Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, junho 07, 2016

'Estou indignado e revoltado', diz José Sarney sobre pedido de prisão

Ex-presidente é suspeito de tentar obstruir investigações da Lava Jato.
Em nota, ele diz que "jamais" agiu para isso.

Do G1, em Brasília

José Sarney (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil) 
O ex-senador José Sarney (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
 
O ex-presidente e ex-senador José Sarney(PMDB-AP) disse que está "perplexo, indignado e revoltado" com o pedido de prisão feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot

O peemedebista é suspeito de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.

"Jamais agi para obstruir a Justiça. 

Sempre a prestigiei e fortaleci", afirmou Sarney. 

Ele julgou que, após ter dedicado 60 anos à vida pública, "tivesse o respeito de autoridades do porte do procurador-geral da República" (veja a íntegra mais abaixo).

Além do ex-presidente, o procurador pediu a prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Os pedidos se baseiam na delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. 

Gravações feitas por ele trazem indícios de que Sarney, Renan e Jucá queriam limitar as investigações do esquema de corrupção que atuava na Petrobras.

Por causa da idade, Sarney ficaria em prisão domiciliar monitorado por tornozeleira eletrônica, segundo solicitação do procurador-geral da República.

Os pedidos de prisão estão, há pelo menos uma semana, sobre a mesa do ministro do Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF.

Leia a íntegra da nota de José Sarney.

Estou perplexo, indignado e revoltado.

Dediquei sessenta anos de vida pública ao País e à defesa do Estado de Direito. 

Julguei que tivesse o respeito de autoridades do porte do Procurador Geral da República.

Saiba mais:


Prestei serviços ao País, o maior deles, conduzir a transição para a democracia e a elaboração da Constituição da República.

Filho de magistrado e de membro do Ministério Público, mesmo antes da nova Constituição promovi e sancionei leis que o beneficiam, inclusive a criação da Ação Civil Pública e as mudanças que o fortalecem, sob a liderança do Ministro Sepúlveda Pertence, meu Procurador Geral e patrono do Ministério Público.

O Brasil conhece a minha trajetória, o meu cuidado no trato da coisa pública, a minha verdadeira devoção à Justiça, sob a égide do Supremo Tribunal Federal.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...