Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, julho 12, 2016

Convenção Batista exclui igreja em Maceió por batizar homossexuais

Presidente da igreja excluída afirma que medida é um 'retrocesso'.
Convenção é o órgão máximo da denominação Batista no Brasil.

 

Derek Gustavo 
Do G1 AL
Igreja publicou nas redes sociais carta que enviou à Convenção Batista, onde explica decisão de batizar homossexuais (Foto: Reprodução/Facebook)Igreja do Pinheiro, em Maceió, publicou nas redes sociais uma carta à Convenção Batista em que explica decisão de batizar homossexuais (Foto: Reprodução/Facebook)


A Igreja Batista do Pinheiro (IBP), em Maceió, foi excluída da Convenção Batista Brasileira (CBB) por realizar, desde fevereiro deste ano, o batismo de membros assumidamente homossexuais. 

A informação é do presidente da IBP, pastor Wellington Santos.

A reportagem do G1 tentou falar com a CBB por telefone e encaminhou um e-mail sobre o assunto, mas não recebeu resposta. 

Em seu perfil no Facebook, a convenção se apresenta como o órgão máximo da denominação Batista no Brasil, responsável pelo padrão doutrinário dos batistas no país.

Segundo o pastor Santos, que considera a decisão um “retrocesso”, a exclusão da IBP foi decidida no último sábado (9), durante sessão extraordinária da CBB na cidade de Vitória, no Espírito Santo. 

Ele afirma que a desfiliação não vai mudar o funcionamento da igreja ou o tratamento aos fiéis.

“O único motivo para essa exclusão é o batismo de homossexuais. 

Nós sempre fomos uma igreja de vanguarda, ecumênica, assim como deve ser a igreja Batista. 

Fazemos parte da Convenção desde os anos 70. 

Sofremos sanção quando decidimos aceitar irmãos homoafetivos. 

O processo todo de exclusão levou impressionantes 90 dias, quando normalmente seria feito em pelo menos 10 anos”, afirma Santos.

O batismo de homossexuais passou a ser praticado pela IBP após uma assembleia extraordinária realizada em fevereiro, e que contou com a maioria dos votos dos membros. 

A partir daí, a igreja e seus líderes passaram a receber críticas e ameaças, inclusive de outros líderes religiosos, por telefone e pelas redes sociais.


Saiba mais:

Uma das críticas à IBP veio da própria CBB no dia 30 de março, por meio de uma declaração oficial assinada por seu presidente, Vanderlei Batista Marins, e o diretor-executivo da instituição, Sócrates Oliveira de Souza.

No documento, publicado no perfil da CBB no Facebook, eles afirmam que a igreja de Maceió fere a constituição da convenção e a palavra de Deus.

“A diretoria da CBB entende que a Igreja Batista do Pinheiro tem seu direito à autonomia (…), mas ao tomar isoladamente esta decisão, desconsiderou o espírito cooperativo e participante entre as igrejas batistas e expôs a denominação diante de uma situação desconfortável perante à mídia como se agora os batistas aceitassem livremente como membros de suas igrejas pessoas homoafetivas”, diz trecho da declaração.

Para o pastor Wellington Santos, a decisão, apesar de legítima e legal, é um retrocesso.

“Essa violência simbólica parece muito com a violência que é cometida contra os homossexuais, de pessoas que insistem em falar que não existe crime homofóbico. 

Isso é uma espécie de recado, dizendo ao outro que fique calado, que se cure ou tome remédio. 

É um retrocesso, sem dúvida”, conclui Santos.

Igreja não mudará tratamento a homessexuais.

Ainda segundo o pastor, apesar da exclusão da Convenção Brasileira, a Igreja Batista do Pinheiro continua a mesma, e nada muda, principalmente para os membros batizados. 


“Os membros continuam sendo membros. 

Nós ainda somos membros da Aliança Batista do Brasil (grupo paralelo de igrejas batistas), e sempre tivemos autonomia financeira”, explica.

Sobre manter o batismo de homossexuais, Santos afirma que a prática prosseguirá. 

“Começamos a aceitar membros gays em 28 de fevereiro. 

E depois do que houve, não voltaremos atrás”, afirma o pastor.

Em junho, a direção da IBP enviou uma carta à Convenção Batista, onde lista os motivos que a levaram a aceitar membros homossexuais e lamenta a repercussão negativa. 

Esse documento foi postado na página da igreja nas redes sociais, e gerou diversos comentário de apoio à instituição alagoana.

2 comentários:

Blog do Valter disse...

"Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.

Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir". JOÃO 16: 12 e 13.

Não tenho nenhuma dúvida de quando Jesus Cristo usou as expressões transcritas acima como um alerta aos seus discípulos, Ele estava se referindo dentre outras coisas, a falsa interpretação que os falsos intérpretes das Escrituras Sagradas, dariam ao termo Igreja, que pela primeira vez foi usado pelo Único Filho de Deus em Mateus 16, verso 18: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;". Não como torcer o termo do nosso Mestre quando Ele diz a Pedro: "Sobre Esta pedra (Pedro) edificarei a minha igreja). Ou seja, Jesus edificaria a sua igreja depois que Ele passasse pela morte na cruz do Calvário após a sua ressurreição e subida ao céu era sobre qualquer pessoa que se convertesse a Ele, "nascendo de novo", conforme está escrito em João 3:5. "Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus". Em momento algum Jesus Cristo deu a entender, que a sua igreja seria identificada através de um espaço físico registrado em cartório e Receita Federal com CNPJ, e nome de fantasia como: Batista, Assembleia de Deus, Presbiteriana, Universal do Reino de Deus, Mundial do Poder de Deus, Internacional da Graça de Deus, Adventista, Luterana, Anglicana e tantos outros nomes de fantasia que tem surgido a cada dia nos quatro cantos do Brasil e do Mundo.

Nenhum grupo religioso no mundo constituído "legalmente", perante as leis dos homens em qualquer país do mundo, representa a verdadeira igreja do Senhor e Salvador Jesus Cristo, os mesmos não passam de meras instituições religiosas sem nenhum valor para Deus e Jesus Cristo, porque, quem representa de fato e de direito a verdadeira igreja do Senhor e Salvador Jesus Cristo, é cada pecador que se CONVERTE de verdade ao Senhor e Salvador Jesus Cristo, passando pelo processo de mudança de comportamento através do "novo nascimento", transformando-se em uma "nova criatura": "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". II CORÍNTIOS 5:17. E a partir desta condição, nos transformamos em templos (igreja) do Espírito Santo. "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?". I CORÍNTIOS 3:16. No Novo Testamento, as igrejas (pessoas)se reuniam era na casa dos irmãos. "Saudai também a igreja que está em sua casa". ROMANOS 16:5. "15 Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa". COLOSSENSES 4: 15. "E à nossa amada Áfia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa:". FILEMOM 1:2.

Blog do Valter disse...

Com as três referências bíblicas acima citadas, podemos afirmar categoricamente, que a verdadeira igreja viva do Senhor e Salvador Jesus Cristo pode se congregar em residência de qualquer irmão em Cristo Jesus que passou pelo processo do "novo nascimento", para louvar, glorificar, exaltar, adorar, estudar a Palavra de Deus, e compartilhar as experiências diárias como discípulos de Jesus Cristo. Quanto a pregação do Evangelho ao pecador que está no mundo sem saber qual é o seu destino final, foi determinado pelo Senhor e Salvador Jesus Cristo, que a Sua igreja (pessoa) praticasse o seu "IDE" diariamente ao encontro das pessoas para pregar o Seu Evangelho: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura". MARCOS 16: 15. "E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação?
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus". ROMANOS 10: 15, 16 e 17.

Finalizando nossas considerações sobre o verdadeiro significado do termo Igreja, a atitude da instituição religiosa Convenção Batista em Maceió, não nos deve causar nenhum espanto, porque tal atitude trata-se simplesmente de uma entidade legalizada na Receita Federal com CNPJ, registrada em cartório, que representa os templos da denominação Batista em todo o território alagoano e que diante de Deus e de Jesus Cristo, não representam a verdadeira igreja de Deus e de Jesus Cristo, assim como as demais denominações ditas evangélicas espalhadas no mundo inteiro, que mais servem a maioria dos seus líderes religiosos do que mesmo os seus adeptos.

São meros grupos religiosos denominados de "Igreja Evangélica".

Porque a verdadeira igreja de Jesus Cristo tem nome próprio, RG e CPF, e não nome de fantasia.

Valter Desiderio Barreto - Igreja do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...