Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, novembro 16, 2016

Conheça os detalhes do interior do maior avião do mundo

Entramos no Antonov 225 e descobrimos o gigantismo da gigante aeronave
Da redação em 15 de Novembro de 2016 às 15:00

Mesmo em uma segunda-feira chuvosa em Campinas e São Paulo, centenas de entusiastas da aviação se aglomeraram para ver de perto o Antonov AN-225, o maior avião do mundo.
O AN-225 impressiona com seus 84 metros de comprimento e uma envergadura de 88,4 metros e uma área alar de surpreendentes 905 m².


Estabilizador duplo se destaca por sua grande área
O gigante ucraniano, que deixa sua casa nos arredores de Kiev apenas três ou quatro vezes por ano, é uma atração em qualquer aeroporto, mesmo em seu lar. 

Construído no final da Guerra Fria, o AN-225 é um derivado do AN-124, com o qual compartilha grande parte da estrutura, incluindo a fuselagem, sistemas, motores e algumas seções das asas. 

Mesmo utilizando parte do projeto do irmão mais velho, o AN-225 está longe de ser uma versão estendida, como ocorre com modelos como o Boeing 747-8 ou o Airbus A340-600, que são versões alongadas do 747-400 e do A340-300, respectivamente. 

O enorme avião ucraniano surgiu como uma nova aeronave, tão única que por uma ironia do destino, com o fim da União Soviética se tornou literalmente o único avião do tipo. 

Um segundo modelo chegou a ser parcialmente construído, mas a crise financeira acabou tornando sua conclusão uma incerteza. 

Recentemente, o projeto foi negociado com a China, que poderá concluir a construção do segundo exemplar, que provavelmente será modernizado.

Seis manetes e instrumentos analógicos dominam o cockpit composto por seis tripulantes
Nariz rebatido e destaque para tampas do compartimento do trem de pouso dianteiro
Piso principal possui 1200 m³ de volume total
Mesmo esse único modelo acabou sendo modernizado no final da década de 1990. 

Com o colapso do regime soviético e a independência das repúblicas do bloco, a Ucrânia ficou sem recursos para manter o avião em serviço. 

Abandonado por quase uma década, em 1999 a Antonov Design Bureau resolveu modernizar a aeronave e disponibiliza-la para o transporte de super cargas. 

Uma série de mudanças foram realizadas, mas para quem está acostumado com aviões ocidentais recém-lançados, o AN-225 ainda surpreende pelos sistemas analógicos, excesso de tripulantes e um conceito oriundo do início da era do jato. 

Soluções hoje estranhas, mas que faziam todo o sentido para os soviéticos que buscavam modelos simples de construir e que seguissem os conceitos já existentes. 

Em resumo, não era necessário um avião moderno, mas, sim, um capaz de atender às necessidades do país.
Ao embarcar no avião, a primeira sensação é que internamente ele não difere muito de um Lockheed C-5, exceto por uns centímetros na largura e uns poucos metros no comprimento. 

Mas, basta uns minutos contemplando os 280 m² do salão principal para ter certeza que estamos diante de uma aeronave singular. 

São 4,4 m de altura, por 6,4 m de largura e nada menos que 43,3 m de comprimento. Ou seja, um volume de 1.300 m³. 

O interior ainda se destaca, como no AN-124, pelos guindastes a bordo: são quatro, com capacidade para 5 toneladas cada. 

Sim, o avião carrega “pequenos” guinchos para poder movimentar mais rapidamente cargas a bordo. 

Uma curiosidade é que ao contrário dos cargueiros do tipo, o AN-225 não conta com uma porta traseira, pois o objetivo não era o transporte tático, mas estratégico. 

O avião surgiu como uma solução para o transporte do ônibus espacial soviético Buran, em uma solução similar à adotada anos antes pelos norte-americanos, que levavam seu veículo espacial sobre um 747-100. 

Porém, dentro do conceito da Guerra Fria, nem tudo era o que parecia. 

Uma versão adaptada com AN-124, com cauda dupla, atenderia o programa espacial. 

Além de terem o desafio de criar algo maior que seus rivais no outro lado da cortina de ferro, os soviéticos queriam uma série de aeronaves que tivessem maior capacidade que o AN-124 para a movimentação dos mísseis balísticos R-36, que tinham 32 m de comprimento e três ogivas nucleares, pesando nada menos que 190 toneladas. 

Somente um avião de proporções gigantescas poderia fazer tal transporte. Atualmente, o AN-225 pode carregar até 250 toneladas de carga. 

Como comparação, um Boeing 747-8 vazio pesa 220 toneladas. 

Assim como todos os aviões soviéticos, o AN-225 conta com soluções únicas. 

Embora poucos saibam, o avião possui dois decks, como o A380. 

A seção dianteira do deck superior inclui o cockpit, para nada menos que seis tripulantes técnicos (um comandante, um copiloto, dois engenheiros de voo, um navegador e um operador de rádio), seguido de uma área de descanso da tripulação com catorze lugares, além de forno micro-ondas, frigobar, armários, entre outros. 

A seção traseira do deck superior inclui uma completa oficina e espaço de descanso e trabalho dos demais membros da tripulação envolvidos com a operação em solo da aeronave.

O trem de pouso principal possui 32 pneus. 

Outro destaque, os pneus são os maiores já instalados em um avião de transporte, com 1270 x 510 mm de dimensão. 

Os tanques de combustível, treze no total, possuem capacidade para até 365 toneladas de querosene.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...