Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, outubro 07, 2016

Número de mortos por furacão Matthew passa de 840 no Haiti



Reuters

Cruz Vermelha estimou que mais de 1 milhão foram afetados no país.

Agência humanitária fez apelo para obter ajuda imediata para haitianos.

Da Reuters Resultado de imagem para Número de mortos por furacão Matthew passa de 840 no Haiti


A passagem do furacão Matthew deixou pelo menos 842 mortos no Haiti, segundo as autoridades locais ouvidas pela agência Reuters nesta sexta-feira (7).

O balanço oficial feito pela Defesa Civil é de 271 mortos.

Há milhares de casas destruídas e muitos bairros seguem inundados na península do sudoeste do país.

O furação é o mais forte a atingir o Caribe desde 2007, e foi justamente no Haiti que o Matthew causou mais destruição. 

O país, que é o mais pobre das Américas, foi devastado por um terremoto em 2010 e ainda não tinha se recuperado completamente.

O vento de cerca de 230 km/h derrubou árvores, barrancos e pontes, além de destruir milhares de casas. 

Militares brasileiros estão ajudando os moradores desde terça-feira (4), quando o olho do furacão atingiu o Haiti.

Na manhã desta sexta (7), o senador haitiano Hervé Fourcan disse à France Presse que o acesso a muitas regiões atingidas pelo furacão no país está difícil, então é provável que o número de mortes continue aumentando.

Na quinta-feira (6), a Cruz Vermelha lançou um apelo de emergência para obter ajuda imediata para 50 mil haitianos. 

Milhares foram levados para abrigos onde falta água e comida. 

Hospitais estão lotados e sem remédio.

Destruição causada pelo furacão Matthew no Haiti (Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters)Destruição causada pelo furacão Matthew no Haiti (Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters)
A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC) busca US$ 6,92 milhões para ajudar a providenciar ajuda médica, abrigos, água e saneamento durante o próximo ano para pessoas afetadas pelo furacão no país.

"Estamos extremamente preocupados com a segurança, saúde e bem-estar das mulheres, homens e crianças que foram impactados, principalmente em cidades remotas e vilarejos", disse a chefe da divisão da América Latina da IFRC, Ines Brill, em comunicado.

A Cruz Vermelha estimou que mais de um milhão de pessoas no Haiti foram afetadas e centenas de milhares precisam de assistência humanitária.

Haiti furacão (Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters)Furacão afetou milhares de pessoas no Haiti (Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters)
EUA
 
O Centro Nacional de Furacões dos EUA prevê que Matthew suba pela costa do estado americano da Flórida até a Geórgia e a Carolina do Sul entre sexta (7) e sábado (8).


Em seguida, de acordo com a rota prevista, ele faz uma curva e volta em direção às Bahamas, podendo passar novamente pela Flórida na próxima quinta-feira (13).

Pelas previsões, o retorno de Matthew seria, contudo, como uma tempestade tropical, com ventos bem mais fracos.

Além do Haiti, o furacão também provocou estragos em Cuba e na República Dominicana.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu que Matthew ainda é um "furacão perigoso" e pediu à população dos estados afetados pela tempestade que siga as instruções das autoridades locais. 

"Ainda estamos na parte frontal" do furacão, ressaltou Obama, ao acrescentar que serão necessários "três, quatro, cinco dias" até que se possa saber onde será o "último impacto" do furacão.

Obama também mencionou a passagem devastadora de Matthew pelo Haiti, onde "centenas de pessoas perderam suas vidas", e pediu aos americanos que ajudem o país mais pobre das Américas, que passou por mais um grande desastre natural.

Mapa - trajetória do furacão Matthew (Foto: Arte/G1)
 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...