Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, abril 27, 2016

Secretária de Segurança do DF usa carro oficial para transportar familiares

Ação foi liberada pelo GDF há duas semanas; carros não têm identificação.
Casa Militar diz ver risco à secretária por ela ser civil e cuidar de presídios.

 

Mateus RodriguesDo G1 DF
 A secretária Márcia de Alencar ao lado do governador Rodrigo Rollemberg em solenidade em março passado (Foto: Mariana Costa/SSP-DF/Divulgação) A secretária Márcia de Alencar ao lado do governador Rodrigo Rollemberg em solenidade em março passado (Foto: Mariana Costa/SSP-DF/Divulgação)


O governo do Distrito Federal disponibilizou carros oficiais descaracterizados da Secretaria de Segurança Pública e membros da corporação para fazer o transporte da secretária da pasta, Márcia de Alencar, e de familiares dela. 

Há cerca de 15 dias, PMs designados pela corporação dirigem os carros que levam e buscam os filhos de Márcia para o colégio.

Saiba mais.

O custo da medida não foi informado. 

O chefe da Casa Militar, coronel Cláudio Ribas, afirmou que o uso da escolta foi autorizado após um estudo solicitado pela própria secretária, que também é responsável pelo sistema penitenciário do DF desde fevereiro.

"A secretária fez uma consulta para que a gente avaliasse a situação dela e dos filhos, principalmente. 

O decreto fala em 'autoridades designadas', não diz que isso vale só para governador e vice. 

Depois de ela ter assumido o presídio, a gente entendeu que ela corria risco e não teria essa tranquilidade para trabalhar", afirmou Ribas.

Presente nesta quarta a uma homenagem a policiais militares promovidos, Márcia não quis comentar o caso, revelado pelo site "Metrópoles", e disse apenas que o questionamento da medida se devia a "questões de gênero". 

O chefe da Casa Militar afirmou que o fato de ela ser a primeira secretária mulher a assumir a pasta pesou a favor da decisão.

Ela não é policial, civil ou militar. Não tem essa capacidade de reação que nós temos. 
 
A gente percebeu a necessidade, sim, porque os filhos poderiam correr risco de alguma represália por iniciativas que ela tome, seja em relação ao sistema prisional ou ao nosso dia a dia"
Coronel Cláudio Ribas, chefe da Casa Militar.
 
"Ela não é policial, civil ou militar. 

Não tem essa capacidade de reação que nós temos. 

A gente percebeu a necessidade, sim, porque os filhos poderiam correr risco de alguma represália por iniciativas que ela tome, seja em relação ao sistema prisional ou ao nosso dia a dia", diz.

O governador Rodrigo Rollemberg reforçou a mesma tese em conversa com jornalistas, minutos depois. 

"É absolutamente razoável que uma secretária de Segurança Pública mulher, civil, que dirige o sistema prisional tenha algum tipo de segurança para seus familiares, especialmente os menores de idade", declarou.

O coronel Ribas afirma que, até esta quarta, nenhuma ameaça tinha sido identificada de fato. 

A medida, segundo ele, é preventiva. 

"A gente não pode esperar que um fato ocorra, mas ocorre em todos os lugares do mundo. 

É normal que as autoridades, dependendo do posto, se houver uma postura mais incisiva em relação à criminalidade, recebam esse tipo de ameaça", diz.

Com o parecer favorável da Casa Militar, ficou a cargo da própria Secretaria de Segurança Pública montar o esquema de escoltas. 

Atualmente, o próprio PM responsável pela segurança também dirige o veículo descaracterizado, e precisa estar atento ao trânsito e a possíveis retaliações ao mesmo tempo. 

Ribas diz que a decisão é recente e, por isso, o esquema ainda pode ser avaliado.
A secretária Márcia de Alencar durante entrevista no dia 15 de abril (Foto: Valter Campanato/ABr) 
A secretária Márcia de Alencar durante entrevista em abril (Foto: Valter Campanato/ABr)


Além de Márcia, apenas Rollemberg e o vice-governador, Renato Santana, têm escolta militar permanente. 

A presidente da Agefis, Bruna Pinheiro, chegou a sofrer ameaças verbais no ano passado por causa de ações de desocupação de áreas públicas, mas, segundo a Casa Militar, o órgão não fez consulta semelhante.

O G1 questionou o Palácio do Buriti e a pasta de Segurança sobre o custo da medida e sobre o impacto causado pela retirada desses carros e militares do policiamento ostensivo, mas não recebeu retorno até a publicação desta reportagem. 

O GDF também não informou se os carros estão sujeitos ao racionamento de combustível determinado no início do mês para os veículos administrativos da PM, e não disse se atividades culturais e de lazer da família também são acompanhadas pela escolta.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...