Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, junho 09, 2016

Câmara decide rejeitar corte imediato no salário de quem está acima do teto

Decisão foi adiada por 90 dias; STF decidiu por corte de vantagens pessoais
Vereadores temem ser alvo de ação de improbidade; são 127 supersalários.

Roney DomingosDo G1 São Paulo
Vereadores na Câmara de São Paulo (Foto: Roney Domingos/G1)Vereadores na Câmara de São Paulo (Foto: Roney Domingos/G1)
 
A Câmara Municipal de São Paulo decidiu nesta quarta-feira (8) rejeitar o corte imediato no salário de servidores que ganham acima do teto e adiou por 90 dias a decisão.

A discussão veio à tona a  partir de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) com repercussão geral. 


A Câmara de São Paulo tem 127 supersalários.

Em novembro, o Supremo decidiu pelo corte de vantagens pessoais incorporadas ao salário dos servidores públicos que levem a remuneração total a ultrapassar o teto estabelecido pela Constituição para o funcionalismo.


O teto equivale ao salário de um ministro do STF, atualmente de R$ 33,7 mil. No caso levado à Corte, uma servidora de São Paulo alegava que obteve direito aos adicionais antes de uma emenda à Constituição de 2003 que estabeleceu o salário máximo para funcionários públicos.

As vantagens pessoais são benefícios adquiridos individualmente durante a carreira do servidor e não de forma geral por toda a categoria. 

A emenda de 2003 também determinou o corte desses adicionais que elevavam o salário acima do teto, mas havia dúvida quanto aos que foram recebidos antes.

O assunto foi colocado em debate novamente na reunião da Mesa Diretora da Câmara  agora, passado um  mês de estudos e de visitas dos vereadores a juizes e promotores para sondar o melhor caminho a tomar.

Nesta quarta, o presidente da Câmara Municipal, Antonio Donato (PT) e o 1º vice-presidente, Milton Leite (DEM), defenderam o corte imediato nos salários acima do teto, para evitar eventual questionamento futuro do Ministério Público Estadual.

Leite apresentou uma proposta modificando o ato 1142/ 2011, que trata da aplicação do limite remuneratório constitucional na Câmara.

A proposta dele eliminaria o artigo 8º deste ato de 2011 que garantia aos servidores que ingressaram até dezembro de 2003 receber valores correspondentes às vantagens de ordem pessoal integradas à  remuneração até 2009. 

A proposta de Leite, de promover o corte, teve adesão apenas do presidente Donato.

Os vereadores Edir Sales (PSD), Adolfo Quintas (PSD) e Adilson Amadeu (PTB) votaram contra. 

Eles aprovaram a criação de uma comissão encarregada de estudar se a Câmara deve ou não cumprir a repercussão geral.

"Eu acho de todo prudente neste momento que nós cessemos isso. 

É um risco pessoal para cada membro que compõe essa Mesa o descumprimento da aplicação da repercussão geral e eu estou muito preocupado com a repercussão que isso dá na opinião pública diante da posição da Corte maior", disse Milton Leite, durante a reunião.

Ele acrescentou que o Ministério Público foi taxativo ao dizer que, se for provocado,  vai agir caso a caso para fazer que a repercussão geral seja cumprida.

A Câmara foi alvo de um inquérito civil do Ministério Público que teve por objetivo analisar o cumprimento do teto constitucional.

O inquérito foi arquivado no final do ano passado, mas com a mudança na jurisprudência há temor de que esse entendimento pode mudar.

Os vereadores da Mesa Diretora, responsáveis pela administração da Casa, temem ser alvos de uma ação de improbidade e serem condenados a tirar dinheiro do próprio bolso para devolver aos cofres públicos os salários recebidos acima do limite legal.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...