Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, outubro 11, 2016

TJMG determina Samarco a indenizar pescador por poluição do Rio Doce

Ele ficou impedido de trabalhar depois que 'mar de lama' poluiu o rio.
Barragem de Fundão se rompeu em 2015, matando 19 pessoas.

Do G1 MG
Rio Doce foi atingido pela lama da Samarco; foto de novembro de 2015 (Foto: Leonardo Merçon/ Instituto Últimos Refúgios)Rio Doce foi atingido pela lama da Samarco; foto de novembro de 2015 (Foto: Leonardo Merçon/ Instituto Últimos Refúgios)
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou, em caráter liminar, que a mineradora Samarco e suas controladoras, Vale e BHP Billiton, a pagar pensão mensal de R$ 3,5 mil a um pescador de Ponte Nova, na Zona da Mata, que ficou impedido de exercer a profissão por causa do rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015.


O pescador alegou no processo que não tem mais fonte de renda desde o acidente, já que vivia da venda dos peixes que ele pescava no Rio Doce, poluído pela enxurrada de lama da barragem.

A 16ª Câmara Cível, formada por cinco desembargadores, definiu que a indenização comece a ser paga imediatamente em antecipação de tutela, ou seja, mesmo que as empresas recorram da condenação.

A Samarco afirmou que não foi citada na ação que tramita na comarca de Ponte Nova. 

Porém, segundo o TJMG, a mineradora foi intimada no julgamento deste recurso de antecipação de tutela, mas não se manifestou.

A Vale disse que não vai comentar a condenação por ser um processo judicial ainda em andamento. 

A BHP Billiton informou que ainda não foi notificada oficialmente.
Ainda cabe recurso da decisão.

Desastre

A barragem de Fundão, pertencente à Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton, se rompeu no dia 5 de novembro de 2015, destruindo o distrito de Bento Rodrigues e deixando centenas de desabrigados.


A lama gerada pelo rompimento atravessou o Rio Doce e chegou ao mar do Espírito Santo. 

No percurso do rio, cidades tiveram de cortar o abastecimento de água para a população em razão dos rejeitos. 

Dezenove pessoas morreram.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...