Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, junho 06, 2016

Pedro Alcântara dos Santos Câmara é o novo gestor do SAAEP



Hoje pela manhã, tive o privilégio de acompanhar e registrar o primeiro dia de trabalho como novo gestor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas - SAAEP, do nosso amigo de longas datas, Pedro Alcântara dos Santos Câmara, mais conhecido por PEDRO ALCÂNTARA. 

Logo no seu primeiro dia de atuação, já deu para perceber a diferença de comportamento e relacionamento com seus colegas de trabalho, expressão usada pelo mesmo, que prefere ser tratado assim, do que ser tratado como "Chefe", do novo gestor, em relação  dos três últimos que lhe antecederam. 

Homem de confiança tanto do prefeito Valmir Queiroz Mariano, como do vereador Pavão, já que o mesmo fôra funcionário nas empresas do prefeito Valmir, Integral, e na do vereador Pavão Usimig, tendo, e mantendo um bom relacionamento com os dois, mesmo depois de ter se desligado das respectivas empresas, hoje volta a trabalhar em parceria com seus dois ex-patrões no serviço público municipal assumindo a vaga da ex-gestora Francisquinha de Almeida. 

Com certeza a indicação deste que já foi servidor público na gestão do ex-prefeito Darci Lermen por oito anos, pelos dois representantes do Poderes Executivo e o Legislativo Municipal, não foi por acaso.

O que pesou na sua escolha, foi a boa referência, e o seu currículo profissional acumulado, carimbado pelos seus ex-patrões de peso no município de Parauapebas.

O Pedro Alcântara terá mais um grande desafio pela frente, que é o de recuperar a qualidade do serviço prestado pelo SAAEP a população de Parauapebas, que infelizmente os três primeiros sucessores do Gesmar Costa, por mais boa vontade que tiveram para manter o mesmo padrão de qualidade de serviços prestados a comunidade parauapebense, como o maior legado deixado pelo então gestor Gesmar, não conseguiram. 

Hoje é bastante visível a decadência na qualidade dos serviços prestados aos munícipes por esta autarquia mista. 

Desde a crise financeira que reduziu os investimentos nos principais setores do SAAEP, principalmente na área de transporte, fundamental para fazer a máquina funcionar a contento, como até materiais indispensáveis para os departamentos segundo comentários de vários funcionários da referida autarquia. 

O novo gestor, além de já acumular uma considerável experiência em desafios nos setores públicos, tem uma conduta que conspira a seu favor semelhante a do Gesmar Costa, que é a simplicidade e humildade em reconhecer suas limitações em áreas do setor do SAAEP que ele ainda não domina. 

Sou testemunha ocular do diálogo que ele manteve com a Coordenadora do Departamento de Educação Ambiental do SAAEP, Pedagoga Gina Miuki Mikawa Barreto, quando se dirigiu a mesma usando a seguinte expressão: "Eu estou começando hoje, e não tenho conhecimento sobre as atividades de cada setor desta autarquia, por isso preciso me informar com a senhora qual é o verdadeiro papel deste setor". 

Não me contive diante de tal atitude do novo gestor do SAAEP e o parabenizei pelo seu gesto de simplicidade e de humildade diante de sua subordinada. 

Com certeza absoluta, o Pedro Alcântara pode se enquadrar no novo perfil que deve ter o gestor público, para lograr êxito frente a administração da autarquia SAAEP, tendo os servidores da mesma não como seus funcionários ou empregados, mas como seus colaboradores, segundo o estudo das dez características do gestor público moderno.




As 10 principais características do gestor público moderno


O líder é fundamental para uma gestão pública moderna e eficiente. 

É ele quem conduz a equipe para o alcance dos resultados esperados pela sociedade e governos. 

Quais devem ser as características deste líder para que consiga entregar resultados com eficiência?

Segundo o professor Paulo Vicente Alves, do programa Fronteiras em Gestão Pública da Fundação Dom Cabral, existem cinco tipos de liderança na gestão pública: técnica, carismática, democrática, autoritária e situacional. 

“O ideal é o líder possuir características comuns a todos esses tipos de liderança, como a credibilidade técnica, o carisma, o gosto pelo diálogo com a equipe e a atitude decisória quando se fizer necessária”, destaca.​






​​Tipo de Liderança
​​Característica do Líder

Técnica​
​Gestor de perfil técnico, com profundo conhecimento da área em que atua. É pragmático.​
Carismática​
​Admirado pelo carisma, pela capacidade de estabelecer conexões com as pessoas da equipe e motivá-las por resultados.
Democrática​
​Gosto pelo consenso, pelo diálogo com a equipe para fundamentar as decisões. É colaborativo.
Autoritária​
​Centralizador, geralmente enérgico, concentra em si todo o poder e atua verticalmente, sob forte hierarquia. Só ele decide.
​Situacional
​Possui as características comuns a todos os tipos de liderança, empregando-as conforme a necessidade e o ambiente de trabalho em que está.



As 10 características do gestor público​:
Credibilidade técnica​
​Carismático
​Motivador
​Gosto pelo diálogo
​Atitude decisória​
​​Empoderamento (“delegar”)
Serenidade em situações extremas​
Organização​
Foco em resultados​
​Caráter nacionalista (sem exageros)













Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...