Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, maio 30, 2016

Mais um bebê morto em naufrágio no Mediterrâneo volta a comover

Pelo menos 700 imigrantes podem ter morrido no mar na última semana.
Bebê, que não parece ter mais de 1 ano, foi retirado do mar na sexta-feira.

 

Da Reuters
Atenção as imagens abaixo são fortes (Foto: arge g1)
Uma foto de um bebê morto nos braços de um socorrista alemão foi distribuída nesta segunda-feira (30) por uma organização humanitária com o objetivo de pressionar autoridades europeias a garantirem passagem segura a imigrantes diante do temor de que centenas deles tenham se afogado no mar Mediterrâneo na semana passada.

O corpo do bebê, que não parece ter mais de 1 ano, foi retirado do mar na sexta-feira depois do naufrágio de um barco de madeira. 

Quarenta e cinco corpos chegaram ao porto de Reggio Calabria, no sul da Itália, no domingo, a bordo de uma embarcação da Marinha italiana, que recolheu 135 sobreviventes do mesmo incidente.


Saiba mais:

A organização humanitária alemã Sea-Watch, que opera um barco de resgate no mar entre a Líbia e a Itália, distribuiu a imagem, feita por uma empresa de produção de mídia a bordo, que mostra um agente de resgate segurando o bebê como uma criança adormecida.

Em um email, o socorrista fotografado com o bebê, que se identificou como Martin, mas não quis que seu sobrenome fosse publicado, disse ter visto o bebê na água "como um boneco, com os braços esticados".

"Peguei o bebê pelo antebraço e puxei seu corpinho para os meus braços na mesma hora para protegê-lo... os braços dele, com aqueles dedinhos, balançaram no ar, o sol bateu nos seus olhos, brilhantes, acolhedores, mas sem vida", disse.

Martin, que tem três filhos e que exerce a profissão de terapeuta musical, acrescentou: "Comecei a cantarolar para me confortar e para expressar de alguma maneira esse momento incompreensível, de cortar o coração. 

Só seis horas antes essa criança estava viva".

Como a foto do menino sírio Aylan, de 3 anos, jazendo sem vida em uma praia turca no ano passado, a imagem deu uma feição humana às mais de 8 mil pessoas que morreram no Mediterrâneo desde o início de 2014.
Foto de bebê morto resgatado no Mediterrâneo comoveu socorristas (Foto: Christian Buettner/Eikon Nord GmbH Germany/Reuters)Foto de bebê morto resgatado no Mediterrâneo comoveu socorristas (Foto: Christian Buettner/Eikon Nord GmbH Germany/Reuters)


Pouco se sabe sobre a criança, que segundo a Sea-Watch foi entregue imediatamente à Marinha italiana. 

Os socorristas não puderam confirmar se o bebê parcialmente vestido era menino ou menina, e tampouco se sabe se seus pais estão entre os sobreviventes.

A Sea-Watch recolheu cerca de 25 outros corpos, incluindo outra criança, segundo testemunhos da equipe vistos pela Reuters. 

A equipe da organização disse ter decidido de forma unânime a publicação da foto.

"Na sequência desses acontecimentos desastrosos, torna-se óbvio para as organizações envolvidas que os clamores dos políticos europeus para se evitar novas mortes no mar não são mais do que falatório", afirmou a Sea-Watch em um comunicado em inglês distribuído junto com a foto.  

Pelo menos 700 imigrantes podem ter morrido no mar na última semana, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) no domingo. 

O barco que levava o bebê partiu de praias próximas de Sabratha, na Líbia, no final da quinta-feira, e começou a fazer água, de acordo com relatos de sobreviventes à entidade Save the Children no domingo. 

Centenas estavam a bordo quando naufragou.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...