Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, maio 16, 2016

Alunos anunciam que vão deixar primeiro colégio ocupado no Rio


 

 

 

 

 

 

  

 

 

Prefeito Mendes de Moraes será desocupado até o final do dia.
Chefe de gabinete trocou insultos com docente e foi chamado de 'fascista'.

 

Gabriel Barreira Do G1 Rio

Alunos do Colégio Estadual Prefeito Mendes Moraes, o primeiro a ser ocupado por alunos do Rio, em 21 de março, anunciaram nesta segunda-feira (16) que vão deixar o local ao longo do dia após terem algumas de suas reivindicações garantidas. 

Foram 56 dias de "resistência", nas palavras dos alunos, que citaram violências de movimentos de desocupação e até ameaças de morte.


Saiba mais:

As pautas atendidas, de acordo com a liderança do "Ocupa Mendes", são: exoneração do diretor da unidade, Marcos Madeira; fim do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) e a reunião da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) com os outros colégios ocupados. 

Outra reivindicação geral foi atendida pelos deputados na semana passada: um projeto de lei foi aprovado prevendo a eleição de diretores das escolas.

O grupo também anunciou o desligamento do comando geral do movimento Ocupa, mas afirmou também que "a luta continua" e que, se for necessário, voltarão ao local.


Chefe de gabinete é expulso.

Durante o anúncio da desocupação do primeiro colégio ocupado no Rio, o chefe de gabinete da Seeduc trocou insultos com uma professora e foi expulso pelos alunos aos gritos de "machista" e "fascista".


 Pouco antes, os estudantes anunciaram que deixariam o colégio após ter pautas atendidas.

O desentendimento começou depois que Caio Castro afirmou que a secretaria não apoiou o movimento de desocupação e foi ironizado. 

Ele mandou uma professora "calar a boca" e, apontando o dedo para ela, passou a ser hostilizado. 

Professores e alunos começaram a gritar "machista" e "facista" e pediram para que ele deixasse o colégio.

Conforme já havia sido anunciado, todos os colégios vão receber R$ 15 mil mensais para obras estruturais nas unidades. 

Ainda de acordo com a Seeduc, outras seis escolas estaduais já foram desocupadas. 

Restam cerca de 70 colégios ainda tomados por estudantes.
Chefe de gabinete da secretaria de Educação foi vaiado pelos alunos (Foto: Gabriel Barreira / G1)Chefe de gabinete da secretaria de Educação foi vaiado pelos alunos (Foto: Gabriel Barreira / G1)


LEIAM A SEGUIR COMO TUDO COMEÇOU.

- Atualizada às

 

Ocupado por estudantes, Visconde de Cairú promove o seu 'Viradão Musical'

 

Músicos como Tico Santa Cruz, Teresa Cristina e Lucas Santtana marcaram presença em colégio localizado no Méier

 
Pedro Logato do Jornal O Dia Rio
 
Rio - Ocupado pelos estudantes desde o dia 5 de abril, o Colégio Estadual Visconde de Cairú realizou na parte da tarde até o começo da noite desta terça-feira um 'Viradão Musical' para prostestar contra a atual crise do Governo do Estado do Rio de Janeiro. 

Alguns músicos como Tico Santa Cruz, Teresa Cristina, Clarice Falcão, Lucas Santtana, além da Orquestra Voadora marcaram presença no colégio localizado no Méier, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro.



Visconde de Cairú está ocupado desde o dia 5 de abril
Foto: Reprodução Facebook

O vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, lembrou a importância da presença dos artistas na ocupação. 

Ele já esteve presente em atos semelhantes em São Paulo e também na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

"Essa ocupação é importante, assim como já fizemos em São Paulo, assim como fizemos na Uerj é para mostrar todo o momento complicado que a educação está vivendo, principalmente no Rio, em que a crise está absurda", afirmou Tico Santa Cruz.



Ocupado, Visconde de Cairú promove debates entre professores e alunos
Foto: Divulgação Facebook


O Colégio Visconde de Cairú promove diariamente atividades que contam com a presença dos alunos e dos professores neste momento de ocupação. 

Acontecem debates e seminários sobre o tema. 

Localizado na Rua Soares, número 95, no bairro do Méier, o colégio tem recebido doações e mantimentos neste mês em que permanece ocupado.

As ocupações dos colégios estaduais do Rio de Janeiro começaram no fim de março. 
O Visconde de Cairú foi o terceiro. 
A grave crise do sistema educacional do estado do Rio estimulou a ocupação dos estudantes. 

No momento, 63 colégios estaduais estão ocupados no Rio de Janeiro.


COMENTÁRIO:

Vocês são os futuros governantes deste país, e o que vocês estão fazendo não é nada mais do que nada menos, exercitando os direitos de um ensino de qualidade no nosso país que as autoridades brasileiras tem desprezado ao longo da história do Brasil.

Para os políticos brasileiros quanto pior for a qualidade do ensino no nosso país, melhor para eles, porque teremos brasileiros menos esclarecidos que não ameaçarão as pretensões deles em se perpetuarem no poder explorando-nos de todas as formas, e tirando o nosso direito de evoluirmos como cidadãos que pagamos os mais altos impostos do mundo para mantê-los na mordomia dos cargos que ocupam.

Parabéns a todos vocês estudantes que estão dando a todos nós brasileiros uma verdadeira lição de como se reivindicar nossos direitos em manifestações e protestos de forma civilizada, cuidando do patrimônio material construído com o nosso dinheiro.

Vocês demonstraram que o povo unido pode mudar a história de um país, do Estado e de municípios.

Tomara que essa moda, se assim podemos dizer, pegue, em todo Brasil.

Valter Desiderio Barreto.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...