Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, outubro 27, 2016

Parauapebas: Aladim e Ali Babá


Quinta-feira, 1 de novembro de 2012



Todos os prefeitos de Parauapebas cometeram o mesmo erro na condução de sua política junto aos governos do Estado e da União: o do AFASTAMENTO. 

Tem prevalecido na cabeça de alguns "lunáticos" que Parauapebas não precisa relacionar-se com os aqueles entes, uma idéia muita estranha e absurda, própria de político mal intencionado ou de "cabeça oca".

Verdade que Parauapebas tem um grande aporte a título de CFEM (royalties), mas esses recursos não são suficientes para enfrentar os impactos sociais que a atividade mineradora, geradora dessa receita, impõe ao nosso município.

Essa postura de distanciar nosso município do Estado e da União, que Darci e Bel bem professaram, além de "criminosa", pois visa unicamente afastar a atuação de órgãos federais e estaduais na fiscalização dos recursos aqui aplicados, é completamente nociva ao interesse público, vista que priva o cidadão de Parauapebas de importantes recursos e programas que o Estado e União podem desenvolver no município, como por exemplo no saneamento básico e no fornecimento de água tratada. 

Podemos afirmar, somente no governo DARCI, o município de Parauapebas perdeu algo em torno de 600 milhões de reais em investimentos que os governos federal e estadual podiam ter realizado em nossa cidade.

Em Marabá e Redenção, municípios com poder de contrapartida inferior ao de Parauapebas, esses governos tiveram um incremento orçamentário, em transferências voluntárias do Estado e da União, de cerca de 1/3 da sua receita própria, incluindo aqui as transferências constitucionais obrigatórias, ou seja, se Parauapebas tem um orçamento anual da ordem de R$ 1 bilhão, incluindo as receitas próprias e as transferências constitucionais obrigatórias, ela poderia acrescentar a este montante algo em torno de R$ 330 milhões, boa parte disso para investimentos em áreas prioritárias, como saneamento básico, água e esgoto, mobilidade urbana, saúde e educação.

Nas principais cidades do país, no debate eleitoral, um dos aspectos mais avaliado pelo eleitor é a capacidade que o candidato teria de relacionar-se com o governador ou com o presidente, ou seja, o nível interlocução que o município terá com os demais entes da federação e, por vezes, até com organismos internacionais, como o Banco Mundial, financiador que é de projetos importantes. Essa capacidade é fundamental para qualquer prefeito, ou seja, sua possibilidade de CAPTAÇÃO DE RECURSOS, pois ninguém com o mínimo de lucidez e senso de realidade desconhece as limitações orçamentárias dos municípios brasileiros, mesmo aqueles bem aquinhoados com recursos de "royalties".

Para recordar, até a presente data, o único investimento que a cidade viu em saneamento básico foi com o ex-prefeito CHICO DAS CORTINAS, conseguido junto ao Banco Mundial e com apoio da VALE. De lá pra cá, Bel e Darci nada fizeram, eles preferiram o isolamento de Parauapebas, decorrência disso é que até hoje a cidade sofre com a completa ausência de saneamento básico e com a falta d'água.

Mas em Parauapebas, pasmem,  tem "lunático" que pensa diferente, ou seja, o rapaz é um gênio, no caso concreto, só pode ser o gênio da lâmpada, aquele que só funciona no esfregão.

Parauapebas não quer Aladim (com seu gênio) e muito menos Ali Babá (com seus ladrões). 

Espera-se que os eleitos em 2012 tenham essa clareza.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...