Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, junho 25, 2016

Artesão Valter Desidério é homenageado com comenda ‘Cidadão Honorário’





Revestimento de móveis e paredes, peças de decoração, vasos, tapetes e porta joia são alguns dos diversos tipos de objetos fabricados com caroços de açaí pelo artesão Valter Desidério Barreto. 

A técnica inovadora rendeu a ele uma homenagem da Câmara Municipal de Parauapebas, com a concessão da comenda “Cidadão Honorário”, na sessão da última terça-feira (14).

Proposta pelo vereador Bruno Soares (PSD), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2016, a homenagem foi aprovada por todos os parlamentares.


Antes de entregar a comenda, Bruno falou da trajetória de Valter, um dos pioneiros de Parauapebas, e elogiou a iniciativa do artesão que, além de bonita e útil, é sustentável. 


“É uma satisfação entregar esta comenda, pela história que o senhor Valter tem em nossa cidade e pelo belo trabalho que ele tem desenvolvido a partir do reaproveitamento dos caroços de açaí. 

Trabalho inclusive que já foi reconhecido com prêmios nacionais e nós não poderíamos deixar de também fazer esse justo reconhecimento”.

Valter Desidério agradeceu a homenagem e destacou que, apesar da grandiosidade dos prêmios que já ganhou, a comenda de Cidadão Honorário de Parauapebas foi o reconhecimento mais importante que recebeu.


“O reconhecimento por este trabalho que estamos realizando para melhorar o meio ambiente e contribuir com a natureza, com o próprio cidadão, é o melhor, porque estou recebendo de pessoas que me conhecem na cidade, apesar de eu não ter intimidade com nenhum dos vereadores. 


Quero dedicar essa comenda à minha esposa, à população de Parauapebas, aos colegas da imprensa e aos vereadores”.

Técnica inovadora


Valter Desidério produz peças usando apenas cola e caroços de açaí que iriam para o lixo. 


Depois de lavados e secos, os caroços são colocados em uma forma e a cola é despejada por cima. 

Em seguida, o material é exposto ao sol para secagem.

Após a secagem, a peça fica pronta para ser utilizada na confecção dos artesanatos. 


A esposa de Valter Desidério, Gina Miuki Mikawa Barreto, é a responsável pelo acabamento e pintura das produções. O material é resistente a fungos e cupins.

Trajetória


Além de artesão, Valter Desiderio Barreto atua ainda como jornalista e escritor. 


Natural de Salvador (BA), é casado com a pedagoga Gina Miuki Mikawa Barreto e mora em Parauapebas desde março de 1984.

Bacharel em Teologia, ex-professor de psicologia, filosofia e sociologia, possui três obras publicadas.
Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Josean Chocolate / Ascomleg



COMENTÁRIO:

Só agora pela manhã depois da minha chegada aqui em Barretos, vindo de São Paulo, é que vi essa belíssima matéria produzida pela competentíssima jornalista Nayara Cristina, revisada pelo meu amigo e colega Jornalista Waldir Silva, postada pela Câmara Municipal de Parauapebas, falando da honrosa e cobiçada comenda "Cidadão Honorário", outorgada a mim por esse Poder Legislativo Municipal de Parauapebas, que teve a indicação do nobre Edil Bruno Leonardo Soares, aprovado por unanimidade pelos seus pares vereadores parauapebenses.
Não tenho palavras para agradecer tal honraria.

Essa comenda só veio me dá a certeza que tudo o que eu fiz em Parauapebas e por Parauapebas ao longo dos meus 32 anos vivendo nesta cidade como um dos seus pioneiros, valeu à pena, não me ARREPENDO de nada que fiz nesta cidade que me acolheu quando ainda era corruptela de Marabá, "Quintal de Marabá" como dizia a então vice-prefeita Adelina e que hoje é uma das cidades promissoras do Estado do Pará. 

Se fosse preciso, faria tudo de novo igualzinho o que eu fiz durante mais de três décadas que convivo neste pujante município. 

Mais uma vez agradeço ao vereador Bruno Leonardo Soares pela nobre iniciativa de propor aos seus colegas vereadores, esta honrosa homenagem a minha pessoa, e que pelos mesmos fôra aprovada por unanimidade. 

Tenha certeza vereador Bruno e seus pares, que saberei honrar tal comenda até a minha partida para a eternidade. 

Barretos, São Paulo, 21 de junho de 2016.


Valter Desiderio Barreto.


Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...