Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, agosto 04, 2016

Crise econômica leva venezuelanos a adotarem agricultura urbana

Maduro incentiva cultivo de alimentos em sacadas, telhados e tendas.
Escassez de produtos tem levado a saques e tumultos no país.

Da Reuters
Venezuelano caminha em meio ao seu cultivo de alimentos urbano, em Caracas (Foto: Mariana Bazo / Reuters)Venezuelano caminha em meio ao seu cultivo de alimentos urbano, em Caracas (Foto: Mariana Bazo / Reuters)
 
Diante de uma crise alimentar de âmbito nacional, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, está incentivando seus compatriotas a cultivar frutas e vegetais em sacadas, telhados e tendas por todo o país.

Precisamos plantar para garantir a soberania alimentar"
 
Nicolás Maduro
 
A "Grande Missão Agro-Venezuela" de seu governo está promovendo a agricultura urbana para compensar a escassez de produtos, que tem levado a saques e tumultos no país, que é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e atualmente atravessa uma grave crise econômica.

"Precisamos plantar para garantir a soberania alimentar", disse Maduro, contando como ele e sua mulher usaram abóboras cultivadas em seu pátio para fazer uma sopa "divina".

"Aquele que aprende a cultivar em sua cidade, sua escola, sua universidade, sua fábrica, seu espaço comunal... cultiva outra forma de fé na vida", acrescentou, encorajando as pessoas a plantarem em escolas, bases militares e até em prisões.

Plantio de alimentos na cobertura de um edifício em Caracas (Foto: Carlos Jasso / Reuters)Plantio de alimentos na cobertura de um edifício em Caracas (Foto: Carlos Jasso / Reuters)
 
Segundo os primeiros dados da nova iniciativa, o governo Maduro pode se vangloriar de que, nos últimos três meses, cerca de 135 mil venezuelanos produziram 273 toneladas de vegetais, frutas e ervas em instalações urbanas.

Saiba mais:

A produção parece bem abaixo da meta deste ano, 3,5 mil toneladas. 

Críticos dizem que o projeto é visivelmente inadequado em vista da escala dos problemas da Venezuela e absurdo em uma nação vasta e fértil que já foi uma grande exportadora de café.

"Quarenta mil hectares de terra produtiva neste país e a solução de Nicolás é a agricultura urbana!... Você o ouve e ele está um século atrasado!", desdenhou Henrique Capriles, opositor e duas vezes candidato a presidente que acusa o governo de arruinar a produção rural com nacionalizações.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...