Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, junho 26, 2016

Artesão, escritor e jornalista pioneiro no município de Parauapebas recebe dois títulos onorífico em um mês


O jornalista Valter Desiderio Barreto, pioneiro no município de Parauapebas, desde março de 1984, natural de Salvador, Bahia, nascido em 26 de fevereiro de 1953, casado com a pedagoga Gina Miuki Mikawa Barreto, Coordenadora do Departamento de Educação Ambiental do SAAEP, neste município, tem muito o que comemorar neste mês de junho de 2016. 

No dia 14 do mês em curso, lhe foi outorgado pelo Poder Legislativo Municipal de Parauapebas a comenda “Cidadão Honorário”, proposta pelo vereador Bruno Soares (PSD), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2016, a homenagem foi aprovada por todos os parlamentares.

Antes de entregar a comenda, Bruno falou da trajetória de Valter, um dos pioneiros de Parauapebas, e elogiou a iniciativa do artesão que, além de bonita e útil, é sustentável. 

“É uma satisfação entregar esta comenda, pela história que o senhor Valter tem em nossa cidade e pelo belo trabalho que ele tem desenvolvido a partir do reaproveitamento dos caroços de açaí.

Trabalho inclusive que já foi reconhecido com prêmios nacionais e nós não poderíamos deixar de também fazer esse justo reconhecimento”.

Valter Desidério agradeceu a homenagem e destacou que, apesar da grandiosidade dos prêmios que já ganhou, a comenda de Cidadão Honorário de Parauapebas foi o reconhecimento mais importante que recebeu.

“O reconhecimento por este trabalho que estamos realizando para melhorar o meio ambiente e contribuir com a natureza, com o próprio cidadão, é o melhor, porque estou recebendo de pessoas que me conhecem na cidade, apesar de eu não ter intimidade com nenhum dos vereadores.

Quero dedicar essa comenda à minha esposa, à população de Parauapebas, aos colegas da imprensa e aos vereadores”.

Técnica inovadora

Valter Desidério produz peças usando apenas cola e caroços de açaí que iriam para o lixo.

Depois de lavados e secos, os caroços são colocados em uma forma e a cola é despejada por cima.

Em seguida, o material é exposto ao sol para secagem.

Após a secagem, a peça fica pronta para ser utilizada na confecção dos artesanatos.

A esposa de Valter Desidério, Gina Miuki Mikawa Barreto, é a responsável pelo acabamento e pintura das produções. O material é resistente a fungos e cupins.

Trajetória

Além de artesão, Valter Desiderio Barreto atua ainda como jornalista e escritor.

Natural de Salvador (BA), é casado com a pedagoga Gina Miuki Mikawa Barreto e mora em Parauapebas desde março de 1984.

Bacharel em Teologia, ex-professor de psicologia, filosofia e sociologia, possui três obras publicadas.


No último dia 17, foi a vez do nosso ilustre homenageado parauapebense, ser agraciado com o "Prêmio Águia Americana" e na oportunidade ter sido empossado como membro Comendador do Instituto Nacional da Qualidade Social - INQS, na capital Paulista, conforme convite que lhe fora feito pela entidade supra citada, conforme segue abaixo:

O Instituto Nacional da Qualidade Social - INQS, conforme critérios do Egrégio Conselho Nacional de Honrarias e, respeitando a vontade soberana da Assembleia Geral, realizada pelo Conselho de Ética, no último dia 10 de fevereiro de 2016, em São Paulo, reconhece sua contribuição para o desenvolvimento do País, e respeitosamente deseja convidá-lo para fazer parte, como MEMBRO, da Ordem do Mérito Americano (ORDER OF AMERICAN MERIT MEMBER), no Grau Cavalheiresco de "Comendador".
Destacando-se ainda, pelos relevantes serviços prestados à Sociedade Brasileira, seu Caráter Cívico, e o mais elevado Conceito Moral.


A Nobre Homenagem, justifica-se também, pela trajetória de Sucesso Empresarial, e o qualifica pelas Ações voltadas para a recuperação do Meio Ambiente com Benefícios Sociais. 


Estiveram presentes a esta cerimônia de entrega do "Prêmio Águia Americana", e o ingresso como Membro da Ordem do Mérito Americano do Comendador Valter Desiderio Barreto, os ilustres convidados especiais do homenageado, o representante do Poder Legislativo Municipal de Parauapebas, o vereador BRUNO LEONARDO SOARES, a EDUCADORA HELENA MOTA, e a pedagoga GINA MIUKI MIKAWA BARRETO. 

Após o encerramento do concorrido evento, foi servido um apetitoso jantar a todos os convidados presentes. 

"Em primeiro lugar quero agradecer a Deus por tudo isso que está acontecendo na minha vida, após atingir os meus bem vividos 60 anos de idade, quando pela primeira vez, recebi no dia 27 de julho do ano passado, a minha primeira homenagem a nível nacional no Círculo Militar de São Paulo, que foi o "Prêmio Excelência e Qualidade Brasil 2015", outorgado pela Associação Brasileira de Liderança - BRASLIDER. 

Em segundo lugar, agradeço a minha amada esposa GINA MIUKI MIKAWA BARRETO, por ter sido minha companheira de todas as horas, e minha parceira indispensável na confecção dos produtos utilitários com caroços de açaí, dando o seu toque especial no acabamento em cada peça através de suas lindas pinturas. 

E em terceiro lugar quero agradecer as duas entidades paulistanas  que me "descobriram" através de indicações, para recebermos tão valiosas homenagens, e a Câmara Municipal de Vereadores de Parauapebas, na pessoa do vereador Bruno Leonardo Soares, juntamente com seus pares, que me outorgou o tão cobiçado título de “Cidadão Honorário”. 

Sem desmerecer os títulos conquistados pelas ONGs., acima mencionadas, este foi o maior Prêmio dentre os demais recebido, pelo fato de ter sido de iniciativa de um representante  do Poder Legislativo do município, juntamente com seus colegas vereadores, que na sua grande maioria conhecem o meu procedimento como cidadão desde que aqui cheguei em março de 1984.  

Tenho certeza absoluta que se o meu comportamento e minhas atitudes fossem desabonadoras ao convívio em sociedade, o Poder Legislativo Municipal de Parauapebas, jamais aprovaria uma honraria desse quilate a minha pessoa. 

E finalmente, divido os méritos da conquista desses Prêmios com toda a população de Parauapebas, porque é àquela população formada na sua maioria de pessoas honestas e trabalhadoras, que tenho representado a nível nacional e mundial. 

A Deus, seja dada toda a honra e toda a Glória !".


Conclui Valter Desiderio Barreto. 




























































































































































































São Paulo, 26 de junho de 2016.

Um comentário:

Helena de Tróia disse...

Parabéns, querido amigo! Que Deus continue abençoando suas conquistas.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...