma colônia israelense na Cisjordânia. 

Ela foi interrogada pelo guarda armado na entrada da colônia antes que um morador, com trajes civis, retirasse a faca que transportava e a deixasse no chão até a detenção por parte de soldados.

Um tribunal militar, o único com competência nos territórios ocupados, pediu o indiciamento por "tentativa de homicídio com premeditação e posse de faca" e a condenou a quatro meses e meio de prisão, assim como a um mês e meio de prisão condicional, além do pagamento de uma multa de 8.000 shekels (1.900 euros).

Em 11 de abril, seu advogado, Tariq Barghouth, anunciou que o pedido de libertação antecipada para a menina, "a palestina mais jovem que já foi detida", havia sido aceito.

A lei israelense autoriza a justiça militar a julgar pessoas com mais de 12 anos, algo insólito no mundo, segundo o Unicef.

Atualmente, quase 450 menores palestinos estão detidos em Israel, quase 100 deles têm menos de 16 anos.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...