Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, novembro 23, 2016

Crime no clã Sarney

Poder, tradição, riqueza… quem são e o que fazem os personagens que conviviam intimamente com a sobrinha-neta do ex-presidente, assassinada pelo cunhado


O nome da rua é nobre demais para um evento tão baixo… mas deixemos, por enquanto, um pouco para a frente o tal nome, logo chegaremos à essa rua da bela São Luís do Maranhão…

Mais do que desabou – o império ruiu. Tudo que o clã Sarney não precisava nesse difícil momento de seu declínio social e político era de um crime passional na família. Foi o que aconteceu na semana passada em um trágico e louco enredo que lembra os periódicos folhetins de séculos atrás. 

Mas fosse tudo história criada e inventada para entreter e desentediar os leitores, não estivesse a morta de fato morta, violentada em sua própria cama e asfixiada com um travesseiro aos 33 anos de idade, fosse tudo novela, que alívio para os Sarney! 

A realidade, no entanto, se impõe: houve o crime sim, na escaldante tarde do domingo 13, e aqui chega-se ao apartamento da vítima, nono andar, onde ela morreu. 

E chega-se à rua de nome tão nobre para um assassinato tão bárbaro: avenida São Luís Rei de França, localizada no  bairro chamado Turu. 

A contrastar ainda mais com a nobreza, tem-se que a pobre coitada morreu nas mãos daquele que era seu cunhado.

familia_sarney_02

Respeito de aia, rigidez de devoto

O ex-presidente, ex-senador e imortal da Academia Brasileia de Letras José Sarney já amarga aos 86 anos o ostracismo no noticiário político da mídia, quebrado, vez ou outra, por alguma delação premiada na Lava jato que envolve o seu nome. 

A sua filha e ex-governadora Roseana também ressurgiu recentemente, em manchetes pouco edificantes, como ré acusada de fraudar o erário em cerca de R$ 500 milhões. 

E Sarney Neto, também ele já carrega o prefixo ex, é ex-deputado estadual. Mas não se enganem: o sobrenome que um dia mandou e desmandou no Maranhão e nesse Brasil verga mas não quebra diante do anonimato, nem da perda de poder, porque há no Brasil o poder da tradição (sim, sim, e da fortuna e de terras também), ainda que se esvaia o poder político. 

Falou-se no sisudo Sarney Neto. Pois bem, a publicitária Mariana Menezes de Araújo Costa Pinto, que foi assassinada, era filha desse Sarney e sobrinha-neta do Sarney patriarca. 

Pode-se argumentar de que se trata de uma geração longínqua. Bobagem, patriarcado é patriarcado, todas as gerações dos Sarney se tratam, parafraseando Eça de Queiroz em “A tragédia da Rua das Flores”, “com respeito de aia e rigidez de devoto”. 

Sangue é sangue, ancestrais e descendentes, todos são um só DNA. A dor de toda família Sarney está grande, o crime da avenida São Luís Rei de França é o que eles não mereciam à essa altura da vida.

A devoção de Mariana, agora não a devoção familiar como na obra de Eça, mas sim a religiosa, se dava no Templo Evangélico Batista Olho d’Água, também frequentado por seus parentes próximos – inclusive pelo cunhado assassino, embora os pastores digam que ele não integrava o seleto grupo de louvor a Jesus. 

Isso, no entanto, é fala de hoje, de agora que ele está no inferno do presídio de Pedrinhas, lotado com três mil presidiários comandados por três facções criminosas – a mais boazinha decapita o desafeto e faz de sua cabeça bola de futebol como se viu numa rebelião no ano passado. 

Há foto, sim, mostrando o cunhado no grupo de louvor, e isso não denigre em nada a imagem no templo. 

E quem é ele? 

Já é tempo de dar-lhe nome e perfil: Lucas Leite Ribeiro Porto, 37 anos, empresário muito bem-sucedido e herdeiro do grupo Planta Engenharia, uma das construtoras mais atuantes no Maranhão. 

Lucas acabara de realizar um de seus sonhos grandiosos com o lançamento do empreendimento Planta Tower, ele como gestor, e esse era o seu desejo saudável, o de crescer financeiramente enquanto empreendedor. Fosse o destino padrinho de dar-lhe somente um desejo…! 

Mas não, deu-lhe outro, e esse outro era doentio, sombrio, obnubilado, imoral e antiético: como ele disse à polícia, “o desejo incontido de possuir sexualmente Mariana”. É de nausear.

familia_sarney_04 

Tudo que o clã Sarney não precisava nesse difícil momento de seu declínio social e político era de um crime passional na família. Foi o que aconteceu

Encerrada a festa de aniversário do templo, Lucas levou em seu carro Mariana e as duas filhas dela (onze e nove anos) ao prédio da rua de nome nobre, onde ela morava. 

Chegaram às 14h36m, cerca de três minutos depois o empresário partiu. Partiu mas retornou, às 15h11m, subiu pelo elevador ao apartamento da cunhada e lá permaneceu 40 minutos. 

Eis que ele reaparece diante das câmeras distribuídas no interior do edifico, agitado demais, transtornado demais, braços e rosto com arranhões – sim, a vítima Mariana lutou com Lucas, repeliu-o em seu assédio. Repelido, veio a raiva que é misto de desejo e ódio, e aos loucos excita ainda mais. 

Com a raiva veio o estupro; do estupro à asfixia é caminho curto nos movimentos robotizados da psicopatia. 

Facilmente preso porque as câmeras mostram que foi o único a entrar no apartamento, Lucas contou que, ao retornar, encontrou a cunhada nua na cama e “não resisti à vontade”. 

Faz-se aqui as seguintes indagações, desculpem se óbvias, mas convém registrá-las porque a polícia não as fez: senhor Lucas, a porta do apartamento estava aberta quando o senhor voltou? 

Se não estava, o senhor tinha a chave do apartamento?

De rotina de casa e de oração fazia-se o dia-a-dia de Carolina Costa, esposa de Lucas e, portanto, irmã da vítima Mariana. 

Fazia-se e faz-se, só que agora acrescido da dor da perda, dor que o tempo concilia também com a rotina diária para que sobrevivamos emocionalmente. 

A publicitária Mariana, da mesma forma, quando não estava lecionando na Universidade Ceuma nem orando na Igreja Batista Olho d’Água, permanecia em casa. 

Em seu sepultamento, ouviu-se pela voz chorosa de Carolina o hino de louvor que a irmã vivia a cantar: “Por toda minha vida, Senhor te louvarei, pois meu fôlego é tua vida e nunca me cansarei”. 

Se é a vida e o mundo uma mesa de bilhar, como definiu ironicamente Machado de Assis, na qual uma bola bate em outra bola, que, por sua vez, movimentará uma terceira boa, e assim sucessivamente, é inevitável que também a vida de Carolina já  seja diversa da vida antiga, seu presente foi rasgado nos 40 minutos que seu marido esteve no apartamento de Mariana. Como é ser, então, mulher de preso de Pedrinhas? 

Ah, as perguntas que nos passam pela cabeça, mais uma vez o leitor que desculpe, mas como não indagar? 

Senhora Carolina, antes do crime, como era ser esposa de Lucas, sempre tão enrolado com a polícia? 

E em coisa pesada: estelionato, porte ilegal de arma, falsa comunicação de crime ao forjar roubo de veículo para tentar ressarcimento de seguradora. 

Deu no que deu, é o bater sem fim das bolas de bilhar.
familia_sarney_03Riqueza, poder, sobrenomes longos e tradicionais. Falta um importante personagem nessa crônica familiar, deixado para o fim não por esquecimento nem desprezo, mas intencionalmente: o marido da vítima Mariana, o agropecuarista Marcos Renato, herdeiro da indústria de laticínios São José, na zona rural maranhense de Itapecuru-Mirim. 

Ao contrário dos negócios do algoz de sua mulher, a atividade empresarial de Marcos Renato e seu pai, José Renato, não seguiam de vento em popa havia dois anos, desde que autoridades sanitárias interditaram a empresa pela falta de atestados de saúde para seu funcionamento e devido à ausência de exames microbiológicas dos produtos – e dos supermercados foram retirados das prateleiras tudo o que a São José produzia. 

Fazendo-se a transposição do mundo profissional para o universo caseiro, ali na São Luís Rei de França, clareará o motivo pelo qual Marcos Renato foi deixado de propósito para o final dessa história. 

Há muita maledicência, muito falatório, boataria que desce e sobe a rua, mas as duas últimas perguntas fundamentais e conclusivas têm de ser feitas para ele, precisam saltar da garganta para esse texto. 

Marcos Renato pode ser a chave dessa história, por isso reservamos-lhe o fim: por que dizem com tanta convicção que o senhor era menos presente na vida de sua esposa do que o cunhado que a matou? 

Por que o senhor não foi à festa do templo no domingo? Por que… deixa para lá, esquece, agora está todo mundo excessivamente dolorido. 

E a ferida será ainda mais sangrada pelo dever de ofício da polícia que seguirá duas hipóteses. 

A primeira: Lucas teria relações homossexuais, Mariana descobrira o segredo e ameaçava revelá-lo à irmã. Por isso morreu. 

Ela própria, Mariana, ficara indignada porque nutria, digamos, certa admiração por Lucas, e ia espalhar a história do homossexualismo para todo o mundo. 

Também por isso morreu. 

Mas deixemos as suposições ao encargo da  polícia, que ganha para isso, e assim afasto de mim e do leitor o cálice dos devaneios que levam a falsas conclusões. 

O que é impossível afastar da memória coletiva, porque todos esses personagens são famosos e poderosos, é que aconteceu um crime no clã Sarney. 

E os já baqueados Sarney não esquecerão jamais de uma rua de rei na ensolarada São Luis do Maranhão. 


Fonte: 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...