Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, maio 16, 2016

Português que fugiu da Inglaterra após estuprar jovem é preso em PE

Estrangeiro, procurado pela Interpol, foi capturado por agentes da PF.
Ele residia em Jaboatão dos Guararapes e é casado com pernambucana. 

 

Do G1 PE
Português foragido da Inglaterra por estupro de adolescente foi preso em Pernambuco (Foto: Divulgação/PF)Português foragido da Inglaterra por estupro de adolescente foi preso em Pernambuco (Foto: Divulgação/PF)


Um português foragido da Justiça da Inglaterra e procurado pela polícia em todo o mundo por estupro de uma adolescente foi preso em Pernambuco. 

A ação, realizada na quarta-feira (11),  em Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, teve a participação de agentes da Polícia Federal, que atuam em parceria com a polícia internacional, a Interpol. 

O estrangeiro, em conversa informal com os policiais, negou o crime e alegou que o ato sexual teve consentimento da jovem.

Segundo informações repassadas pelo governo da Inglaterra,  em 2010, o português praticou ato libidinoso com uma menor de 14 anos. 

Por isso, foi condenado, em 2013, a 11 anos de reclusão por estupro de vulnerável. 

O fato, de acordo com o governo inglês, ocorreu no dia  6 de dezembro e acabou sendo revelado a partir do depoimento de um psicólogo.

Saiba mais.

O profissional  acionou a polícia e informou ter atendido uma adolescente que contou a seguinte história: ela conheceu um homem, pela internet, que dizia ter 15 anos de idade.  

Ao marcar um encontro, de acordo com o relato do  psicólogo, a jovem descobriu que estava se relacionando com um adulto.  

A adolescente contou ao profissional que entrou no carro do português, onde ocorreu o ato libidinoso.

O estrangeiro chegou ao Brasil em 2012. 

Na época,  no país europeu, respondia ao processo em liberdade. 

Ao perceber que seria condenado e teria a prisão decretada,  fugiu do Reino Unido para o Brasil. 

Ele tem 44 anos e casou com uma pernambucana. 

Vive em situação legal  e era considerado pela Interpol um caso de alerta vermelho. 

Ou seja, exigia prioridade. 

A partir de informações da Europa, os agentes da PF em Pernambuco cruzaram dados e localizaram a residência do português. Para capturar o estrangeiro, a Justiça da Inglaterra  enviou ao Brasil um pedido de prisão e extradição. 

O Ministério da Justiça concordou e o caso chegou ao Supremo Tribunal federal (STF).  

No dia 26 de abril deste ano, o ministro Gilmar Mendes determinou o cumprimento do mandado de prisão. 

A captura do português  foi comunicada aos consulados da Inglaterra e de Portugal. 

Em seguida, a polícia  levou o estrangeiro para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, área central do Recife, para a realização de exame de corpo de delito.  

Ele está no Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana, onde vai aguardar os trâmites legais para a extradição para a Inglaterra.

Este é o primeiro estrangeiro preso, este ano, pela Polícia Federal no Recife, nestas circunstâncias. 

No ano passado, foram três casos de capturas de  pessoas procuradas ao redor do mundo pela Interpol.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...