Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, agosto 05, 2016

MP diz que Lula participou de esquema de desvio na Petrobras

Documento afirma que ex-presidente ‘participou ativamente’.
Defesa de Lula tinha pedido a Moro que se afastasse do caso.

 

Um documento do Ministério Público Federal no Paraná aponta que o ex-presidente Lula participou ativamente do esquema criminoso de desvio de dinheiro da Petrobras.


O parecer é sobre um pedido do próprio Lula, que questiona a condução das investigações contra ele pelo juiz Sérgio Moro.

Os advogados de Lula alegaram no início de julho que o juiz Sérgio Moro é parcial, que os supostos crimes investigados contra o ex-presidente não têm relação com Curitiba e que Moro deveria deixar o caso. 

Lula é suspeito de ter sido beneficiado com propina do esquema da Petrobras. 

 Segundo as investigações, o dinheiro pode ter pago, entre outras coisas, reformas de um triplex no Guarujá e de um sítio em Atibaia. 

O juiz Sérgio Moro já negou o pedido da defesa e agora o Ministério Público também discordou.

Os procuradores consideram que as investigações sobre Lula "são conexas às demais apuradas no âmbito da Lava Jato" e que uma das formas encontradas para distribuição da propina era "através da compra e reforma de imóveis pelas empreiteiras".

O documento também lista políticos e empresários ligados ao ex-presidente Lula e ao PT que estão presos ou são investigados na Operação Lava Jato. 

Segundo os procuradores, essa seria mais uma evidência de que o ex-presidente sabia da existência do esquema.

Os procuradores alegam que diversos fatos apontam que “o ex-presidente Lula tinha ciência do estratagema criminoso e dele se beneficiou”. 

Segundo eles, "há elementos de prova de que Lula participou ativamente do esquema criminoso engendrado em desfavor da Petrobras e também de que recebeu direta ou indiretamente vantagens indevidas decorrentes dessa estrutura delituosa e que se as investigações forem desmembradas, o caso vai ficar confuso para os juízes. Com a perda da compreensão, ganham os réus e perdem o Judiciário, a Justiça e a sociedade."

A assessoria do ex-presidente afirma que os procuradores iludem a sociedade ao afirmar que têm provas contra Lula, que são apenas ilações, que os procuradores e o juiz da Operação Lava Jato são parciais e violam os direitos do cidadão Lula, que a manifestação divulgada nesta sexta-feira (5) é caluniosa, irresponsável e indigna, e que Lula não pode esperar justiça da Operação Lava Jato, que o que se deseja é um linchamento.

A assessoria do ex-presidente afirma ainda que ele já provou que não é dono do apartamento em Guarujá nem do sítio em Atibaia, e sempre agiu dentro da lei, antes, durante e depois da Presidência da República. 

O PT não quis se manifestar.


FONTE  : JORNAL NACIONAL


Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...